Duzia12 Escreveu:Ter instalação (circuitos) monofásicos com entrada trifásica a falta de neutro origina esses problemas todos
Problema com EDP (segunda vez em poucos anos)
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Re: Problema com EDP (segunda vez em poucos anos)
Baixada monofásica só se for troca de fases , duas fases em vez de fase/neutro???
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Been thanked: 220 times
Boas
Cump.
Mário
Por isso é que gosto do perfil preenchido, para ficar a saber para quem é a resposta.Duzia12 Escreveu:Correcto e afirmativo.
Não sei porque estão a bater tanto no ceguinho isso envolve diagramas vectorias em sistemas trifásicos e poucos sabem ver isso.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Agora já não entendo...nipnip Escreveu:visto que foi eu que abri o tópico e apercebi-me agora que gerou alguma confusão devo dizer que a outra habitação que sofreu danos em equipamentos tem uma instalação monofásica.
isto porque vi atrás referido que as instalações monofásicas não seriam afectadas por um corte do neutro.
pois eu também não porque não percebo nada disto. já há uns anos aconteceu uma situação do género e foram exactamente as mesmas duas habitações a sofrerem danos.aca Escreveu:Agora já não entendo...nipnip Escreveu:visto que foi eu que abri o tópico e apercebi-me agora que gerou alguma confusão devo dizer que a outra habitação que sofreu danos em equipamentos tem uma instalação monofásica.
isto porque vi atrás referido que as instalações monofásicas não seriam afectadas por um corte do neutro.
só sei que a EDP assumiu a responsabilidade e a seguradora já pagou o estrago cá de casa (ao vizinho acho que ainda não pagou).
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
parece-me estar a surgir alguma confusão quando se diz:
Duzia12
AS tensões mantem-se todas iguais a montante, no entanto as instalações moonofásica não correm riscos, apenas falta o neutro e fica tudo ás escuras.
Na rede de distribuição:
A jusante da interrupção do neutro, não existindo qualquer ligação do neutro à terra entre a avaria e os consumidores a jusante, o neutro fica flutuante e as tensões de fase ficam dependentes das cargas que, se não forem equilibradas, vão provocar desvios dos valores de tensão.
Isto é, o condutor "neutro" vai tomar valores de tensão variáveis em relação às fases que se aproximarão da fase mais carregada.
Estes valores de tensão vão ser distribuidos pela rede e vão-se reflectir nos consumidores quer mono quer trifásicos.
Espero ter conseguido expor a ideia, se não estiverem de acordo façam o favor de rebater
ohmico
parece-me estar a surgir alguma confusão quando se diz:
Duzia12
AS tensões mantem-se todas iguais a montante, no entanto as instalações moonofásica não correm riscos, apenas falta o neutro e fica tudo ás escuras.
Na rede de distribuição:
A jusante da interrupção do neutro, não existindo qualquer ligação do neutro à terra entre a avaria e os consumidores a jusante, o neutro fica flutuante e as tensões de fase ficam dependentes das cargas que, se não forem equilibradas, vão provocar desvios dos valores de tensão.
Isto é, o condutor "neutro" vai tomar valores de tensão variáveis em relação às fases que se aproximarão da fase mais carregada.
Estes valores de tensão vão ser distribuidos pela rede e vão-se reflectir nos consumidores quer mono quer trifásicos.
Espero ter conseguido expor a ideia, se não estiverem de acordo façam o favor de rebater
ohmico
-
- Oficial
Isso tá errado, poderia ser verdade se não houvesse interrutores diferenciais nas instalações nos consumidores mono nada acontece. O sistema das 3 fases, mantem-se inalterado, apenas há desvio de tensões entre Fase e Falso neutro
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,Duzia12 Escreveu:Isso tá errado, poderia ser verdade se não houvesse interrutores diferenciais nas instalações nos consumidores mono nada acontece. O sistema das 3 fases, mantem-se inalterado, apenas há desvio de tensões entre Fase e Falso neutro
a justificação está no sublinhado
A Oeste nada de novo
ohmico
Numa instalação mono queima como numa trifasica com aparelhos mono com a interrupção do neutro na rede,
pois existe o retorno das fazes para o neutro.
Uma foto ajudava.
pois existe o retorno das fazes para o neutro.
Uma foto ajudava.
Boas
imaginem um prédio com uma entrada na portinhola trifasica e que alguns inquilinos são alimentados a monofasico e outros a trifasico, se arder o neutro na portinhola tanto pode queimar equipamento nas instalações trifasicas como monofasicas.
com a falta de neutro vamos ter retorno de tensão através das outras instalações.
Cpts
kakai
imaginem um prédio com uma entrada na portinhola trifasica e que alguns inquilinos são alimentados a monofasico e outros a trifasico, se arder o neutro na portinhola tanto pode queimar equipamento nas instalações trifasicas como monofasicas.
com a falta de neutro vamos ter retorno de tensão através das outras instalações.
Cpts
kakai
- Anexos
-
- Sem título.bmp
- (2.34 MiB) Transferido 32 vezes
-
- Oficial
O deslocamento do neutro oscila entre os Zero Volts e 400 Volts no máximo. por isso pode afectar todas as instalações quer monofásicas quer trifásicas
Caros amigos,
sofri ontem uma falha no neutro.
estou com duvidas em relação a declaração dos bens queimados pois tenho aparelhagen, microondas e radio leitores de cds já com uns 7 a 8 anos se não mais, e qual o valor a declarar? qual a indeminização que eles dão, é pelo valor dos artigos queimados ou por novos a substituir.
não sei se hei-de comprar já artigos a substituir ou esperar pela indemnização?
se me puder ajudar nestes e outros assuntos que ache necessários para a resolução do problema agradecia.
Um abraço
estou com duvidas em relação a declaração dos bens queimados pois tenho aparelhagen, microondas e radio leitores de cds já com uns 7 a 8 anos se não mais, e qual o valor a declarar? qual a indeminização que eles dão, é pelo valor dos artigos queimados ou por novos a substituir.
se me puder ajudar nestes e outros assuntos que ache necessários para a resolução do problema agradecia.
Um abraço
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
A falha do neutro foi em que lado? Da EDP ou do seu?gazfel Escreveu:Caros amigos,
Um abraço
boas na declaração deves colocar marca e modelo dos equipamentos e isto deve ser enviado o mais rapidamente possível.gazfel Escreveu:Caros amigos,
Um abraço
o procedimento seguinte é enviares orçamento do custo de reparação e caso não tenha reparação uma declaração a atestar isso mesmo bem como orçamento de um equipamento para substituição.
no caso de equipamento sem reparação o valor da indemnização será de um equipamento novo (com características e qualidade semelhantes ao que avariou).
comprar/reparar já os equipamentos ou esperar pela indemnização depende da tua disponibilidade financeira...