Boas pessoal
Da experiencia que tenho e de alguns projectos de LAMT que fui fazendo, não desconsiderando tudo o que já foi dito, considero que para se fazer um projecto deste tipo deverão seguir-se os seguintes passos:
- No caso de linhas de alimentação de PT's deverá préviamente, junto da EDP da zona, acordar o tipo e secção do condutor (linha) a utilizar, normalmente agora utiliza-se o ASTER 55. (a secção depende da potência), a tração da linha, normalmente entre 7 a 9 daN e o apoio para a derivação;
- No fim destes pontos definidos, deve e recomendo uma ida ao local para se fazer um primeiro esboço do traçado, bem como a definição do local dos apoios, para que o topografo não vá "às escuras" para o terreno. Pode depois fazer ajustes, até porque com o cálculo mecânico quase sempre há ajustes a fazer;
- Com o levantamento topográfico completo do local de implantação da linha, procede-se à escolha dos vãos, em função do terreno, ao cálculos dos esforços nos apoios, e ao cálculo das flechas máxima e flechas de trabalho. Quanto a programas de cálculo de esforços e flechas eu proprio desenvolvi o meu programa numa folha excel. As fórmulas de cálculo de esforços dos apoios encontram-se explicadas numa publicação da DGEG "Recomendações para linhas aéreas de MT até 30kV" e para o cálculo das flechas aplica-se a equação dos estados, resolvida em função de "L", o que dá uma equação de 3º grau. A equação de 3º grau tem 3 raizes (1 real e 2 imaginárias), a raiz real dá o valor da flecha.
- O desenho do perfil da linha (Planta parcelar) e a planta de implantação normalmente faço em AutoCad, na qual já tenho os modelos tipo da EDP, que eles próprios disponibilizam, para que a grelha seja universal.
Espero ter ajudado.
Quanto às folhas de cálculo, como calculam não vou disponibilizar, pois deram-me imenso trabalho e umas boas horas a partir a cabeça. Posso dar algumas dicas, quem estiver interessado contacta-me por mensagem.
Cumprimentos,
Bruno Duarte
Linha de MT
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 out 2006, 12:31
- Been thanked: 3 times
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 24 jun 2014, 23:29
Re: Linha de MT
O Bruno disse quase tudo.
Convém ressalvar que variando de zona para zona do país, poderão obrigar à implantação de seccionador de arranque de ramal, seccionador vertical de protecção ao TP, bem como anti-ninhos, reforço de isolamento, etc.
Convém ressalvar que variando de zona para zona do país, poderão obrigar à implantação de seccionador de arranque de ramal, seccionador vertical de protecção ao TP, bem como anti-ninhos, reforço de isolamento, etc.
Miguel Simões
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 18 abr 2016, 20:24
- Has thanked: 1 time
Re: Linha de MT
Boa tarde,
Alguém me sabe dizer se existe alguma tabela (actualizada) com as distâncias dos condutores à cabeça do poste consoante o tipo de armação a considerar?
Cumprimentos
RCardoso
Alguém me sabe dizer se existe alguma tabela (actualizada) com as distâncias dos condutores à cabeça do poste consoante o tipo de armação a considerar?
Cumprimentos
RCardoso