ATI´S

calom
Curioso
Curioso
Registado: 07 jun 2010, 09:54

Re: ATI´S

Mensagem por calom »

Varejo Escreveu:Boas, a Teka 3play dá até 24 portas, Quitérios tem e JSL também!

Quitérios

JSL pág. 22 á 37
:)
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, mas julgo que o único que está dentro das medidas que pretendes é o Teka 3play, os outros já precisam mais espaço!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
MFGS
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 10 out 2010, 09:27

Mensagem por MFGS »

Bom dia.
Recentemente comprei uma casa que possui um ATI. Porém, não sei muito bem para que aquilo serve. O meu ATI é exatamente igual ao que está apresentado em http://www.exatronic.pt/site/pt/noticias13.html .
Tenho tomadas RJ45 em todas as divisões com cabos de rede que vão ter ao ATI. Já liguei o router à tomada RJ45 e liguei o computador à tomada do quarto, mas não funciounou. Podem-me explicar como funcionam os equipamentos do ATI?

Muito obrigado pela atenção e pela ajuda.

Cumprimentos,
Marco Silva
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 out 2009, 17:03
Has thanked: 1 time
Been thanked: 18 times

Mensagem por Narciso Ferreira »

Boas
Nesse tipo de ATI não é possivel fazer o que pertende, os conectores RJ45 que lá estão só têm o par (4-5)fio branco/azul e azul soldado na placa os outros 3 pares é só para fazer de conta.
Eu não consigo perceber como é que se consegue aprovar aparelhos destes para instalações RJ45 (4 pares) quando na verdade aquilo é menos que um sistema RITA. São muito bonitinhos e tal até dão para selecionar 4 linhas ou operadoras diferentes (mas só um par ) "valhanos DEUS" quantas vivendas ou apartamentos é que percisam de 4 linhas telefónicas quando a maioria das pessoas têm no minimo 1 telemóvel.
Em relação á parte dos coaxiais desde o inicio que estou de acordo mesmo antes de existirem os ATI eu já fazia a distribuição dos coaxiais em estrela mas a parte dos cabos de rede nos ATI nunca me convenceu e o melhor disso tudo é que o mecanismo ATI por muito pequeno que seja custa mais de 200 euros quando não existe "E POSSO APOSTAR" nem 75 euros já por alto de material num mecanismo completo.
É o monopólio dos grandes arranjam um poleirozinho na assembleia da republica aprovam umas leizitas e quando sairem ja estão a faturar duro (somos obrigados a comprar CARO uma coisa que na verdade nem têm utilidade) quando queremos pôr os computadores a trabalhar em rede o melhor é ficar só com o aro e a porta do ATI e podemos aproveitar um dos repartidores de TV que na maioria dos casos só faz falta um e assim arranjamos espaço dentro da caixa para colocar um router ou outro dispositivo qualquer.
Pois bem num caso destes um mecanismo que costou mais de 200 euros aproveitamos a porta e um repartidor, 30 euros será barato.
Eu sou português e digo isto com orgulho mas acho que até já estamos abituados a ser FOOOD""""""DOS pelos nossos governos.
Desculpem qualquer coisa isto foi mais um desabafo que deriva de algumas conversas que costumo ter com alguns colegas mas a LEI está ai é para se cumprir.

Cump.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

MFGS Escreveu:Bom dia.
Recentemente comprei uma casa que possui um ATI. Porém, não sei muito bem para que aquilo serve. O meu ATI é exatamente igual ao que está apresentado em http://www.exatronic.pt/site/pt/noticias13.html .
Tenho tomadas RJ45 em todas as divisões com cabos de rede que vão ter ao ATI. Já liguei o router à tomada RJ45 e liguei o computador à tomada do quarto, mas não funciounou. Podem-me explicar como funcionam os equipamentos do ATI?

Muito obrigado pela atenção e pela ajuda.

Cumprimentos,
Marco Silva

Boas, esse ATI da Quitérios os botões só servem para o telefone, para ethernet retiras as fichas RJ45 e vão ligar directamente ás portas de ethernet do router.
Para as que queres telefone mantens elas encaixadas no ATI e o botão na posição 1, se o teu ISP é por par de cobre, meo, clix, vodafone etc. o cabo com fichas RJ11 que vem com o modem/router ligas no ATI por exemplo onde retiras-te a RJ45 para ligar ás portas de ethernet do router!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
calom
Curioso
Curioso
Registado: 07 jun 2010, 09:54

Mensagem por calom »

Também pensei que as portas RJ45 de qualquer ATI servissem tanto para telefone como para informática!
Todos os ATI's têm este problema ou há alguns "melhores"?
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, anda por aqui muita confusão sobre os ATI.

Todos os troços entre o ATI e tomadas em ITED1 cat.5E, ITED2 cat.6, servem para telefone ou rede(informática), a unica diferença entre fabricantes é que alguns interligam o telefone através de chicotes, outros através de botões, por exemplo os das quitérios com botão os cabos RJ45 só ligam no ATI para obter telefone, se querem ethernet retiram a ficha RJ45 e ligam directamente ao router.

No Teka 3play de ITED2 cat.6 também tem o comutador de telefone, mas ai os cabos estão ligados por trás do ATI, e para ethernet tem de se colocar o "botão" na posição OFF e meter um chicote da RJ45 do ATI á porta de ethernet do router!
MFGS
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 10 out 2010, 09:27

Mensagem por MFGS »

Boa noite.
Muito obrigado pela ajuda.

Agora já percebi o material ("de porcaria") que tenho em casa.
Então vejamos. O meu ATI é muito pequeno, ou seja, tem muito pouco espaço para colocar qualquer aparelho activo. Um router nem pensar, só se tiver permanentemente no chão e a portinhola do ATI sempre aberta. O meu router está na sala. O meu telefone está ligado ao router. Como a sala apenas tem um cabo que liga ao ATI, não consigo ter um sinal de telefone e ethernet simultaneamente no ATI. O meu objectivo inicial (ter ligação à internet em toda a casa sem preocupações da qualidade de sinal de wireless) foi conseguido:
Coloquei um switch (de pequenissimas dimensões) dentro do ATI e liguei ao switch o cabo que vem do router na sala e quatro cabos de quatro divisões da casa. Tenho ainda duas divisões sem ligação à net. Podia nessas colocar um sinal de telefone. Mas como só tenho um cabo a ligar o ATI à sala, não me é possivel.

Muito obrigado por todos os esclarecimentos.

Cumprimentos
MFGS
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, é possível teres telefone e rede na mesma tomada tens é de comprar um duplicador!
ohmicomasque
Curioso
Curioso
Registado: 05 fev 2010, 16:41

Mensagem por ohmicomasque »

Qual a cota que deve estar posicionado o ATI, O ATE e as caixas de passagem em relação ao solo?
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, vem na bíblia!

"O ATI deve ser facilmente acessível, recomendando-se uma altura de colocação não inferior a 1,5m a contar da sua base em
relação ao pavimento."

"Todas as caixas da Rede Colectiva devem ser instaladas em zonas colectivas do edifício. Não devem, no entanto, ter
acesso directo, pelo que se recomenda que o seu topo esteja a 2,5m do nível do chão, para pés-direitos superiores a 3m,
e a 0,50m do tecto, para pés-direitos inferiores a 3m;"

"As caixas de aparelhagem devem ser instaladas a uma altura mínima de 30cm acima do pavimento, medida no centro; na
instalação em calhas, esta altura poderá não ser respeitada;"
ohmicomasque
Curioso
Curioso

Essa informação está toda no manual ITED2?

E as caixas I? As de passagem?

Obrigado
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, as I são de aparelhagem, as de passagem ficam ao mesmo nível, as medidas estão no manual!
ohmicomasque
Curioso
Curioso

Mas as caixas de passagem não costumam estar acima da porta e as de aparelhagem a uma cota de 0.5?

Já vi na Biblia a informação anterior :)

Já agora não me queres esclarecer a minha dúvida do tópico ZAP?

Obrigado.
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Been thanked: 1 time

Mensagem por carlos_cfr7 »

:? acima da porta costumam estas as caixas de derivaçao de iluminaçao..
0,5m - nao ha nenhuma referencia a caixas de passagem a essa altura..
Eng. de electrónica e telecomunicações
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”