Folha de Cálculo para CATV de uma moradia

Responder
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 08 out 2007, 19:16
Been thanked: 1 time
Contacto:

Re: Folha de Cálculo para CATV de uma moradia

Mensagem por Cipriano »

Varejo Escreveu:Boas, isto já está a ficar confuso, vamos lá por ordem nisto.
1º o manual ITED suportado pelo dec. lei 59/2000, manda que todas as instalações sejam elas moradias ou edifícios tem de ter MATV e CATV, portanto com a antenas no telhado e a funcionar.
2º a partir de 4 fracções ja tem de ter SMATV ou seja MATV + CATV + Satelite (SMATV) e tem de meter as parabólicas no telhado a funcionar, portanto isso tem de estar no projecto para o instalador poder efectuar a instalação e .....
Vai ao manual e lê na página 35 o ponto 4.3.3

"Nos edifícios com 3 ou menos fracções autónomas: constituída, no mínimo, por 1 sistema de cabo
coaxial, adaptado ao NQ2a;" Logo CATV
"Nos edifícios com 4 ou mais fracções autónomas: constituída, no mínimo, por 2 sistemas de cabo
coaxial, adaptados ao NQ2a, sendo um deles adequado à recepção e distribuição de sinais de
CATV e o outro aos sinais de MATV (sistemas de recepção e distribuição do tipo A)." Logo MATV+CATV

Como disse anteriormente lê o manual, nos edificios o MATV é obrigatório a partir de 4 fracções mas numa moradia-unifamiliar não é obrigatório teres os cálculos para o MATV no projecto.
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém

Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Cipriano Escreveu:
Varejo Escreveu:Boas, isto já está a ficar confuso, vamos lá por ordem nisto.
1º o manual ITED suportado pelo dec. lei 59/2000, manda que todas as instalações sejam elas moradias ou edifícios tem de ter MATV e CATV, portanto com a antenas no telhado e a funcionar.
2º a partir de 4 fracções ja tem de ter SMATV ou seja MATV + CATV + Satelite (SMATV) e tem de meter as parabólicas no telhado a funcionar, portanto isso tem de estar no projecto para o instalador poder efectuar a instalação e .....
Vai ao manual e lê na página 35 o ponto 4.3.3

"Nos edifícios com 3 ou menos fracções autónomas: constituída, no mínimo, por 1 sistema de cabo
coaxial, adaptado ao NQ2a;" Logo CATV
"Nos edifícios com 4 ou mais fracções autónomas: constituída, no mínimo, por 2 sistemas de cabo
coaxial, adaptados ao NQ2a, sendo um deles adequado à recepção e distribuição de sinais de
CATV e o outro aos sinais de MATV (sistemas de recepção e distribuição do tipo A)." Logo MATV+CATV

Como disse anteriormente lê o manual, nos edificios o MATV é obrigatório a partir de 4 fracções mas numa moradia-unifamiliar não é obrigatório teres os cálculos para o MATV no projecto.
Boas, já respondi a essa questão varias vezes e com a resposta da ANACOM, quando apanharem alguem que faça queixa á ANACOM depois conversamos, havia de ser lindo eu comprar 1 moradia certificada com ITED e não entendia pagar mesalidade á tv cabo, fosse ver que não tinha MATV no minimo, alguem ia pagar pela factura para colocar tudo perante as regras tecnicas!!!

e como já tou farto desta discussão sem fundamento e obvia, envio novamente o esclarecimento da ANACOM, para os teimosos:

http://www.anacom.pt/template34.jsp?cat ... tId=484123

p.s estas FAQ servem para esclarecer as duvidas de interpretação do manual ITED, portanto isto é que vale e não a maneira como uns entendem á maneira deles!!!
posto isto ainda não consegui perceber a vossa teimosia, por não reconhecerem que estão errados, eu quando vejo que estou a fazer algo errado, e me provam isso, corrijo logo a situação pq todos aprendemos com os erros!!!
se não acreditam no site da ANACOM telefonam para lá ou fazem uma exposição por escrito que eles respondem, e tiram as teimas de vez!!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
luisinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 jan 2008, 18:46

Mensagem por luisinho »

caro amigo vcarejo, estamos todos aqui para ajudar, e par aprender.

compreendi a sua forma de ver, mas tenho a minha opinião.

No sei caso quero dizer que apesar de ter razão, as FAQ's que saiem na pagina da anacom, ou na pagina da Acist, ou seja onde for, nao servem como prova em tribunal..

Portanto, caso aconteça algum caso em que se verifique a não isntalação, e em tribunal como justificação seja apresentado alguma faq, não serve como prova.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

luisinho Escreveu:caro amigo vcarejo, estamos todos aqui para ajudar, e par aprender.

compreendi a sua forma de ver, mas tenho a minha opinião.

No sei caso quero dizer que apesar de ter razão, as FAQ's que saiem na pagina da anacom, ou na pagina da Acist, ou seja onde for, nao servem como prova em tribunal..

Portanto, caso aconteça algum caso em que se verifique a não isntalação, e em tribunal como justificação seja apresentado alguma faq, não serve como prova.
Boas, aqui está a prova para tribunal:
"tendo em conta os requisitos constantes no DL 59/2000, nomeadamente o artigo 4º" e esse artigo refere a obrigatoriedade de colocação de sistema do tipo A por via herteziana terrestre" = MATV no artigo 2º, portanto tens sempre de colocar as antenas.

portanto basta leres o decreto lei 59/2000 nesses artigos para teres a tal prova para tribunal!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
luisinho
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por luisinho »

amigo varejo, vamos lá ver uma coisa com calma. nos estamos a ter uma saudavel discussão, parece-me no entanto que esta zangado, calma amigo eu estou aqui tb para aprender.

calma ok?

seguinte.

eu entendo o seu ponto de vista, e penso que tem razão, mas para me defender a 100% da minha teoria terei de ir fazer um pdf do que digo e nao tenho mt tempo...mas mal possa coloco aqui
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Contacto:

Mensagem por Cipriano »

Resumindo tudo, isto tudo começou com os cálculos e depois passou para as instalações não sei porquê. Na instalação é obrigado a deixar a MATV preparada para o morador da moradia como o Varejo diz e eu tb concordo e tb sei ler. Mas o que eu sempre andei aqui a escrever é sobre os cálculos e não a instalação, a instalação não me interessa, apenas interessam ao instalador, eu apenas faço os projectos, e num projecto de uma moradia não sou obrigado a apresentar os cálculos MATV (mas eu sempre os coloquei, coloco sempre os cálculos da MATV, SATV, SMATV como já disse anteriormente e deixei uma folha de cálculo para todas essas eventualidades). A instalação é outra coisa que só o instalador é responsável e não o projectista.

Não se xateiem, este tópico foi apenas para ajudar nos cálculos para quem nunca os fez ou não sabe fazer ;)
Blog Pessoal

Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, se eu me zanga-se só com isto, não fazia mais nada na vida!!! sempre cool!! :wink:
Fernando
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 02 nov 2007, 03:33
Contacto:

Mensagem por Fernando »

Concordo a 100% com o Varejo, mas na verdade existe uma má interpretação e muita gente a trabalhar mal.

Nas ultimas 10 moradias que me entregarão, nenhuma previa no ITED a instalação de antenas terrestres.

Mais grave é quando em todas elas eu tenho previsto a entrada de sinais de cabo subterrâneos e a única forma de as alimentar é através de parabólica.

Já para não falar que o projecto é igual para todas, apenas alterando as disposições das tomadas nas salas, por outras palavras quase um copy-past do projecto exemplo da JSL.

Depois ainda tenho outras questões nesses projectos que as tornam mais caricatos, em nenhum deles é previsto uma caixa para colocação de equipamentos de amplificação, modelação ou roteamento.

E posso ainda dar um exemplo sobre estas, mandam-nos interligar o Vídeo-Porteiro á caixa ATI, mas como o sinal desde é em vídeo composto e os restantes serão em RF, como não fico com espaço para colocar modeladores de sinal, resta-me perguntar..

Para que servirá esse circuito ?

O mesmo se passa com os sinais da TV-Cabo por satélite, o desgraçado que compra uma moradia com 4 quartos terá de ter 4 Boxes e alugueres para ver a cabo em ambos os quartos, ou vamos numa instalação nova, fazer furos para fora das caixas e instalar equipamento nas paredes.

Isto são alguma quase "anormalidades" de projectos que são comuns a muitas instalações.

Parece-me que se está a desenhar projectos apenas a cumprir com as dimensões dos tubos e caixas e ninguém se importa com a funcionabilidade dos sistemas.

Abraços
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

Gostei desta ultima opinião :) já vou começar a realizar os projectos sobre este olhar, sem dúvida!! se bem que por certo irei ter dificuldades.... mas concordo que é o procedimento correcto.
Learning is the goal!!
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Fernando Escreveu:Concordo a 100% com o Varejo, mas na verdade existe uma má interpretação e muita gente a trabalhar mal.

Nas ultimas 10 moradias que me entregarão, nenhuma previa no ITED a instalação de antenas terrestres.

Mais grave é quando em todas elas eu tenho previsto a entrada de sinais de cabo subterrâneos e a única forma de as alimentar é através de parabólica.

Já para não falar que o projecto é igual para todas, apenas alterando as disposições das tomadas nas salas, por outras palavras quase um copy-past do projecto exemplo da JSL.

Depois ainda tenho outras questões nesses projectos que as tornam mais caricatos, em nenhum deles é previsto uma caixa para colocação de equipamentos de amplificação, modelação ou roteamento.

E posso ainda dar um exemplo sobre estas, mandam-nos interligar o Vídeo-Porteiro á caixa ATI, mas como o sinal desde é em vídeo composto e os restantes serão em RF, como não fico com espaço para colocar modeladores de sinal, resta-me perguntar..

Para que servirá esse circuito ?

O mesmo se passa com os sinais da TV-Cabo por satélite, o desgraçado que compra uma moradia com 4 quartos terá de ter 4 Boxes e alugueres para ver a cabo em ambos os quartos, ou vamos numa instalação nova, fazer furos para fora das caixas e instalar equipamento nas paredes.

Isto são alguma quase "anormalidades" de projectos que são comuns a muitas instalações.

Parece-me que se está a desenhar projectos apenas a cumprir com as dimensões dos tubos e caixas e ninguém se importa com a funcionabilidade dos sistemas.

Abraços
Boas, como a maior parte dos projectistas ITED nunca teve formação ITED, fazem copy paste de uns para os outros e siga, depois tambem como a maior parte dos instaladores julga que ITED é mudar as tomadas RITA para RJ45, porque tambem poucos fizeram formação, depois veem os certificadores que muitos tem formação, mas depois como conhecem os projectistas e instaladores fazem o favor de fechar os olhos e deixar passar, depois algum proprietário faz queixa á ANACOM, depois lá vem as revogações para os certificadores e penalizações para projectistas e instaladores, com respectivas indeminizações!!!

http://www.anacom.pt/template15.jsp?categoryId=232242

http://www.anacom.pt/template31.jsp?categoryId=253262

http://www.anacom.pt/template31.jsp?categoryId=247162

http://www.anacom.pt/template31.jsp?categoryId=200365 (até a PT comunicações)
luisinho
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por luisinho »

vamos la ve ruma coisa, concordo plenamento com tudo dito, mas há moradias e moradias. existem projectos e preojectos.

Quando fazes uma moradia para um cliente, este cliente vi ter reuniões contigo e vai-te dizer neste sitio prevejo te risto neste aquilo e naquele outra coisa.

quando o cliente é uma empresa que vai contruir 1000 casas, o objectivo do dono de obra, é reduzir custos, reduzir custos implica levar o ited ao minimo possivel.

muitos de voces falam com cursos ited mas esquecem-se do dia á dia.

o engenheiro projectista, não vende nem compra material, apenas faz o que o cliente pede. Por vezes tenta voar mais alto, e os preços fazem dexer logo as ideias.

mas concordo com tudo que foi dito.

mas a situação em cima de ah e tal um cliente tem 4 quartos, vai comprar 4 boxs?

meu amigo pela regra da tvcabo é isso que tens de fazer, podes de uma forma "ilegal" fazer de outra maneira, mas não cabe ao projectista projectar essa maneira.

não cabe ao projectista dizer ao cliente faça isto pois era assimq ue eu faria na minha casa, mas olhe custa isto.

o cliente normalmente é que sabe.
Miguel P.
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 13 jan 2008, 10:42

Mensagem por Miguel P. »

O projecto tem que seguir a legislação em vigor e respeitar as necessidades de engenharia. Por isso é que é importante ter a FORMAÇÃO adequada para não fazermos nem dizermos disparates!

Se algumas mentalidades não mudarem, o País nunca poderá avançar.
Eng.º Electrotécnico
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

luisinho Escreveu:vamos la ve ruma coisa, concordo plenamento com tudo dito, mas há moradias e moradias. existem projectos e preojectos.

Quando fazes uma moradia para um cliente, este cliente vi ter reuniões contigo e vai-te dizer neste sitio prevejo te risto neste aquilo e naquele outra coisa.

quando o cliente é uma empresa que vai contruir 1000 casas, o objectivo do dono de obra, é reduzir custos, reduzir custos implica levar o ited ao minimo possivel.

muitos de voces falam com cursos ited mas esquecem-se do dia á dia.

o engenheiro projectista, não vende nem compra material, apenas faz o que o cliente pede. Por vezes tenta voar mais alto, e os preços fazem dexer logo as ideias.

mas concordo com tudo que foi dito.

mas a situação em cima de ah e tal um cliente tem 4 quartos, vai comprar 4 boxs?

meu amigo pela regra da tvcabo é isso que tens de fazer, podes de uma forma "ilegal" fazer de outra maneira, mas não cabe ao projectista projectar essa maneira.

não cabe ao projectista dizer ao cliente faça isto pois era assimq ue eu faria na minha casa, mas olhe custa isto.

o cliente normalmente é que sabe.
Boas, eu quando falei foi no minimo que o manual ITED manda, porque se fosse como deveria ser seria um pouco mais caro, porque muitos projectos nem os minimos de ITED cumprem, e eu sei que os construtores pedem sempre o mais barato possivel, mas não podemos fugir ao minimo recomendado pelas regras, por isso a ANACOM quer alterar o manual e as inscrições dos tecnicos ITED sejam eles engenheiros ou não, porque existem por ai muitas barbaridades e o actual manual tambem tem de ser revisto!!!
a ideia da ANACOM é por todos os tecnicos inscritos (engenheiros incluidos) a fazerem novas formações, sob pena de virem a sua inscrição suspensa!! isto vai apertar!!
luisinho
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por luisinho »

eu acho bem que aperte.

por exemplo eu li em cima e percebi a explicação, mas continuo a nao eprceber

se o ited diz para residencia ou profissional com menos de 4 fraçoes so é obrigado a ter catv...

isto contradiz o outro ponto
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Contacto:

Mensagem por Cipriano »

luisinho Escreveu:eu acho bem que aperte.

por exemplo eu li em cima e percebi a explicação, mas continuo a nao eprceber

se o ited diz para residencia ou profissional com menos de 4 fraçoes so é obrigado a ter catv...

isto contradiz o outro ponto
O MATV tens sempre de ter, o que o manual diz é que não precisas de representar em projecto (desenhado) o esquema da MATV e sim apenas o da CATV. A partir de 4 fracções (inclusivé) tens de apresentar o MATV.
Blog Pessoal

Responder

Voltar para “ITED / ITUR”