Disjuntor e fusiveis em paralelo

BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Has thanked: 17 times
Been thanked: 14 times
Contacto:

Re: Disjuntor e fusiveis em paralelo

Mensagem por BLima »

Bom dia colegas,

Junto envio o esquema correcto. Infelizmente as páginas são em A3 e não consigo digitalizá-las no seu formato todo.

Na primeira página podem ver o disjuntor (Referência 4A1) e os fusíveis (Referência 4E1). 4U2 é o driver da BAUMUELLER.

Nas páginas seguintes poderão ver os contactos dos respectivos dispositivos:

Página 2: 4A1 corta a alimentação do LED D49

Página 3: 4A1 é o primeiro contacto da cadeia de contactos. Linha 76

Página 4: Contacto do relé térmico (referência 4E6) está na linha de alimentação de uma série de contactores.

Cumprimentos,
Bruno Lima
Anexos
Esquema.rar
(244.75 KiB) Transferido 122 vezes
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Been thanked: 3 times

Mensagem por rebelocruz »

Boas

Na página 4 podem ver, no canto superior direito, uma caixa com o numero 4 que indica:
"Até à série" e depois da série" ou seja:
Até à série X a protecção é efectuada pelos Fusiveis (4E1).
Apartir da série X a protecção é efectuada pelo contactor (4A1).

Com este tipo de representação permite usar o mesmo esquema para diferentes gerações de equipamentos.

Penso eu de que.
Cpt

Rebelo Cruz
H.Costa
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 18 jul 2008, 23:35

Mensagem por H.Costa »

boas!!
o esquema mais completo ou quase completo deu para me esclarecer bem.
bem, o esquema e as respostas ao topico!
é a finalidade do forum!
já agora,parece-me que, por vezes há alguma falta de cuidado na forma como sao colocados
os problemas ou as duvidas ; dificultando as respostas e gerando tambem alguma confusao.
acredito que isso acontece sem intençao,mas...acontece.foi um pequeno offtopic.
cumps
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

ok, mas ainda não sei qual era a ideia do fabricante optar por esta solução de colocar os dois equipamentos em paralelo
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Been thanked: 3 times

Mensagem por rebelocruz »

nelmindo Escreveu:ok, mas ainda não sei qual era a ideia do fabricante optar por esta solução de colocar os dois equipamentos em paralelo

Boas

Eu continuo a achar que a explicação é a que está acima.

"Na página 4 podem ver, no canto superior direito, uma caixa com o numero 4 que indica:
"Até à série" e depois da série" ou seja:
Até à série X a protecção é efectuada pelos Fusiveis (4E1).
Apartir da série X a protecção é efectuada pelo contactor (4A1).

Com este tipo de representação permite usar o mesmo esquema para diferentes gerações de equipamentos."

Penso eu de que.
Cpt

Rebelo Cruz
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Contacto:

Mensagem por BLima »

Bom dia colegas,

O sistema tem de facto as duas protecções. A fotografia constata isso mesmo. Também não percebo porquê que puseram as duas, mas a única explicação que me ocorre, tal como já disse, é para poder sinalizar no comando da máquina, se o que desarmou ou queimou foi o disjuntor ou fusíveis respectivamente.

O facto de aparecer o 4 na página 4, a que o Rebelo Cruz faz referência, é para alertar que a partir da série de máquinas XXXX é que o shunt ao botão BD2 é feito. Reparem no 4 com uma bola que está dentro de um quadro a linha traço ponto.

Espero não ter aumentado a entropia deste tópico, reconheço que me enganei no esquema, mas já tinha pedido as minhas desculpas pelo lapso.

Abraço,
Bruno Lima
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Been thanked: 80 times

Mensagem por asalopes »

Olá

Em relação às dúvidas suscitadas neste tópico, vamos arrumar as ideias, ou tentar (com imagens disponíveis na "net" e nos catálogos dos fabricantes):

A) O disjuntor em paralelo serve somente para monitorizar a condição dos fusíveis.

Por analogia, ninguém questiona como se comporta um filamento isolado de um condutor multifilar, quando este está em carga.
multifilar.jpg
multifilar.jpg (5.53 KiB) Visto 1416 vezes
Por analogia, ninguém põe em causa a eficácia do filamento indicador de fusão de um fusível cerâmico.
fuse.gif
fuse.gif (18.1 KiB) Visto 1416 vezes
Por que razão desconfiamos então do circuito paralelo (apresentado por Blima) idêntico aos representados acima?

Não é raro, especialmente quando se protegem semicondutores, monitorizar em permanência o estado dos fusíveis. Era comum especialmente em equipamentos com origem na indústria alemã (Siemens, SEL – Standard Elektrik Lorenz). Talvez a forma mais corrente, e mais económica, seja a aplicação de microcontactos sobre o corpo do próprio fusível cujo percutor ou indicador de fusão accionará o microcontacto.
Actualmente, quase todos os fabricantes de protecções (Ferraz, Siemens, ABB, Dold) apresentam soluções mais “modernas” e pouco originais, porque o princípio é exactamente o mesmo de à decadas. O princípio está ilustrado abaixo:
monit.gif
monit.gif (23.55 KiB) Visto 1416 vezes
Para não me alongar, ficamos pelo A)

Cumprimentos
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Been thanked: 24 times

Mensagem por justme »

Olá asalopes,

É com prazer que mais uma vez troco ideias consigo.

Com relação ao comportamento dos condutores que constituem um cabo multifilar, não se pode falar em um paralelo em que cada condutor conduz independentemente dos outros, uma vez que a sua constituição "intima", apertada e torcida os faz comportar realmente com se de unico condutor se tratasse.

Quanto aos indicadores electronicos a corrente desviada é tão infima em relação á dos fusiveis que na pratica podemos desprezar a existencia dos mesmos (em termos de corrente derivada), coisa que não acontece quando existe disjuntor e fusivel em paralelo.
Portanto esta analogia entre o conjunto disjuntor/fusivel com o conjunto fusivel/indicador electronico, é apenas aparente.

Um abraço
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Contacto:

Mensagem por BLima »

asalopes Escreveu:Olá

Em relação às dúvidas suscitadas neste tópico, vamos arrumar as ideias, ou tentar (com imagens disponíveis na "net" e nos catálogos dos fabricantes):

A) O disjuntor em paralelo serve somente para monitorizar a condição dos fusíveis.

Por analogia, ninguém questiona como se comporta um filamento isolado de um condutor multifilar, quando este está em carga.
multifilar.jpg
Por analogia, ninguém põe em causa a eficácia do filamento indicador de fusão de um fusível cerâmico.
fuse.gif
Por que razão desconfiamos então do circuito paralelo (apresentado por Blima) idêntico aos representados acima?

Não é raro, especialmente quando se protegem semicondutores, monitorizar em permanência o estado dos fusíveis. Era comum especialmente em equipamentos com origem na indústria alemã (Siemens, SEL – Standard Elektrik Lorenz). Talvez a forma mais corrente, e mais económica, seja a aplicação de microcontactos sobre o corpo do próprio fusível cujo percutor ou indicador de fusão accionará o microcontacto.
Actualmente, quase todos os fabricantes de protecções (Ferraz, Siemens, ABB, Dold) apresentam soluções mais “modernas” e pouco originais, porque o princípio é exactamente o mesmo de à decadas. O princípio está ilustrado abaixo:
monit.gif
Para não me alongar, ficamos pelo A)

Cumprimentos
Boa tarde,

Eu por acaso no quadro eléctrico tenho um fusível onde o indicador de fusão está para fora, supostamente actuado, mas ao medi-lo com o multímetro eu tenho continuidade entre os terminais. Isto é sinal de que ele fundiu por dentro e não está a proteger rigorosamente nada?

Cumps,
Bruno Lima
Atentamente,
Bruno
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por asalopes »

Olá “BLima”,

É com agrado que acompanho o esforço de “Blima” de forma a que todos os que participam nesta troca de opiniões dissipem todas as dúvidas.

Numa tentativa de apoiar esse esforço juntei algumas imagens para transmitir a minha opinião, verifico contudo que tal foi insuficiente.

1 – A imagem do condutor multifilar sugeria que o imaginassem em carga e com um filamento isolado, isto é, nada aconteceria de anormal.

2 – A imagem em corte do fusível cerâmico reforçava a anterior pois que aqui temos uma lâmina calibrada para dezenas ou centenas de Ampere e, em paralelo, um pequeno filamento que não interfere com o circuito, embora também percorrido por corrente.

3 – Quando temos falado em disjuntor deveríamos propriamente continuar com a designação de disjuntor motor (como já aqui foi referido) porque isto é o cerne da questão.
Se fosse utilizado um disjuntor, possivelmente conseguiríamos um calibre comercial a partir de 2 Ampere, o que de facto poderia ter algum significado nesta montagem, mas utilizando um disjuntor motor, tal permite ajustar o seu disparador térmico para 0,13 Ampere (como também foi referido) o que seguramente pouco efeito terá sobre o circuito de 160 Ampere.
A actual série 3RV da Siemens permite regulações a partir de 0,11 Ampere.

4 – Será que ainda é possível confirmar a referência do disjuntor, possivelmente descontinuado?

5 – Quantos contactos auxiliares apresenta?

6 – Em relação ao indicador de fusão “em mau estado” infelizmente acontece mesmo em fusíveis sobresselentes, principalmente devido ao mau acondicionamento ou manipulação.
Se a indicação de fusão fosse real, dificilmente apresentaria continuidade.

7 – Ainda em relação a fusíveis, por cortesia (deduzo que o colega também é responsável de Manutenção) ainda não tinha comentado os fusíveis da foto. Ora bem, o fusível da fase “S” é diferente em marca e possivelmente em características o que pelo menos sugere uma substituição unitária quando as boas práticas da manutenção aconselham a substituição em grupo sempre que se trate de equipamentos importantes, visto que, mesmo não fundindo, os fusíveis alteram as suas propriedades (fusão da areia de quartzo, por exemplo) perdendo as suas características e comprometendo o circuito que protegem. Além disto, deveriam ser de característica “ultra rápidos” para a aplicação em causa (ponte de tiristores, creio) como também alguns colegas referiram e o próprio esquema impõe.

Espero ter dissipado mais dúvidas das que, seguramente, criei.

Peço desculpa de me ter alongado novamente (abusam da paciência do Administrador).

Cumprimentos
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Contacto:

Mensagem por BLima »

Viva colegas,

De facto o Asalopes disse tudo. Vou substituir os fusíveis.

Obrigado pela sua explicação.

Cumprimentos,
BLima
Atentamente,
Bruno
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por asalopes »

Olá

Consegui duas páginas de catálogo SIEMENS que acrescentam credibilidade ao anteriormente já discutido.

Pena não ser tudo em português.
Disjuntor 3RV.pdf
(1.39 MiB) Transferido 136 vezes
Siemens fuse monitoring 3RV16 11.pdf
(931.11 KiB) Transferido 134 vezes
Cumprimentos
Responder

Voltar para “Dúvidas”