ohmico Escreveu:Boas,
aqui temos outra "telenovela", não haverá por aí quem esteja disposto a dizer o que o ritracleo quer ouvir?
Ohmico
E se, houver acidente ou incidente, lá vão parar a tribunal, e verem a Dgge a efectuar a cessação do cartão do técnico.
Cump.
Mário
Boas,
o problema é que ele não vai desistir enquanto não lêr aquilo que lhe convém.
Ainda não percebeu que tem a liberdade de poder fazer o que lhe apetecer, mas necessita do assentimento de alguém do forum para ficar tranquilo, o azar é que não há por estes lados nenhum técnico que transija.
boa noite,como foi dito atrás a minha caravana sempre funcionou com o equipamento que tem, ponto,.
agora só porque eu retirei os fusíveis que estavam nas tomadas e coloquei todo os fios num sitio("quadro") e com um disjuntor,já vai haver acidentes/incidentes???
Não, de todo que não vai acontecer,senão vejam, a caravana é de 1974 ,portanto 41 anos e se esta na minha posse ,logo existe,e com todos aqueles equipamentos arcáicos.
Não se trata aqui de eu insistir para querer lêr o que me convêm,se fosse para isso nem perdia tempo aqui.(não desfazendo do forum,que é uma mais valia)
mas sim , dentro do que eu fiz saber se ,ao haver uma sobrecarga ,derivado a um fogão extra ou um járro elétrico,se o dito disjuntor de motor ,regulado para 5.8 ou 5.9 amps se ele desarma antes do disjuntor do parque. Quanto ao resto caros amigos posso garantir que nada foi deixado com pontas de fora ou mal isoladas ou mesmo trocadas,ou sujeitos a humidades etc.em suma tudo o que possa provocar choque elétricos.
gostava de mencionar que dispenso favores..,tambem não o faço..
mas sim a honestidade, quanto a um pedido de ajuda ou uma opinião
não posso deixar de comentar o facto de na ultima intrevenção do sr asalopes ter tido o cuidado de me exemplificar alguns equipamentos modernos para melhorar, agradeço com já o tinha feito, mas o que tenho apesar de ter aquele aspeto funciona bem.
agradeço a vossa colaboração
Na regulação a ter na caravana, à que se ter atenção à curva de disparo. (a que está a montante e a que está a ser instalada na caravana). Continuo a não ver diferencial.
O regulamento de "74", dizia que os proprietários eram obrigados a renovar 1/10 das instalações por ano, para que no espaço de 10 anos, todas estivessem de acordo com o regulamento.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
boa noite sr mário
ora ai está uma opinião construtiva e que já me leva a entender melhor
já percebi que preciso de um diferencial na minha caravana,
quanto a curva do disjuntor no pimenteiro não lhe consigo responder,mas deduzo que será curva c .
fica aqui a minha promessa de nos dias seguintes ao 10 de junho eu lhe dizer esse promenor,pois vou acampar.
voltando a caravana, o que tenho ja colocado não chega é isso?
veja estas fotos, é isto que me pede?
"
1) Estou a remodelar o sistema de eletrificação de uma caravana e queria colocar tudo separado.
2) quero fazer um quadro onde quero colocar vários disjuntores separados
3) tenho um transformador que converte a corrente de 220v para 12v que vai alimentar uma bomba de água, também quero colocar um disjuntor para proteção
4) pretendia separar todos os elementos para o caso de haver sobrecarga desliga só o disjuntor correspondente
5) Então isto será o meu quadro na caravana:
Projeto.png (16.07 KiB) Visto 920 vezes
Ignorando algumas sugestões que aqui veio pedir, chegou a este resultado final:
Para que perceba em definitivo, temos que, com uma disponibilidade de corrente a montante tão apertada, segundo diz 10A,
pode inventar o que quiser que não vai conseguir ter selectividade para que dispare o circuito em avaria sem disparar o disjuntor do parque.
Conforme já lhe foi dito, deverá instalar um interruptor diferencial como geral e pode depois instalar quantos disjuntores quiser, por hipótese um por cada receptor.
Uma vez que não vai haver selectividade só usufruirá da vantagem de poder excluir qualquer dos circuitos, em caso de avaria, e manter todos os outros em funcionamento, mas não deixará nunca de ter que ir rearmar o disjuntor a montante em caso de curto ou excesso de carga.
Espero que todas as dúvidas tenham agora ficado esclarecidas, repare que ninguém aqui no forum o aconselhou a instalar a "porcaria" do disjuntor regulável que insiste em fazer constar das fotos.
boa noite,antes de começar queria dizer, que acabei de chegar da minha caravana e por incrivel que pareça consegui
mesmo com a porcaria do disjuntor de motor.
Bem primeiramente tinha uma ideia,que foi por agua abaixo,devido a tantas opinioes divergentes aqui no forum,ou seja não cheguei a lado nenhum, primeiro porque o parque só fornece 6amps como frisei, logo apresenta uma tarefa dificil a minha ideia,depois colocar tudo separado,para quê? pois vou perder valores ,pois pelo que foi dito não consigo arranjar tal solução.(ou ninguem deu solução)
só dizer que já provoquei um curto circuito e disparou o disjuntor das tomadas no quadro da casa e não o diferencial,o que acontece nos parques(ninguem fica as escuras por minha causa) mas o que realmente eu pretendia porque felizmente o que acontece para ele desarmar é sobrecarga e nunca curto circuito, isso ainda não testei.
boa noite