Qual a frequência da corrente contínua?

uterrorista
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 11 nov 2008, 11:26
Contacto:

Re: Qual a frequência da corrente contínua?

Mensagem por uterrorista »

Bobinador Escreveu:Uterrorista, eu referi-me àqueles casos. Nesse caso o que vai acontecer são variações de tensão.

Cumprimentos,

Bobinador
Mesmo na rectificação de meia onda, a tensão tem uma frequência. Apesar de ter valor zero entre T/2 e T.
Para a corrente será a mesma situação!
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

; :mrgreen: :lol:
uterrorista
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 11 nov 2008, 11:26
Contacto:

Mensagem por uterrorista »

Por partes:

Imagem
Nestas duas ondas, qual/quais são AC e DC?
LinceS@T
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 21 jan 2008, 22:54
Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação

Mensagem por LinceS@T »

Boas em movimento.

h**p://www.burgoseletronica.net/tiposdecorrenteanimada.htm
Este site monstra como funcionam alguns componentes em corrente continua e corrente alternada, muito fixe.

Então e as mulheres também têm periodo e frequência!!! :lol: :roll: :mrgreen:

Cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
bacalhau
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 08 abr 2008, 20:35

Mensagem por bacalhau »

LinceS@T Escreveu:Boas em movimento.

h**p://www.burgoseletronica.net/tiposdecorrenteanimada.htm
Este site monstra como funcionam alguns componentes em corrente continua e corrente alternada, muito fixe.

Então e as mulheres também têm periodo e frequência!!! :lol: :roll: :mrgreen:

Cumprimentos

Olá,

E as chinezocas é uma periodo/frequencia ....atravessado......... :mrgreen:
mix8
Curioso
Curioso
Registado: 11 fev 2010, 19:44

Mensagem por mix8 »

uterrorista Escreveu:Por partes:

Imagem
Nestas duas ondas, qual/quais são AC e DC?
Diria que a AC é a i(t) e a DC é a p(t).
pois a corrente alternada é aquela cujo módulo varia continuamente e cuja polaridade é invertida periodicamente.
para se calcular a frequência AC é 1/T(tempo expresso em segundos), sendo a frquência o número de ciclos da onda por segundo. Penso que para DC se fará da mesma maneira, mas até ao momento ainda não me deparei com a possívelidade de calcular a frequência de uma corrente contínua.

PS: recorri aos meus apontamentos, mas tenho referência nenhuma de cálculo de frequências de AC.
jeap
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 25 fev 2010, 19:12

Mensagem por jeap »

Não existe frequência, pode ter ruídos induzidos por algum equipamento, mas não serão denominados por frequencia....
bacalhau
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 08 abr 2008, 20:35

Mensagem por bacalhau »

jeap Escreveu:Não existe frequência, pode ter ruídos induzidos por algum equipamento, mas não serão denominados por frequencia....
Olá,
Falei ou não falei ........(como diz o brazuca)
este tópico vai dar muito que falar...
FREQUÊNCIA DA CORRENTE CONTÍNUA......
vitorevangelista
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 05 mar 2010, 23:07

Mensagem por vitorevangelista »

Vou tentar ajudar, espero ser bem sussedido.

Quando nos referimos a frequência, no sentido lato do termo, está implícito um acontecimento ("menstruação", para o caso das mulheres, ocorre com a frequência de uma vez por mês).
Hora, se o acontecimento é, por exemplo, "a corrente atingir o valor zero", verificamos que na curva p(t) do gráfico anteriomente referido e que diz respeito a uma corrente contìnua, podemos dizer que a frequência com que essa corrente atinge o valor zero é de x vezes por segundo. Assim obtive uma frequência na corrente contínua: "a corrente atinge o valor zero x vezes /s". Só que, se o acontecimento, for "o nº de vezes que, por segundo, a corrente muda de sentido", já não me posso referir à curva da corrente contínua, pois esse acontecimento só acontece em corrente alternada.
Conclusão: posso falar em frequência na corrente alternada e na corrente contínua mas atenção ao acontecimento implícito . Se o acontecimento for a mudança de sentido da corrente, não posso falar em frequência da corrente contínua, só da corrente alternada. Se o acontecimento for, por exemplo, "o nº de vezes que a corrente atinge um determinado valor, já me posso estar a referir a uma corrente alternada ou contínua.

Espero ter ajudado, obrigado.
electrico28
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 08 mar 2010, 16:48

Mensagem por electrico28 »

caros

Como o nome indica a corrente continua, é continua (não muda de sentido) vai do polo positivo para o negativo. Não alterna (mudar de sentido) como na correnta alternada.
Dai não existir um frequência como na alterna. Altura em que a corrente muda de sentido passando pelo valor 0.
WindWalker
Curioso
Curioso
Registado: 30 jun 2009, 00:07
Been thanked: 1 time

Mensagem por WindWalker »

Então é assim:

Um qualquer sinal periódico (que se repete ao longo do tempo) pode ser escrito na forma:

x(t)= x_dc + x_ac(t)

Em que x(t) é a evolução temporal do sinal, sinal esse que é a soma de uma componente contínua (x_dc), constante no tempo, com uma componente alternada, variável no tempo.

A frequência de uma grandeza contínua, seja ela tensão ou corrente, é nula (0 Hz), pelo que não se define frequência para a componente contínua de um sinal, pois ela é a componente constante desse sinal (ou a componente à frequência de 0 Hz).

Pode-se também pensar num sinal contínuo como aquele que toma, durante um período de tempo muito (muito!) grande, um valor constante (x_ac(t)=0 => x(t)=x_dc). No limite, esse sinal toma esse valor durante um período de tempo infinito, e tem-se então f=1/T=1/infinito=0 Hz.
jeap Escreveu:Não existe frequência, pode ter ruídos induzidos por algum equipamento, mas não serão denominados por frequencia....
O ruído pode advir de a grandeza (idealmente!!) contínua provir de um sistema de rectificação, ser afectado por emissão electromagnética de outros circuitos, ruído inerente ao próprio circuito, etc.

A variação existente é denominada por tremor (ripple, em Inglês).

A componente alternada x_ac(t) pode ser decomposta em série de Fourier e é composta pelas componentes harmónicas do sinal x(t), cujas frequências são múltiplas de uma frequência fundamental.

Por exemplo, um sistema de rectificação trifásico em ponte a díodos tem na saída uma tensão que tem uma componente contínua e componentes harmónicas de frequências pω, 2pω, 3pω, 4pω, ..., com p=2*n=6 (índice de pulsação duplo do número de fases com gerador ligado em estrela e número de fases ímpar) e ω=2*pi*f=2*pi*50. Por exemplo:

Tensão_saída (t) = Tensão_saída_dc + A*cos(pω*t + Phi1) + A*cos(2*pω*t + Phi2) + A*cos(3*pω*t + Phi3) + ...

Daí o uso de um elemento indutivo (bobina) para potências significativas, uma vez que esta terá uma impedância equivalente de módulo sL, com s=pω, 2pω, 3ppω, ..., assim atenuando fortemente a influência das harmónicas de tensão na evolução temporal da corrente (que seria idealmente constante).
jpfalmeida
Curioso
Curioso
Registado: 23 jan 2009, 20:48

Mensagem por jpfalmeida »

Em corrente contínua não existe e nem sequer pode usar o termo frequência.
No entanto, já em corrente contínua PULSATÓRIA já se pode o termo frequência uma vez que se é pulsatória terá variações de tensão ao longo do tempo.
Cumps!
João Pedro
WindWalker
Curioso
Curioso

jpfalmeida Escreveu:Em corrente contínua não existe e nem sequer pode usar o termo frequência.
No entanto, já em corrente contínua PULSATÓRIA já se pode o termo frequência uma vez que se é pulsatória terá variações de tensão ao longo do tempo.
Cumps!
João Pedro
Em rigor, corrente/tensão contínua pulsatória não existem, pois são compostas por uma componente verdadeiramente contínua (o valor médio) e uma componente alternada.

O que acontece é que, ao utilizar um condensador na saída dum rectificador (e eventualmente uma bobina em série, antes do condensador), essa variação de tensão é compensada - o condensador "gera" corrente e a bobina "gera" tensão -, podendo-se, dependendo dos valores de indutância da bobina e capacidade do condensador, considerar a corrente contínua (isto supondo que a carga é resistiva pura).
kingtorp
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 07 set 2010, 16:21

Mensagem por kingtorp »

Boas,

permitam-me que entre na conversa por uns instantes. A dúvida levantada é de fácil resposta, mas normalmente as respostas são confusas.

Existem formas de transformar uma corrente DC em AC. E parece-me isso que está em discussão.

O exemplo mais simples de uma fonte de corrente contínua é uma bateria "pilha", não há qualquer frequência associada. Porqué!? Porque é contínua. Se assim não fosse era alternada.

Sei que para muita gente é preciso uma resposta mais teorica ou até mais aprofundada, mas a natureza da questão permite uma resposta tão simples.

Cumprimentos,

Carlos.
WindWalker
Curioso
Curioso

kingtorp Escreveu:Existem formas de transformar uma corrente DC em AC. E parece-me isso que está em discussão.
Ninguém falou de conversão DC->AC... não estamos a discutir inversores.
kingtorp Escreveu:O exemplo mais simples de uma fonte de corrente contínua é uma bateria "pilha", não há qualquer frequência associada. Porqué!? Porque é contínua. Se assim não fosse era alternada.
1º A uma pilha a ser descarregada pode estar associada uma corrente não contínua. Aliás, um relógio de pilha funciona com corrente pulsada (vai exigindo impulsos de corrente, quando necessários, para movimentar o(s) ponteiro(s)), logo passa a haver uma frequência associada.

2º Uma grandeza eléctrica pode ser contínua, alternada ou simplesmente variável no tempo com período definido. Não ser contínua não implica ser alternada (porque uma sinal alternado varia periodicamente entre um valor máximo X e um valor mínimo -X). Uma onda quadrada que varia entre 1 e 2 não é um sinal contínuo nem alternado: é a soma de um sinal contínuo com um sinal alternado!
kingtorp Escreveu:Sei que para muita gente é preciso uma resposta mais teorica ou até mais aprofundada, mas a natureza da questão permite uma resposta tão simples.
3º O problema é mesmo esse, não saber a teoria, porque há muita gente que não sabe as definições e diferenças entre sinal contínuo, sinal alternado e sinal variável no tempo (com ou sem período associado). A resposta é simples, mas só para quem sabe fazer estas distinções.
Última edição por WindWalker em 19 out 2010, 23:01, editado 3 vezes no total.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”