dúvida com Edificío "Especial"

Responder
Ferreira Cruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 abr 2009, 18:38

dúvida com Edificío "Especial"

Mensagem por Ferreira Cruz »

Boas;
Não sei se já foi discutido qq coisa parecida no forum, mas tenho uma dúvida:
Tenho um ITED de um edificio para fazer que é contituido por:
-r/c - para "pequena" industria, arrumos e escritório (tudo relacionado com a industria)
- andar para 1 habitação;
Esquesito não é? :)

Bom, não tendo o edificio zonas comuns, a meu ver insere-se na categoria - Edificios Mistos, visto ser contituido por 1 fogo residencial e outro nao residencial.
Como nao tem zonas comuns, vou considerar um ATE exterior, não alimentado, de onde saêm as ligações para o ATI da habitação no andar e o ATI/bastidor da industria no r/c. A PAT sai directamente do ATE.
Gostava de saber a vossa opinião!
Abraço!
Ferreira Cruz
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Been thanked: 1 time

Re: dúvida com Edificío "Especial"

Mensagem por carlos_cfr7 »

concordo. é a soluçao correcta.
Eng. de electrónica e telecomunicações
Ferreira Cruz
Velha Guarda
Velha Guarda

Boas;
Mais umas dúvidas :)
Como este edificio tem 2 fracções, é obrigatório o projecto de MATV correcto?
A CVM para este edificio (2 fracções) estava a pensar na CVR2. Que acham?

Abraço
Ferreira Cruz
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, uma CVR1 chega e sobra!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

Nestes casos, quem define que são 2 fracções?

é o requerente quem informa o projectista? e se o processo na câmara não define o prédio como sendo 2 fracções independentes? como se faz?

Pergunto isto porque já uma vez tive um caso semelhante, o cliente ia fazer uma moradia que tinha o minimercado por baixo (RC) e habitação no 1º andar.

Contudo, era só uma fracção! Logo, só 1 projecto, só 1 ATI.

Pelo menos, é a minha maneira de ver! Ninguém me disse se eram 2 fracções ou não, pois aquilo era só 1 artigo/1 prédio, do mesmo dono.

Depois o instalador, quando chamou uma empresa para fazer os ensaios, lá o certificador liga-me meio irritado a dizer que estava tudo mal e tal, que devia ter colocado 2 ATI porque eram 2 fracções independentes.... e tive de lhe perguntar: "Quem lhe disse que eram 2 fracções independentes? Sabe se a camara autoriza 2 fracções? O requerente não é o mesmo?"
Eu quando fiz o projecto perguntei isso ao cliente, se eram 2 fracções ou apenas 1, e a resposta é que era apenas 1 fracção, pelo que assim só levou 1 ATI.

Estou certo ou errado?
Learning is the goal!!
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, no projecto da câmara tem de dizer quantos fogos e se são fracções autonomas ou não, porque depois de pronto tem de se fazer a propriedade horizontal no cartório e para isso o notário tem de ver quais e quantas fracções são para se fazerem permilagens, inscrever o prédio nas finanças e conservatória do registo predial, por isso no processo camarário as fracções já teem de vir definidas!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Ferreira Cruz
Velha Guarda
Velha Guarda

Boas;

Neste caso, com quem falei foi com o Eng.º Civil da obra. Disse-me para "separar" as instalações - 2 contadores para a EDP e 2 instalações ITED separadas.
Já é o 2º caso mais ou menos idêntico que apanho; Um café/restaurante, com o habitação por cima, á uns 3/4 anos levou o mesmo "tratamento". ATI´s separados, ou seja, instalações distintas. Penso que a ideia será um dia, haver uma possivel venda/aluguer de espaços. No entanto, pelo menos para já, penso que será uma fracção apenas, mas disso não tenho a certeza.

Abraço!
Ferreira Cruz
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Been thanked: 1 time

Mensagem por carlos_cfr7 »

sao 2 fracçoes separas, nao podes ter uma fracçao que seja de habitaçao e ao mesmo tempo comercio..
Eng. de electrónica e telecomunicações
Ferreira Cruz
Velha Guarda
Velha Guarda

Boas!
Mais umas dúvidas para este edificio:
-Como são 2 fracções, agora pelo ITED 2ª edição, é obrigatório o projecto de MATV e sua instalação obrigatória correcto? de CATV só projecto?
-O ATE, sendo exterior, tem que ser obrigatoriamente caixa C5? 2 fracções, para uma C5..:)
Obrigado
Ferreira Cruz
gandara
Curioso
Curioso
Registado: 18 nov 2008, 21:55

Mensagem por gandara »

Ferreira Cruz Escreveu:Boas!
Mais umas dúvidas para este edificio:
-Como são 2 fracções, agora pelo ITED 2ª edição, é obrigatório o projecto de MATV e sua instalação obrigatória correcto? de CATV só projecto?
-O ATE, sendo exterior, tem que ser obrigatoriamente caixa C5? 2 fracções, para uma C5..:)
Obrigado

Sim MATV é obrigatório nesse caso.Quanto à instalação como o manual indica cabe ao projectista analisar qual a melhor a solução conforme a zona onde o edifício está.

O ATE tem que cumprir as dimensões mínimas do manual...800x900x200mm.

Os experientes na área que me corrijam :P
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

Pegando neste assunto, estou com uma dúvida.

Pediram-me para realizar o projecto ITED de 2 moradias com 4 fracções autónomas, mas inseridas num único lote!
Ou seja, num único lote de terreno, existe um prédio em que basicamente são 2 moradias R/C+1º andar, onde todas as habitações são fracções independentes.

Isto pode ser visto como se se tratasse de um prédio com 4 apartamentos, ou estou errado?

Pelo que li neste tópico, o que tenho de fazer é considerar um ATE exterior com derivação para 4 ATI.

É essa a maneira correcta?
Learning is the goal!!
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”