Automação/Controlador

rui sa
Curioso
Curioso
Registado: 16 out 2010, 15:30

Re: Automação/Controlador

Mensagem por rui sa »

boas
tou a fazer algo do genero para mim
tou a usar um cpu 314
para cada estore uso 2 saidas e 2 entradas,posso controlar localmente ou atravez do automato,horario de abertura e fecho diariamente % abertura
tomadas de aquecimento uso só uma saida para cada radiador com controlo horario
pontos de luz tou a usar uma entrada e uma saida
para visualizar isto tou a pensar no wicc flexible(custa é muitos euros)

para te poder ajudar necessito de saber ao certo o que pretendes fazer
fabio2gaspar
Curioso
Curioso
Registado: 28 jun 2010, 11:01
Has thanked: 1 time
Been thanked: 1 time

Mensagem por fabio2gaspar »

Hugo RSF Escreveu:
nelmindo Escreveu:Se forem portadas, é possivel que só precises de uma saída. On portada queres aberta, Off portada fechada. Se forem estores, aí sim é obrigatório teres duas saídas, porque em qualquer momento podes colocar o estore à altura que quizeres. Nas portadas, o normal é estarem ou abertas ou fechadas. Um sinal digital ON/OFF serve bem para as utilizações.

Para as restantes utilizações só precisas de uma saída. Para uma tomada, uma saída. Para iluminação, uma saída. No screen a mesma coisa. Ou queres o screen aberto ou queres o screnn fechado, logo uma saída.
Reduzes logo para metade das saídas que pretendes.
ahhh boa!!!
Mas as portadas são mesmo de 2 fios porque podem estar abertas a 50% por exemplo. No screen, na iluminação e nas tomadas é que podem então ser só uma saída o que realmente diminui bastante as saídas! :D

E relativamente à iluminação, eu posso colocar numa única saída um circuito de iluminação, certo? Ou seja, mais que um ponto de luz, ou preciso de ter um ponto de luz para casa saída?

Atenção ás quantidades de lampadas que vais ligar na saida do automato. O Max. por saida é de 10Amp na maioria dos automatos. O que está a comandar essas saidas do automato são pequenos relés e normalmente associam-se essas saídas a contactores com o respectivo disjuntor para proteger o circuito, neste caso de iluminação (é preferível queimares um contactor do que o automato, para alem de que se nao fizeres desta forma nao ficas com o circuito de iluminação devidamente protegido. Vou fazer um pequeno desenho e já posto.
FGaspar
fabio2gaspar
Curioso
Curioso
Registado: 28 jun 2010, 11:01
Has thanked: 1 time
Been thanked: 1 time

Mensagem por fabio2gaspar »

boas... então ca vai um pequeno exemplo
Anexos
proteger_circ_ilum_saida_automato.pdf
(13.75 KiB) Transferido 97 vezes
FGaspar
paulo5
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 15 nov 2010, 22:23

Mensagem por paulo5 »

Hugo RSF Escreveu:Algum electricista aqui no forum que queira pegar neste projecto? :roll:
Se ainda não foi executado eu posso fazer a instalação do principio ao fim. Programação e instalação e execução de projectos de grafismo .
os direitos humanos são só para humanos direitos
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”