Quadros electricos classe II de isolamento
Quadros electricos classe II de isolamento
Bom dia
Alguém me pode ajudar o que é necessário ter em conta de forma a garantir num quadro eléctrico classe II de isolamento? O quadro necessita ter classe II de isolamento porque vai estar fora de uma zona classificada (Atex) mas vai alimentar motores, quadros eléctricos parciais e diapositivos de comando em zonas classificadas. Pois pedi ajuda a Siemens para dimensionar um Corte geral com Disjuntor e diferencial na entrada de energia mas não sei que critérios se basearam. Se alguém me pudesse dar uma ajudinha em termos de documentação ou conselhos.
Cumprimentar
Carlos Pinho
Alguém me pode ajudar o que é necessário ter em conta de forma a garantir num quadro eléctrico classe II de isolamento? O quadro necessita ter classe II de isolamento porque vai estar fora de uma zona classificada (Atex) mas vai alimentar motores, quadros eléctricos parciais e diapositivos de comando em zonas classificadas. Pois pedi ajuda a Siemens para dimensionar um Corte geral com Disjuntor e diferencial na entrada de energia mas não sei que critérios se basearam. Se alguém me pudesse dar uma ajudinha em termos de documentação ou conselhos.
Cumprimentar
Carlos Pinho
-
- Velha Guarda
- Registado: 12 jan 2011, 14:37
- Been thanked: 14 times
Re: Quadros electricos classe II de isolamento
Boas,
Para garantir um quadro de classe II de isolamento basta na altura de execução do mesmo adquirir uma caixa de classe II, ou como corte geral escolher um Interruptor diferencial e não Disjuntor diferencial, que é bastante mais caro. Para elevadas potencias, na ordem dos 400 A pode obstar por um relé diferencial a comandar i Interruptor através de uma bobine MX que é a solução mais económica (MENOS € MELHOR)
Cumprimentos
Mário Lopes
Para garantir um quadro de classe II de isolamento basta na altura de execução do mesmo adquirir uma caixa de classe II, ou como corte geral escolher um Interruptor diferencial e não Disjuntor diferencial, que é bastante mais caro. Para elevadas potencias, na ordem dos 400 A pode obstar por um relé diferencial a comandar i Interruptor através de uma bobine MX que é a solução mais económica (MENOS € MELHOR)
Cumprimentos
Mário Lopes
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
De acordo com o colega "Mario Lopes" mas não esquecer que no caso de instalação de dispositivo diferencial associado ao corte geral o compartimento do corte geral deve ser da classe II de isolamento (colocação de barreiras).
-
- Curioso
- Registado: 23 out 2010, 18:28
- Contacto:
Boa noite, por falar em quadros electricos, alguem me pode dizer a diferença entre um quadro de duplo isolamento e um de classe II.
Obrigado.

- joaoosvaldo
- Team Apoio
É a mesma coisa.fernandescarlos Escreveu:Boa noite, por falar em quadros electricos, alguem me pode dizer a diferença entre um quadro de duplo isolamento e um de classe II.Obrigado.
-
- Curioso
- Contacto:
Então são quadros adquados também para intemperies??? 

- joaoosvaldo
- Team Apoio
A classe de isolamento nada tem a ver com as intempéries!fernandescarlos Escreveu:Então são quadros adquados também para intemperies???

Deve-se estar a referir aos códigos de protecção IP e IK

-
- Curioso
- Contacto:
Muito obrigado pelas respostas, talvez eu esteja errado, tenho que rever esta matéria, porque o que eu li, estava ligado o isolamento do quadro com instalações para exteriores.joaoosvaldo Escreveu:A classe de isolamento nada tem a ver com as intempéries!fernandescarlos Escreveu:Então são quadros adquados também para intemperies???![]()
Deve-se estar a referir aos códigos de protecção IP e IK
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Os quadros devem ser da classe II de isolamento mas esta não é uma condição que só por si permita instalar esses mesmos quadros no exterior devem ter códigos IP e IK adequados ao local de instalação.
Não sei se se está a referir a armário de distribuição (exterior) estes devem ser da classe II mas têm IP e IK adequados à instalação no exterior.
Não sei se se está a referir a armário de distribuição (exterior) estes devem ser da classe II mas têm IP e IK adequados à instalação no exterior.
-
- Curioso
- Contacto:
Obrigado pelo exclarecimento, eu estava a confundir com quadros de material isolante, pois estes apresentam uma grande resistencia à corrosão, e são especialmente indicados para intalações à intempérie.joaoosvaldo Escreveu:Os quadros devem ser da classe II de isolamento mas esta não é uma condição que só por si permita instalar esses mesmos quadros no exterior devem ter códigos IP e IK adequados ao local de instalação.
- SlayerPT
- Faça a sua apresentação
- Registado: 29 dez 2007, 23:48
- Contacto:
Bom dia,
Não havendo a hipótese de uma estrutura ser colocada num invólucro classe 2, e esta situação ser exigida pelo projecto, é possível "criar" um sistema equivalente, denominado equivalente classe 2, ou classe 1B, num invólucro classe 1.
Para garantir este sistema temos que:
a) Isolar o aparelho de entrada (disjuntor, interruptor) do resto do invólucro, mediante suporte plástico, acrílico, poli carbonato, etc;
b) Instalar um rele diferencial + toro, que em conjunto com um bobina de emissão de corrente (vulgo MX ou EC), farão a abertura do circuito, aquando da verificação de correntes de fuga;
c) Colocar o barramento de terra isolado da estrutura do invólucro, mediante isoladores de resina epoxy ou semelhante, e as portas não podem ser ligadas à terra; (eu não concordo com esta ultima condição, mas já tive alguns problemas devido a esta situação, e também pequenos confrontos com a certiel, as vezes mais intransigentes, outras não);
Esta solução é considerada para aparelho de calibres elevado, normalmente acima dos 250/400 A quando se torna economicamente inviável, a inserção de um disparador diferencial, no aparelho de entrada. No caso de baixas correntes, estas condições mantém-se, nas no item a) basta substituir o aparelho de entrada, no caso de um interruptor por um interruptor diferencial, no caso de um disjuntor, por um disjuntor diferencial ou disjuntor + bloco diferencial.
A nova norma 61439 já prevê todas estas situações.
Não havendo a hipótese de uma estrutura ser colocada num invólucro classe 2, e esta situação ser exigida pelo projecto, é possível "criar" um sistema equivalente, denominado equivalente classe 2, ou classe 1B, num invólucro classe 1.
a) Isolar o aparelho de entrada (disjuntor, interruptor) do resto do invólucro, mediante suporte plástico, acrílico, poli carbonato, etc;
b) Instalar um rele diferencial + toro, que em conjunto com um bobina de emissão de corrente (vulgo MX ou EC), farão a abertura do circuito, aquando da verificação de correntes de fuga;
c) Colocar o barramento de terra isolado da estrutura do invólucro, mediante isoladores de resina epoxy ou semelhante, e as portas não podem ser ligadas à terra; (eu não concordo com esta ultima condição, mas já tive alguns problemas devido a esta situação, e também pequenos confrontos com a certiel, as vezes mais intransigentes, outras não);
Esta solução é considerada para aparelho de calibres elevado, normalmente acima dos 250/400 A quando se torna economicamente inviável, a inserção de um disparador diferencial, no aparelho de entrada. No caso de baixas correntes, estas condições mantém-se, nas no item a) basta substituir o aparelho de entrada, no caso de um interruptor por um interruptor diferencial, no caso de um disjuntor, por um disjuntor diferencial ou disjuntor + bloco diferencial.
...porque todas as grandes viagens começam sempre com um pequeno passo...
- joaoosvaldo
- Team Apoio
*a azul.SlayerPT Escreveu:Bom dia,
Não percebi este ponto! Desde que ao aparelho de corte de entrada seja associado um dispositivo diferencial o quadro da classe I deve ser ligado à terra incluindo a porta se metálica!!! A CERTIEL não quer que nestas condições a porta seja ligada à terra?
qual a espessora indicada do 2,5 ou 4 para ligar um quadro auxiliar ao principal
Boa Noite
Para passar este quadro ao equivalente de classe II basta substituir o interruptor geral por um Interruptor diferencial. Será necessario isolar o barramento de terra da estrutura do quadro?
Para passar este quadro ao equivalente de classe II basta substituir o interruptor geral por um Interruptor diferencial. Será necessario isolar o barramento de terra da estrutura do quadro?