Alteração de Habilitações

PJP
Curioso
Curioso
Registado: 18 jun 2008, 23:16
Been thanked: 1 time

Re: Alteração de Habilitações

Mensagem por PJP »

carlos_cfr7 Escreveu:sim, assim ja faz sentido a questao. O bacharel antigo é equivalente á licenciatura pos-bolonha, a e licenciatura pre-bolonha é equivalente ao mestrado pos-bolonha. Para a OE é necessario o 2º caso, para a anet é o 1º caso.

Entendo a sua indignaçao, mas conmpreendo a legislaçao.. com o actual desenvolvimento das telecomunicaçoes, é natural que a legislaçao restrinja grandes obras a projectistas que tenham tido cadeiras de dimensionamento de links de fibra, redes e materias mais complexas de telcomunicaçoes. talvez ate no futuro, sejam engenheiros de telecomunicaçoes só para o ITED e os de enegia só para a electricidade.. cada vez mais é necessario ter a formaçao adequada á area em que se trabalha.

Podiam ter feito a legislaçao de outra maneira.. mas ja ouvi falar que ha certas pessoas tem uma inscriçao na anet numa area distinta da sua formaçao, e conseguiram-no por apresentar curriculo que demonstre experiencia e competencia na outra area.. pode ser que eles abram uma excepçao aqueles que revelem competencias, apesar de nao terem um comprovativo de formaçao especifica..
Colega,

Eu também sou de acordo que se deve separar o trigo do joio, ou seja a competencia da incompetencia. Todos nós vemos todos os dias projectos que são verdadeiras aberrações. O que eu questiono é o modo como o pretendem fazer, pois o efeito prático vai ser o mesmo, ou pior do que estavamos antes. Eu até sou apologista que nenhum engenheiro quer seja tecnico, licenciado, mestre ou o que seja possa assinar projectos pela 1ª vez. Se querem melhorar a classe e a qualidade dos projectos que são feitos em Portugal, que arranjem um sistema de "patrono", que faça coautoria e coresponsabilização de projecto com quem se inicia nesta área.

Que ninguem se convença que a limitação via classe de alvara de construção será o suficiente para garantir essa qualidade. Quem sai hoje de uma faculdade, pode assinar qualquer projecto, agora não está minimamente preparado para o fazer, nem conhece sequer os meandros para o fazer em condições.

Por outro lado acomplexidade de uma obra, não se mede pelo valor da mesma, mas pelo tipo de instalação e utilização.

Acho também que no fundo tudo isto se passa devido aos "tachos" que este pais sempre tem que alimentar.

Apartir do tratado de bolonha, em que os cursos hoje sao considarados licenciados e onde os anteriores bachareis são igualmento licenciados, a ANET devia de imediato ter sido extinta, pois a sua função deixou de fazer sentido. Todo e qualquer engenheiros dos cursos aprovados deveriam ser inscritos na Ordem dos Engenheiros, pois hoje á luz da comunidade europeia são engenheiros e não engenheiros técnicos. A ordem encarregarse-ia posteriormente de fazer internamente a distinção entre engenheiros e mestres, doutores, etc..

Mas não, a necessidade de se manter uma associação leva isto e no meu entender hoje o pais não tem engenheiros, porque uns são engenheiros tecnicos ( os anteriores e os novos que estão na Anet) e os outros são mestres ( que estão na ordem ). Onde se formam engenheiros hoje ? pelos vistos em lado nenhum.

Esta semana, vou procurar ir á Anet para esclarecer esta situação, e caso não se resolva estou disposto a ir até ás últimas consequencias e vou se for preciso para o tribunal europeu. Se for preciso meter o Mestre José Socrates em tribunal também o faço, no entretanto vou passando pela faculdade de engenharia do Porto para arranjar um recem-licenciado que apesar de não perceber nada de projectos, deve pelo menos saber assinar.
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Been thanked: 1 time

Mensagem por carlos_cfr7 »

Para fazer a separaçao, acho que o ideal é fiscalizar o projecto. pessoal da anacom passar pelas camaras, levantar uns projectos para analise, e se forem aberraçoes, é cancelada a inscriçao, ou pagam multas. ou em vez de se enviar so o termo, enviar o projecto todo para analise e arquivo na base d dados deles.
de certeza que acabavam com muito pato bravo que anda por aí.

Nao considero o tipo de utilizaçao o que possa distinguir o nivel de complexidade. por exemplo, um hotel, pode haver um projecto que parece mais um predio multifamiliar, e pode haver um projecto com todos os sistemas imaginaveis e possiveis de interligar, como o IPTV,VoD,gaming, CCTV, taxaçao de internet, transmodulaçao de canais de satelite, e links de fibra entre blocos ou se nao for viavel, feixes hertzianos. até mesmo um conjunto de moradias em banda para exploraçao turistica pode ter tecnologia complexa.. nao estou a ver nenhuma forma justa de fazer o escalonamento das responsabilidades.. Talvez seguir o exemplo de electricidade, moradias e pequenos estabelecimentos com um ati e alguns pontos de coax e pc e fibra, nao precisa projecto. A experiencia e formaçao dos tecnicos dispensa projecto para a execução.

sobre o bolonha, so veio dar um nome superior ao que ja existia..o bacharel passa a licenciatura, e a licenciatura passa a mestrado, no entanto, a nova licenciatura dá o titulo de eng tecnco, e o actual mestrado da o titulo de eng. sao as associaçoes profissionais que dao esses titulos..

Tambem nao interessa ser só recem-licenciado, tem de estar na ordem..

Cuntinue a postar as informaçoes que for recebendo das associaçoes, é interessante para esta thread..
Eng. de electrónica e telecomunicações
Ferreira Cruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 abr 2009, 18:38

Mensagem por Ferreira Cruz »

Boas carissimos...

A questão das comtetências aqui levantad, faz todo o sentido ser discutida;
Na minha maneira de ver, o DL está "bem explicito"..acho eu :)...
Do resto q se tem falado, sobre os projectos, os erros, os sapateiros, etc, penso que isso tudo se recolveria com uma simples questão : Pré aprovação dos Projectos ITED; Sei que a grande maioria é contra isso, mas, a meu ver, nesta altura seria o indicado. Faziamos o projecto, alguém o iria analisar/aprovar ou reprovar e ficava resolvido. Pessoalmente, não me importava nada q assim fosse. Já se faz assim com os projectos de gás, e penso ser o indicado.

abraço
Ferreira Cruz
orçamentista
Curioso
Curioso
Registado: 13 mar 2008, 11:40

Mensagem por orçamentista »

Meus Caros,
Com todo o respeito que merecem sou contra a aprovação prévia dos projectos. Desde que o projectista seja detentor de formação académica e credenciado pela respectiva associação profissional deve assumir aquilo que faz, pois perder tempo em burocracia e pagar dinheiro em análises e certificações não deixa de ser uma habilidade para sustentar grupos associações e instituições que mais não fazem, genericamente, que contribuir para a perda de tempo e onerar os trabalhos.
Por esse caminho teríamos médicos, juízes e notários a terem os seus actos certificados! Seria bonito!
Deixemos as lamentações a as pescadinhas de rabo na boca, prática habitual em muitos profissionais do sector e passemos de forma determinada e séria a sumir o que fazemos.
Concordo com a necessidade de controlo nos projectos, mas para tal as associações que verifiquem "à posteriori" e quando detectadas irregularidades ou violações punam severamente.
Agora produtores de papeis sem legitimados por terceiros não é o caminho.
Ferreira Cruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 abr 2009, 18:38

Mensagem por Ferreira Cruz »

Boas;

Tb concordo em parte (devemos assumir o que fazemos), não digo o contrário, mas uma pergunta: Será que seremos projectitas perfeitos, que nunca ninguém cometeu um erro? Quantos projectos já não vimos "mal feitos"?? eu próprio certamente que tb já fiz erros! Conheço, por exemplo, Eng.s Civis com dezenas de anos de experiencia que volta e meia se enganam e lá vem o Sr. das certificações do Gas dizer para corrigir isto ou aquilo do projecto. Só acho, que quanto mais cedo detectarmos os erros melhor. Pessoalmente, ficaria bem mais "tranquilo" sabendo que teria os projectos aprovados. Aliás, pendo que isso poderia ser posto ao critério dos que o quizessem fazer! Qual era o problema de colegas recem formados, ou formados à algum tempo mas sem experiência, quererem ver os projectos analisados? Por mim, tudo bem!

Abraço
Ferreira Cruz
lmp
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 13 nov 2007, 14:09

Mensagem por lmp »

Meus caros amigos

O facto de ter havido uma alteração semântica, esta não dá mais sabedoria e competências.
Temos e teremos, em toda a europa engenheiros engenheiros técnicos, que tem o título dado pelas associações públicas profissionais.

Podem consultar os documentos emanados pela FEANI, a mais importante organização profissional europeia nesta áre, existem dois níveis na engenharia o L1 e o L2, que correspondem a engenheiros e engenheiros técnicos, o que não é problema nem vergonha nenhuma para as pessoas honestas e correctas.

Querer ser sem estudar, tem um nome muito feio.

A nova designação de licenciado - pós-bolonha (180 a 240 ECTS), não pode nem deve ser confundida com a designação pré-bolonha (300 ECTS).

Existem dois níveis, os quais tem formações diferentes, tem no artº11, uma diferenciação profissional associada á qualificação académica formal.

A Ordem dos Engenheiros, só admite como seus membros aqueles que possuam uma formação com um mínimo de 5 anos, não se esqueçam que há cerca de 30 anos a formação em engenheria era de 6 anos (360ECTS).

Não se deve tratra de forma igual o que é diferente, aqueles que por vontade e capacidade, prolongam os seus estudos, sabem bem o que é difícil estudar e trabalhar ao mesmo tempo!!!

Que bom seria ser todos os portugueses tivessem uma formação elevada e não graus académicos, que na prática pouca significam e não conduzem (e ainda bem) a títulos e competências profissionais relevantes a nível internacional.

Vejam a directiva 2000/31/CE, directiva 2005/36/EC2, DL 74/2006 de 24 de Março.
lmp
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 13 nov 2007, 14:09

Mensagem por lmp »

Na OE, está dividida em colégios, conseguindo-se assim pôr alguma ordem nas designações existentes.

Os licenciados pré-bolonha e os mestres pós-bolonha, são integrados nos colégios de acordo com a informação contida no site da OE.

Não devemos confundir os graus académicos com títulos profissionais. As Universidades e os Institutos atribuem os graus académicos, as Ordens e as Associações Públicas Profissionais os Títulos Profissionais.

Os bachareis pré-bolonha e os licenciados pós bolonha, não tem a mesma designação académica, mas poderão dar acesso ao mesmo título profissional de engenheiro-técnico, os mesmo se passa com os licenciados pré-bolonha e os mestres pós-bolonha, que não tendo a mesma designação, poderão dar acesso ao mesmo título profissional de engenheiro.

Assim, os licenciados pré-bolonha , não podem nem devem ser comparados as licenciados pós-bolonha, são coisas diferentes, as formações são diferentes e conduzem a profissões diferentes.
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”