Oscilações na iluminação de casa

fbrito
Curioso
Curioso
Registado: 02 jul 2008, 21:30

Re: Oscilações na iluminação de casa

Mensagem por fbrito »

Meu caro, o que te posso dizer é que estas lixado, se te quiseres assustar, quando verificares essas oscilações, liga todos os equipamento de grande consumo que tens em casa, ai vais verificar o problema que ai tens, a nossa querida EDP, nada vai fazer se lá fores reclamar, eu conheço um caso em que o ridiculo é que quando liga o ar condicionado de dentro de casa, a iluminação publica apaga, o valor minimo atingido foi 135V gravado em video, melhor disto tudo, a EDP é chamada lá todas as semanas e nada faz, é BOM VIVER EM PORTUGAL
Molotov
Curioso
Curioso
Registado: 01 nov 2010, 20:57
Has thanked: 4 times

Mensagem por Molotov »

Boa Noite,
Sabem como abrir um diferencial deste género para aceder a pontos em que possa medir a tensão que me entre em casa?

Imagem
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

Não percebo porque é que precisa de aceder ao diferencial do distribuidor para verificar a tensão que lhe chega ao quadro, porque pode controlar a tensão nas linhas que lhe chegam ao corte geral do quadro da instalação, no entanto para ter acesso ás ligações do diferencial este terá de ser desselado e só depois é que consegue retirar o parafuso da tampa de ligações.

Cpm.
migueljfa
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 18 jan 2010, 17:45

Mensagem por migueljfa »

Boas

Não deves mexer nesse cordão, isso é o selo da EDP. Se tiver danificado eles não vão assumir nada.

Penso que podes fazer a leitura à entrada do disjuntor diferencial que se encontra a seguir a esse disjuntor. Essa parte já pertence ao dono da instalação.

Consulta também os vizinhos para saber se tem os mesmos problemas.

Cumps

migueljfa
sergio.tavares
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 08 abr 2011, 19:16

Mensagem por sergio.tavares »

Boas

Parece-me que a sua residência está perto do final da linha em relação ao PT. Ou então existe um pico de consumo nas horas a que se verificam essas oscilações na iluminação.

Cumprimentos
Molotov
Curioso
Curioso

Mensagem por Molotov »

Olá pessoal,

Bem, obrigado pela vossa ajuda até ao momento. Depois de medir a tensão à entrada do diferencial, constatei que à semelhança das tomadas, por vezes nem aos 200Volts chegava. Após algumas semanas e mails a pressionar a EDP, lá me chegou uma carta dizendo que já estavam a procurar resolver a situação. Dizia também que o crescimento significativo da potencia solicitada levou-os a analisar os valores da tensão em diversos locais da rede que alimenta a minha instalação, tendo concluído que "pontualmente" :x alguns valores se encontravam próximos do limite mínimo regulamentar.
Ora enquanto eles não resolvem o problema, as minhas lâmpadas continuam no pisca pisca, e quase todos os meses tenho pelo menos 1 lâmpada queimada. Voltei a pressiona-los por email ao que me responderam:

"Gostaríamos de agradecer o seu contacto e de o informar que não podemos assumir a responsabilidade pelos danos que nos apresenta, relacionados com quedas de tensão.
As consequências deste tipo de situações nos equipamentos eléctricos reflectem-se sobretudo na qualidade do seu funcionamento – intensidade da iluminação, imagem da televisão, dificuldade de arranque de lâmpadas fluorescentes, etc. – não devendo provocar, contudo, a sua avaria."

Ora agora a minha questão é: Não é normal que após bastante tempo com esta medíocre qualidade de tensão, sempre a oscilar a intensidade das lâmpadas estas venham a queimar?

Cumprimentos e desde já obrigado pela vossa ajuda.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

é obvio que sim, e muitas vezes nem ligam(depende da marca)

outra coisa com valores inferiores a 200V, prepare-se para comprar um frigorifico ou uma arca nova

os ar-condicionados pode juntar á lista, acredite, eu trabalho na area e posso dizer-lhe que a vida deles é curta com essas tensões, se forem inverter aguentam mais a essas variações de tensão, mas tambem não lhes dá muita saude
Jaime Reis
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Molotov Escreveu:Olá pessoal,

Tenho reparado que há uns tempos para cá, por vezes, as lâmpadas de minha casa sofrem oscilações constantes e repetidas na sua luminosidade, ficando assim mais fracas intermitentemente. Isto deve-se a flutuações de tensão na rede de casa correcto? Sabem-me dizer qual a sua origem o que posso fazer para corrigir esta falha?

Desde já obrigado e cumprimentos
Cpts.
Energy
action
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 15 out 2009, 14:14

Mensagem por action »

tens que ter cuidado com os aparelhos mais sensiveis tenta utilizar um ups enquanto não te resolvem a situação. O que sendo a EDP pode demorar muito tempo...
Molotov
Curioso
Curioso

Mensagem por Molotov »

Estas tais oscilações e valores baixos de tensão podem ter sido a causa das várias lâmpadas terem fundido?
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

sim
Jaime Reis
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

É medir a frequência se calhar é de 1Hz
vav
Curioso
Curioso
Registado: 15 set 2009, 22:07

Mensagem por vav »

Patinho Feio comentou: Dificilmente se pode solucionar um problema, se não se consegue interpretar as informações fornecidas.
Ao autor do post, já verificou as tensões de rede? Valores habituais e mínimos?
Abraço
É importante a resposta do autor do post.
PL
vav
Curioso
Curioso
Registado: 15 set 2009, 22:07

Mensagem por vav »

peço desculpa pelo comentário anterior fora de tempo, não reparei no seguinte:
Página 1 de 3
[ 43 mensagens ]
PL
Molotov
Curioso
Curioso

Mensagem por Molotov »

Não tenho aparelho de medida de frequência :(
Mas que argumento tenho para os encostar a parede visto dizerem que este tipo de problema não é suposto causar danos aos equipamentos?
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”