ligação de disjuntor em caravana

asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Been thanked: 80 times

Re: ligação de disjuntor em caravana

Mensagem por asalopes »

Olá,

Voltando ao DL 393/85 - Regulamento de Segurança de Instalações Eléctricas de Parques de Campismo e de Marinas (RPCM):

ARTIGO 2.º
Campo de aplicação

1 - O presente Regulamento aplica-se às seguintes instalações eléctricas:
a) …;
b) …;
c) Instalações interiores de caravanas alimentadas em baixa tensão e dimensionadas para uma potência de 3,3 kVA (atualmente 3,45KVA).

(Nota: Para tendas prever 0,15KVA)

Tendo este valor de potência como referência, vejamos como os fabricantes equipam as caravanas:
1 - STE-48.jpg
2 - NE143_RM.jpg
3 - NE2006A-CWS.jpg
4 - ESM4.jpg
4 - ESM4.jpg (119.47 KiB) Visto 2182 vezes

Como podemos verificar as soluções são muito idênticas.
É suposto também os particulares seguirem e respeitarem os Regulamentos e regras de sgurança.

Cumprimentos.
ritracleo
Curioso
Curioso
Registado: 09 jul 2011, 11:42

Mensagem por ritracleo »

boa noite,sr. asalopes, compreendo a sua preocupação a dedicação,infelizmente os parques optão pela solução má pois pelo que tenho visto e presenciado pelos parque que frequento,realmente o quadro que eles têm á dispocição não tem muitas condições. A energia fornecida pela grande ou posso mesmo dizer todos os parques é de 6 amp e nada mais ,seja para tendas ou para caravanas.
quanto aos exeplos que mostra e pelo que entendo, todos os aparelhos são para uma carga superior aos 6amp (10amp) o que de todo não me resolve o problema,ainda tentei encontrar uma caixa de fusiveis como mostra a imagem ,mas não encontrei,dai ter preferido a solução atual,um disjuntor de máquinas que dá para regular e aproveitar ao maximo os 6 amp, regulando para 5.8 ou 5.9 amps.
penso ter feito uma boa escolha,já está tudo ligado só falta mesmo testar,e ver se alguma coisa ficou mal ligada.
já agora de uma vista de olhos e comente.obrigado
Anexos
disjuntor.png
disjuntor.png (12.63 KiB) Visto 2171 vezes
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por asalopes »

Olá,

O que vejo é tão mau que tenho dificuldades em comentar.
(A menos que este tópico seja encomendado).

O esquema não deixa antever sequer uma protecção diferencial.
E contém um erro grave.
A única preocupação parece ser o incómodo de voltar a religar no "pimenteiro".

No dia em que ocorrer um acidente (esperemos que nunca), vai ser melhor que todo o Parque de campismo fique às escuras (e até a barragem de Castelo do Bode e a Termoeléctrica do Pêgo, por simpatia) do que termos que lamentar algum infortúnio pessoal.

Apesar dos desenhos simpáticos, já teria sido melhor tirar uma fotografia ao QE do parque e da Caravana bem como revelar as características dos aparelhos a menos que, como já disse, este tópico não passe de uma simulação.

Mas, normalmente, quem não sabe, ensina!

Cumprimentos.
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por asalopes »

Olá,

Como complemento ao que tem sido discutido, deixo em Anexo o esquema integral de uma caravana CAMEO:
(Com toda a parte DC, de que ainda não se falou).
CAMEO_535.pdf
(109.83 KiB) Transferido 222 vezes

Cumprimentos.
Anexos
CAMEO 535-SL.jpg
ritracleo
Curioso
Curioso

Mensagem por ritracleo »

boa noite, fui tirar algumas fotos da minha caravana,muito mais velha do que essa.
a ligação á caravana é feita por um cabo que vai destribuir a corrente ,passando por 2 fusiveis e algumas placas de junção.nada mais.Sempre funcionou desta forma e sem problema.
O que pretendo é tirar os fusiveis e colocar o disjuntor para destribuir a energia pela caravana toda(tomadas e interrupetores). Nem sei o que dizer mais quanto a isto,ou estou a explicar-me mal ou então eu não consigo entender o vosso raciocinio.deixo algumas fotos.
Anexos
ficha de entrada/ligação na caravana
ficha de entrada/ligação na caravana
ritracleo
Curioso
Curioso

Mensagem por ritracleo »

mais fotos
Anexos
a alteração que fiz para eliminar a antiga destribuição e recepção da corrente eletrica
a alteração que fiz para eliminar a antiga destribuição e recepção da corrente eletrica
fusiveis que todas as tomadas teem 2
fusiveis que todas as tomadas teem 2
placa de junção para ligação dos fios e destribuição dos mesmos
placa de junção para ligação dos fios e destribuição dos mesmos
interior da caravana onde a energia vai ser destribuida
interior da caravana onde a energia vai ser destribuida
cabo de ligação entre o quadro do parque e a caravana
cabo de ligação entre o quadro do parque e a caravana
ritracleo
Curioso
Curioso

Mensagem por ritracleo »

com isto tudo e atendendo a minha caravana que é velhinha queria mesmo uma ajuda dentro das minhas possibilidades e como podem ver ,limitado.

alguem que dê uma ajuda??
obrigado
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por asalopes »

Olá,

Falta ainda saber quais são as características dos aparelhos que estão no Quadro Eléctrico que alimenta as caravanas:

- Calibre e tipo de disjuntor;
- Se tem protecão diferencial;
- tipo de tomada de saída
- etc.

Averiguar também se aquele QE está conforme os Regulamentos.
(Em Anexo segue um "Regulamento de electricidade de um Parque de Campismo".

Cumprimentos.
ritracleo
Curioso
Curioso

Mensagem por ritracleo »

boa tarde, em relação aos parques não consigo dizer,penso que cumprem a lei e deve haver fiscalização. o que lhe posso dizer é que antes de eu fazer estas mudanças ,sempre que ia acampar bastava ligar o meu cabo á tomada do parque e tinha luz.. e cada tomada do pimenteiro tem um disjuntor associado,que desliga quando uso mais do que 6Amp na minha caravana.
quanto á minha ligação,ainda não testei, está tudo bem?
obrigado
ritracleo
Curioso
Curioso

Mensagem por ritracleo »

boa noite pode avaliar minha ligação
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por asalopes »

Olá,

Pela avaliação das fotos percebe-se que vai ser necessário investir mais na segurança.

Partindo do princípio que a caravana não ficará "amarrada" num Parque, ficamos sempre condicionados pelas mais variadas condições de fornecimento de energia que encontrarmos.

A maneira mais adequada de fazer face a esta situação é preparar o equipamento de forma REGULAMENTAR e segura:

1) Começo por sugerir a substituição da extensão de alimentação (tomada e ficha).
Extensão 10m.JPG
Este é o tipo adequado e não poderá exceder os 25 metros.
(É comum os utilizadores disporem de adaptadores, para evitar surpresas por esses Parques fora).
Conversão euro.jpg
Conversão euro.jpg (24.38 KiB) Visto 2133 vezes
Conversão uk.jpg
Conversão uk.jpg (19.83 KiB) Visto 2133 vezes

2) Sugiro também a substituição da tomada da Caravana:
xt158 flush fitting hook up plug.jpg
xt158 flush fitting hook up plug.jpg (55.59 KiB) Visto 2130 vezes
- A partir destas melhorias podemos partir para o estabelecer das protecções adequadas mas, depois das sugestões apresentadas, o colega optou por uma solução (?) que não garante a segurança dos utilizadores e, contrariamente ao que pretendia, fica quase com a certeza de que em caso de curto-circuito, o primeiro disjuntor a disparar será o do Parque (!).

Cumprimentos.
ritracleo
Curioso
Curioso

Mensagem por ritracleo »

boa noite sr asalopes,é com muita satisfação que vejo muitas propostas seguras para um bom trabalho,mas na minha "aventura" e tentativa de mudar o sistema eletrico da minha velhinha caravana,não pretendo investir muito.
pretendia realmente tentar evitar a tál situação ,do desarme do disjuntor do parque, e como tal optei por ,já que estou a mexer, troco os fusiveis por um pequeno quadro com disjuntores.onde com o equipamento que tenho ,consigo condicionar toda a energia para esse mesmo quadro,e ter acesso a tudo.o que me era dificil em algumas situações quando queimava os fusiveis.
Como mencionei anteriormente,apesar de não ser/parecer seguro,todo o equipamento que tenho, é o que tenho utilizado,e felizmente nunca tive problema,,realmente quando tenho mais amigos,utilizo alguns aparelhos que excedem o valor fornecido.(por distração) e lá se vais o disjuntor.
Não pretendo de todo decepcionar ,mas atendendo ao pouco dinheiro,não vou comprar nada,tudo bem que a segurança esta primeiro,concordo e muito. mas tem servido comigo há já pelo menos uns 5 ou 6 anos. gostaria sim de um parecer quanto á ligação.
Se o aparelho serve?
Se faz o que eu pretendo,ou se tenho que colocar mais alguma coisa?
Se está mal ou bem ligado?
Se no caso de um curto circuito esto protegido?
etc...
obrigado
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
ritracleo Escreveu:boa noite sr asalopes,é com muita satisfação que vejo muitas propostas seguras para um bom trabalho,mas na minha "aventura" e tentativa de mudar o sistema eletrico da minha velhinha caravana,não pretendo investir muito.
pretendia realmente tentar evitar a tál situação ,do desarme do disjuntor do parque, e como tal optei por ,já que estou a mexer, troco os fusiveis por um pequeno quadro com disjuntores.onde com o equipamento que tenho ,consigo condicionar toda a energia para esse mesmo quadro,e ter acesso a tudo.o que me era dificil em algumas situações quando queimava os fusiveis.
Como mencionei anteriormente,apesar de não ser/parecer seguro,todo o equipamento que tenho, é o que tenho utilizado,e felizmente nunca tive problema,,realmente quando tenho mais amigos,utilizo alguns aparelhos que excedem o valor fornecido.(por distração) e lá se vais o disjuntor.
Não pretendo de todo decepcionar ,mas atendendo ao pouco dinheiro,não vou comprar nada,tudo bem que a segurança esta primeiro,concordo e muito. mas tem servido comigo há já pelo menos uns 5 ou 6 anos. gostaria sim de um parecer quanto á ligação.
Se o aparelho serve?
Se faz o que eu pretendo,ou se tenho que colocar mais alguma coisa?
Se está mal ou bem ligado?
Se no caso de um curto circuito esto protegido?
etc...
obrigado
Já foi descrito o que é necessário para cumprir com a lei.
Se está à espera, que haja um técnico para dizer que está bem o que quer fazer, não acredito.
Não quer cumprir com as regras em vigor.

Aconselho aos membros a terem cuidado com as respostas.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ritracleo
Curioso
Curioso

Mensagem por ritracleo »

Bom dia, a caravana é de 1974 e de fabrica vinha como estava, aquela gambiarra e todas as ligações que lhe mostrei, entrada de tomada, fusiveis. Etc...
Pretendo eliminar os fusivei e colocar um disjuntor, para um melhor acesso, e qualidade. Não vejo onde é que não pode avaliar o meu trabalho!! E tambem não entendo porque é que no é seguro!!
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

aqui temos outra "telenovela", não haverá por aí quem esteja disposto a dizer o que o ritracleo quer ouvir?

Ohmico
Responder

Voltar para “Dúvidas”