Fim da Certiel?
Re: Fim da Certiel?
A extinção de uns serve de referência a outros, por exemplo o Brasil (http://www.certiel.com.br), a Turquia e até os PALOP's.
Ver : http://www.certiel.com.br
Cumprimentos
Cumprimentos
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Para que a EDP lhe vá ligar a luz, necessita ter o certificado da CERTIEL, portanto, precisa de vistoria...sagan Escreveu:Aparentemente, precisa apenas de um termo de responsabilidade do instalador...jasilva Escreveu:Bom dia.
E situações que não tenham projecto eléctrico? Por exemplo, no meu caso, tenho a casa em construção, não tenho projecto eléctrico (apenas ficha electrotécnica)... legalmente necessito ou não de inspecção da Certiel?
Cumprimentos,
José Silva
Não precisa é de projeco, mas sim da ficha e termo de responsabilidade, como dito acima.
Learning is the goal!!
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
"gemini Escreveu:Para que a EDP lhe vá ligar a luz, necessita ter o certificado da CERTIEL, portanto, precisa de vistoria...sagan Escreveu:Aparentemente, precisa apenas de um termo de responsabilidade do instalador...jasilva Escreveu:Bom dia.
E situações que não tenham projecto eléctrico? Por exemplo, no meu caso, tenho a casa em construção, não tenho projecto eléctrico (apenas ficha electrotécnica)... legalmente necessito ou não de inspecção da Certiel?
Cumprimentos,
José Silva
Não precisa é de projeco, mas sim da ficha e termo de responsabilidade, como dito acima.
Entre várias alterações consta o desaparecimento da aprovação, certificação por entidades externas aos municípios dos projectos de engenharia para as redes eléctricas e de gás, bem como as inspecções feitas na conclusão do projecto. Estas, passam a ser substituídas por termos de responsabilidade subscritos pelo técnico autor do projecto legalmente habilitado."
agora falta saber se para as execuções que não têm projecto (parte electrica das moradias por exemplo), é necessario vistoria na mesma!! ou se basta o TR ou então se vai ser obrigatório Proj Electrico o que implicava a não certificação do projecto e a não existencia obrigatória de vistoria!!!
quanto a EDP ligar ou não a luz... se isto for para a frente o mais certo é ficar igual ao ITED( as operadoras só ligam havendo a existencia de TR pela execução).
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
Estamos a brincar de certeza absoluta, pois só assim se podem aceitar alguns comentários atrás escritos.
Este país de faz de conta em que cada vêz mais temos a terrível doença da necessidade desmedida de protagonismo, em que toda a gente
que possui um canudo acha que isso lhe dá o direito de não ter que prestar contas a ninguém e de establecer comparações demagógicas com outras
profissões, é o país onde se passa o que a seguir descrevo.
No exercício da colaboração com uma empresa de engenharia, na área do projecto e acompanhamento de obras, desloquei-me ao edifício acabado de
construir onde a mesma comprou uma loja no rés-do-chão de um prédio com três entradas independentes para habitação e várias lojas.
O objectivo era verificar as condições existentes e o modo de implementar a instalação entretanto projectada para as necessidades da empresa.
Nesta vistoria verificou-se que o cabo de terra existente destinado à instalação do estabelecimento era um cabo verde/amarelo 35mm2 que, por
desconfiança, obriguei que me fosse mostrado o sítio de onde vinha e após terem escavacado uma viga onde este penetrava, confirmou-se
que o mesmo estava ligado no ferro da armadura desta viga, um metro ao lado do local destinado ao QG.
Face ao espanto demonstrado, foi-me respondido de imediato pelo eléctricista do empreiteiro, que eram as indicações que tinha porque às vezes não se
conseguiam valores de terra aceitáveis e assim estava o assunto resolvido.
Está mesmo a ver-se que, qualquer inspecção à posteriori não consegue detectar uma aldrabice destas.
Moral da estória... o projecto estava aprovado... o projectista existia e era suposto ter acompanhado a obra...a Certiel por entreposto organismo se não
vistoriou devia...
Peço desculpa pela extensão do post, mas penso que poderá servir para reflexão e ajudar a moderar os ímpetos.
Cump
ohmico
Estamos a brincar de certeza absoluta, pois só assim se podem aceitar alguns comentários atrás escritos.
Este país de faz de conta em que cada vêz mais temos a terrível doença da necessidade desmedida de protagonismo, em que toda a gente
que possui um canudo acha que isso lhe dá o direito de não ter que prestar contas a ninguém e de establecer comparações demagógicas com outras
profissões, é o país onde se passa o que a seguir descrevo.
No exercício da colaboração com uma empresa de engenharia, na área do projecto e acompanhamento de obras, desloquei-me ao edifício acabado de
construir onde a mesma comprou uma loja no rés-do-chão de um prédio com três entradas independentes para habitação e várias lojas.
O objectivo era verificar as condições existentes e o modo de implementar a instalação entretanto projectada para as necessidades da empresa.
Nesta vistoria verificou-se que o cabo de terra existente destinado à instalação do estabelecimento era um cabo verde/amarelo 35mm2 que, por
desconfiança, obriguei que me fosse mostrado o sítio de onde vinha e após terem escavacado uma viga onde este penetrava, confirmou-se
que o mesmo estava ligado no ferro da armadura desta viga, um metro ao lado do local destinado ao QG.
Face ao espanto demonstrado, foi-me respondido de imediato pelo eléctricista do empreiteiro, que eram as indicações que tinha porque às vezes não se
conseguiam valores de terra aceitáveis e assim estava o assunto resolvido.
Está mesmo a ver-se que, qualquer inspecção à posteriori não consegue detectar uma aldrabice destas.
Moral da estória... o projecto estava aprovado... o projectista existia e era suposto ter acompanhado a obra...a Certiel por entreposto organismo se não
vistoriou devia...
Peço desculpa pela extensão do post, mas penso que poderá servir para reflexão e ajudar a moderar os ímpetos.
Cump
ohmico
Pois é meus amigos, se isto for aprovado Portugal vai passar a ser definitivamente a república das bananas!
É fácil prever o que vai acontecer:
1 - Vai voltar a velha venda do termo de responsabilidade, o electropedreiro faz a instalação e o electricista encartado ou o engenheiro recém formado passa o termo, leva os 20 euritos e está tudo bem.
2 - Os projectos tipo C vão passar a ser feitos por recém formados que os vão vender por tuta e meia porque são feitos com copy-paste de outros que arranjaram e aproveitam levam mais 10 ou 15€ pelo termo do final da obra
3 - Os profissionais sérios vão começar a fazer contas de cabeça porque os electropedreiros e os Xico-espertos vão fazer o trabalho todo ao preço da uva mijona!
É inacreditável que depois de toda a limpeza que a Certiel fez aos curiosos e maus profissionais, volte tudo ao principio. Independentemente da Certiel ter o comportamento que tem, há que reconhecer o trabalho feita na área, mesmo para bons profissionais tem sido uma excelente ajuda com as sessões de esclarecimento e o apoio técnico.
É incompreensível que o governo, sem ter nada a ganhar com isso, coloque em risco o emprego de centenas de pessoas... ainda por cima numa altura destas! Quem conseguir chegar ao motivo desta alteração por favor que diga, porque eu não chego lá!!!
É fácil prever o que vai acontecer:
1 - Vai voltar a velha venda do termo de responsabilidade, o electropedreiro faz a instalação e o electricista encartado ou o engenheiro recém formado passa o termo, leva os 20 euritos e está tudo bem.
2 - Os projectos tipo C vão passar a ser feitos por recém formados que os vão vender por tuta e meia porque são feitos com copy-paste de outros que arranjaram e aproveitam levam mais 10 ou 15€ pelo termo do final da obra
3 - Os profissionais sérios vão começar a fazer contas de cabeça porque os electropedreiros e os Xico-espertos vão fazer o trabalho todo ao preço da uva mijona!
É inacreditável que depois de toda a limpeza que a Certiel fez aos curiosos e maus profissionais, volte tudo ao principio. Independentemente da Certiel ter o comportamento que tem, há que reconhecer o trabalho feita na área, mesmo para bons profissionais tem sido uma excelente ajuda com as sessões de esclarecimento e o apoio técnico.
É incompreensível que o governo, sem ter nada a ganhar com isso, coloque em risco o emprego de centenas de pessoas... ainda por cima numa altura destas! Quem conseguir chegar ao motivo desta alteração por favor que diga, porque eu não chego lá!!!
olá caros amigos,
eu por acaso nem discordo muito que a certiel acabe, cada um de nós tem que ser responsavel pelos seus actos.
Acho que é uma forma de todos fazerem pela vida, porque hoje em dia se a certiel deixar passar um qualquer erro, quém é o responsavel, a certiel ou quem instalou? Ou não é de ninguém? O fim da certiel vai obrigar os responsaveis a cumprir.
Alguém aqui ser ser responsavel por um incêndio ou mesmo a morte de alguém?
eu por acaso nem discordo muito que a certiel acabe, cada um de nós tem que ser responsavel pelos seus actos.
Acho que é uma forma de todos fazerem pela vida, porque hoje em dia se a certiel deixar passar um qualquer erro, quém é o responsavel, a certiel ou quem instalou? Ou não é de ninguém? O fim da certiel vai obrigar os responsaveis a cumprir.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 15 nov 2009, 12:49
Boas
Vou deixar aqui uma questão para as pessoas que aqui colocam comentários e que não gostam de ser avaliados pelas entidades que fazem inspecções e verificam os projectos (Certiel e DGEG). A questão é a seguinte se estas entidades não existissem quantos projectos ou instalação estariam elaboradas de acordo com as Regras Técnicas de Instalações Eléctricas de Baixa Tensão.
Vou deixar aqui uma questão para as pessoas que aqui colocam comentários e que não gostam de ser avaliados pelas entidades que fazem inspecções e verificam os projectos (Certiel e DGEG). A questão é a seguinte se estas entidades não existissem quantos projectos ou instalação estariam elaboradas de acordo com as Regras Técnicas de Instalações Eléctricas de Baixa Tensão.
Boa Noite
Em relação a sua pergunta caro José Costa muitos poucos projectos e instalações, os técnicos ainda estariam a aplicar mal o velho regulamento de 1974.
Já que fala em avaliação (é o que a Certiel e a DGEG) faz aos electricistas como eu nas instalações em que sou responsável e nunca tive medo das inspecções e aos Sr.(s) engenheiros nos seus projectos e instalações, deixo aqui umas questões relativamente á avaliação.
Quantos dos profissionais que aqui colocam comentários não concorda com a avaliação dos funcionários públicos (por exemplo professores)?
Concordam que os seus filhos não sejam avaliados nas várias disciplinas e que pura e simplesmente transitem de ano sem qualquer tipo de avaliação?
Em relação a sua pergunta caro José Costa muitos poucos projectos e instalações, os técnicos ainda estariam a aplicar mal o velho regulamento de 1974.
Já que fala em avaliação (é o que a Certiel e a DGEG) faz aos electricistas como eu nas instalações em que sou responsável e nunca tive medo das inspecções e aos Sr.(s) engenheiros nos seus projectos e instalações, deixo aqui umas questões relativamente á avaliação.
Quantos dos profissionais que aqui colocam comentários não concorda com a avaliação dos funcionários públicos (por exemplo professores)?
Concordam que os seus filhos não sejam avaliados nas várias disciplinas e que pura e simplesmente transitem de ano sem qualquer tipo de avaliação?
exactamente amigo....lolluzinhas Escreveu:A extinção de uns serve de referência a outros, por exemplo o Brasil (http://www.certiel.com.br), a Turquia e até os PALOP's.
Cumprimentos
brasil, palops,turquia....tudo bons exemplos...
só quem nunca andou em paises decentes é que pode achar que a certiel serve para alguma coisa...
são arrogantes e impertigados e tão uteis como uma guitarra num funeral...
claro que é preçiso haver inspecção....mas refiro-me a uma ispecção in loco ...
imaginem isto....
o tecnico/engenheiro etc de contruçaõ civil passa um certificado de conformidade que é apresentado nas camaras e isso basta para que as camaras tenham como correcta a execução da obra...
vão me dizer que é menos responsabelidade que passar uns fiitos e uns tubitos de agua..???
não me parece!!!!
então se as camaras e as entidades competentes entendem que um certificado passado por um tecnico é suficiente para garantir a integridade dum edificio....porque carga de agua, um tecnico devidamente credençiado não o pode fazer para a electricidade ou gás...
é uma questão de principio e de exigençia por parte de cada um...
nos paises que realmente estão no primeiro mundo, estes gaijos da certiel não fazem sequer sentido...não se avalia o que já está avaliado de origem.
cada tecnico responsavel é de facto responsavel e não se criam serviços redundantes como aqui acontece...
exija-se dos tecnicos responsaveis o que tem que se exigir mas acabem com essa aberração chamada certiel...
Última edição por windstorm em 03 fev 2010, 22:40, editado 1 vez no total.
Boa Noite
Caro Windstorm este forum e sobre electricidade ou sobre civil, defendam a especialidade eléctrica que é tão importante como as outras especialidades.
Caro Windstorm este forum e sobre electricidade ou sobre civil, defendam a especialidade eléctrica que é tão importante como as outras especialidades.
E se entrar o instinto português do "não há-de ser nada!" em acção?coiote Escreveu:olá caros amigos,
O 'Técnico responsável' terá capacidade financeira para indemnizar estragos? Alguns não são reparáveis!
Acredito que os nossos governantezitos terão a consciência de, ao menos, admitirem uma entidade fiscalizadora, pelo menos por rastreio (de forma aleatória). É que a vida não tem preço!
Veja-se, por exemplo, em caso de catástrofe, quando as notícias vêm a lume, os meios disponibilizados pelas entidades responsáveis, nem que seja para socorrer um indigente!
Assim, acho que deveriam acabar com a 'Certiel' (e respectivos ´arrogantezitos'), mas introduzir uma "Fiscaliel", actuando de forma aleatória. Já que, como alguns amigos já disseram, se há 'Técnicos Responsáveis', por alguma coisa o são. E acaba-se a redundância!
mig666
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 15 nov 2009, 12:49
Boas, por falar em redundância porque não acabar com as inspecções periódicas obrigatórias para os automóveis, são projectados por engenheiros montados em fábricas que tem como responsáveis engenheiros vão as revisões a oficinas com funcionários mecânicos e com engenheiros responsáveis pela oficina. Eu tenho que ir a inspecções quer tenha feito muitas ou poucos viagens, isto também não é redundante!
-
- Curioso
- Registado: 13 mar 2008, 11:40
De facto o "monstro" foi criado, mal criado, ainda sobrevive, mas parece dar as últimas. Ele actuou, saqueou, complicou e de uma forma déspota, sem dó e piedade agiu durante 10 anos. Fustigou o conhecimento e todos aqueles que anos lectivos procuraram o conhecimento na matéria e agiam nos mais elevados conceitos, quer éticosquer ao nível dos valores. Uns aborreciam-se porque tinham que andar com papeis e mais papeis perante aqueles que se diziam inspectores, aqueles kafkianos que sairam das salas de aulas e espiolhavam nospaeis as belas "não conformidades" e assim continuavam! Outros haviam, que com um papel que lhesdava importância, se diziam sabedores e até articulavam a belo prazer entidades e dominavam o séquito. Afinal lixaram-se porque um país que quer criar riqueza e sair da cauda da Europa tem que sair das garras do "monstro". Tem que anular o déficit que os julgados dominadores da especialidade fizeram.
Afinal, Sr Doutor José Junqueiro, relevo a sua coragem, enalteço a sua atitude, pois a "César o que é de César e a Deus o que é de Deus". Acabe e depressa com a ditadura que a monstruosa entidade certificadora exerce, haja democracia e pemita que o aplauda e ao mesmo tempo o cumprimente. Venha a legislação e não se preocupe, pois a engenharia agirá, como sempre, numa lógica de elevação e positivismo.
Afinal, Sr Doutor José Junqueiro, relevo a sua coragem, enalteço a sua atitude, pois a "César o que é de César e a Deus o que é de Deus". Acabe e depressa com a ditadura que a monstruosa entidade certificadora exerce, haja democracia e pemita que o aplauda e ao mesmo tempo o cumprimente. Venha a legislação e não se preocupe, pois a engenharia agirá, como sempre, numa lógica de elevação e positivismo.
Curioso, dá que pensar, se todos os técnicos, de todas as especialidades e mais algumas, fossem altamente qualificados, altamente responsáveis, altamente cumpridores, altamente idóneos,..., como têm frisado, não haveria projectos altamente mal elaborados (é chapa 5 como com o 740 desde 1974, o desenhador projecta e o técnico assina), as instalações realizadas seriam altamente o espelho da legislação (executadas por empresas altamente capacitadas), os clientes que nada percebem de electricidade (mas sabem que a ampola da lâmpada não serve de aquário) ficariam altamente agradecidos.
Um exemplo: A ministra do ambiente após umas inspecções (só 47) a empresas de tratamento de resíduos, identificou erros graves (só em 37), e outros muito graves (só em 10 das 37), parece que a legislação não estava a ser aplicada, pelo que percebi da notícia, acho que andariam a tratar resíduos industriais perigosos como se fosse lixo doméstico, pelo que ouço e leio nas notícias não sei o que está mal, se a legislação, se os resíduos ou outro factor que agora não consigo identificar.
O que também não entendo, já que somos todos altamente, é que a ministra disse "temos de intensificar a fiscalização".
Permitam-me outra observação: a nossa economia está uma maravilha, dizem que os tipos que nos guardam o dinheiro são exímios nas contas de sumir. Nunca foi feito nada, pois quem tinha a obrigação de supervisionar acreditou na cor dos olhos dos responsáveis pelas instituições e vem agora o banco de Portugal, a FED, o BCE entre outros iluminados, dizer que tem de haver regras, supervisão, regulação, contenção e outras coisas mais.
Se acham que estou doente, agradeço que coloquem no fórum o nome do medicamento, pois evito deslocar-me ao médico para ser avaliado e pagar 50, 60, 70 ou mais aéreos (€) por 5 minutos de consulta!!!!
Cumprimentos
Um exemplo: A ministra do ambiente após umas inspecções (só 47) a empresas de tratamento de resíduos, identificou erros graves (só em 37), e outros muito graves (só em 10 das 37), parece que a legislação não estava a ser aplicada, pelo que percebi da notícia, acho que andariam a tratar resíduos industriais perigosos como se fosse lixo doméstico, pelo que ouço e leio nas notícias não sei o que está mal, se a legislação, se os resíduos ou outro factor que agora não consigo identificar.
O que também não entendo, já que somos todos altamente, é que a ministra disse "temos de intensificar a fiscalização".
Permitam-me outra observação: a nossa economia está uma maravilha, dizem que os tipos que nos guardam o dinheiro são exímios nas contas de sumir. Nunca foi feito nada, pois quem tinha a obrigação de supervisionar acreditou na cor dos olhos dos responsáveis pelas instituições e vem agora o banco de Portugal, a FED, o BCE entre outros iluminados, dizer que tem de haver regras, supervisão, regulação, contenção e outras coisas mais.
Se acham que estou doente, agradeço que coloquem no fórum o nome do medicamento, pois evito deslocar-me ao médico para ser avaliado e pagar 50, 60, 70 ou mais aéreos (€) por 5 minutos de consulta!!!!
Cumprimentos
Resposta ao Ex.mo Orçamentista.
Permita-me dizer-lhe, que até os Poetas são avaliados pelos leitores.
Boas noites.
Permita-me dizer-lhe, que até os Poetas são avaliados pelos leitores.
Boas noites.