Remodelação eléctrica da cozinha

Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 out 2009, 17:03
Has thanked: 1 time
Been thanked: 18 times

Re: Remodelação eléctrica da cozinha

Mensagem por Narciso Ferreira »

Boas
Portanto não sei o que é que se custuma mais..... ou melhor o que é de facto melhor para a proteção de todos os circuitos da cozinha? os 30mA ou os 300mA?
depende disto!
image_gallery.bmp
image_gallery.bmp (141.1 KiB) Visto 2192 vezes
Nos WCs é obrigatório.
Quanto aos disjuntores esse de 1P+N são caríssimos fogo... até ia caindo para o lado.... e depois depende dos "KA" para o preço ser ainda maior ou não, mas isso dos KA ainda não percebi bem o que é, mas já estou a ler para aprender, aliás já sei que é o poder de corte...
Os KA == p.d.c. poder de corte "é a corrente máxima admissível que o disjuntor suporta sem sofrer dano em caso de curto-circuito"
Os disjuntores 1P+N que se referem são destes certo?
Sim! mas há outras marcas, essa é uma das melhores.
Estes são da antiga Merlin Gerin (actual Schneider) entra a fase e o neutro no mesmo disjuntor, estou correcto? É destes disjuntores que devo colocar?
Não é obrigatório! nem protege mais. só torna mais fácil identificar avarias e enquanto estas não forem resolvidas pode manter o circuito avariado desligado sem interferir com os circuitos restantes mantendo o resto da instalação a funcionar normalmente.
DCautosport
Curioso
Curioso
Registado: 18 nov 2013, 17:19
Has thanked: 14 times

Mensagem por DCautosport »

Tirando conclusões da sua mensagem atesto que:

Para escolher o mA mais correcto depende do valor terra que possuo, só na posse desse valor escolherei de forma correcta o mA...
No W.C. é obrigatório ter um diferencial com um baixo mA.

Se o KA é a corrente máxima em curto circuito que o disjuntor suporta sem se estragar, então depreendo que quantos mais KA melhor.

Que os disjuntores que estão na foto serão uma boa compra, se a bom preço (usados)...

Imagem

Narciso Ferreira Escreveu:Não é obrigatório! nem protege mais. só torna mais fácil identificar avarias e enquanto estas não forem resolvidas pode manter o circuito avariado desligado sem interferir com os circuitos restantes mantendo o resto da instalação a funcionar normalmente.
Aqui é que ainda não percebi bem, então se for com um disjuntor normal essa funcionalidade não se iria manter??? desligar o disjuntor do circuito que está em curto.... e todos os outros se iram manter funcionais... apenas o desligado não... pensei que "protege-se" mais, porque tanto detectaria curto circuito na fase como no neutro... !!!!???? :?: :?: :?:
Criticar é fácil.... Difícil é ajudar....
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
No caso de instalações com disjuntor de corte de fase+neutro, torna-se mais facil detetar eventuais avarias, e em caso de avarias, basta desligar o disjuntor do circuito em avaria, e os restantes circuitos continuam a funcionar normalmente.
Se usar apenas disjuntores unipolares, e tiver uma passagem entre neutro e terra, mesmo desligando o disjuntor unipolar, o defeito continua, e todos os circuitos protegidos por esse ID, ficam sem funcionar, até que se repara a avária.
Portanto apesar de não ser obrigatório o uso de disjuntorers de corte de fase+neutro, é sempre uma solução a ter em conta, o bolso do cliente é que manda, pois a diferença entre estes disjuntores é muito elevada, daí o uso normal em habitação ser disjuntor unipolar, e de 3KA.

DCautosport Escreveu:Tirando conclusões da sua mensagem atesto que:

Para escolher o mA mais correcto depende do valor terra que possuo, só na posse desse valor escolherei de forma correcta o mA...
No W.C. é obrigatório ter um diferencial com um baixo mA.

Se o KA é a corrente máxima em curto circuito que o disjuntor suporta sem se estragar, então depreendo que quantos mais KA melhor.

Que os disjuntores que estão na foto serão uma boa compra, se a bom preço (usados)...

Imagem

Narciso Ferreira Escreveu:Não é obrigatório! nem protege mais. só torna mais fácil identificar avarias e enquanto estas não forem resolvidas pode manter o circuito avariado desligado sem interferir com os circuitos restantes mantendo o resto da instalação a funcionar normalmente.
Aqui é que ainda não percebi bem, então se for com um disjuntor normal essa funcionalidade não se iria manter??? desligar o disjuntor do circuito que está em curto.... e todos os outros se iram manter funcionais... apenas o desligado não... pensei que "protege-se" mais, porque tanto detectaria curto circuito na fase como no neutro... !!!!???? :?: :?: :?:
Cpts.
Energy
DCautosport
Curioso
Curioso

ENERGY Escreveu:Boas
No caso de instalações com disjuntor de corte de fase+neutro, torna-se mais facil detetar eventuais avarias, e em caso de avarias, basta desligar o disjuntor do circuito em avaria, e os restantes circuitos continuam a funcionar normalmente.
Se usar apenas disjuntores unipolares, e tiver uma passagem entre neutro e terra, mesmo desligando o disjuntor unipolar, o defeito continua, e todos os circuitos protegidos por esse ID, ficam sem funcionar, até que se repara a avária.
Portanto apesar de não ser obrigatório o uso de disjuntorers de corte de fase+neutro, é sempre uma solução a ter em conta, o bolso do cliente é que manda, pois a diferença entre estes disjuntores é muito elevada, daí o uso normal em habitação ser disjuntor unipolar, e de 3KA.
Obrigado pela explicação.... Já percebi a diferença... como tal irei optar pela escolha desse com corte de fase e neutro iguais aos da foto... embora mais (muito mais) caros se são melhores e podem facilitar o dia de amanha estou in....
Tenho aprendido muito aqui... só tenho a agradecer a quem dedica um pouco do seu tempo nas explicações que me fazem... a todos o meu muito obrigado. :roll:
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda

Boas

Entretanto a minha net foi-se a baixo e o colega Energy já deu mais umas dicas.

já não vou acrescentar muito mais mas como isto já está escrito aqui vai.

Num disjuntor 1P+N só o pólo da fase é que faz protecção o neutro é só interruptor.

A vantagem deste tipo de disjuntor é: vamos supor que dispara um diferencial, "estamos com um problema de passagem de neutro para a massa == terra em algum equipamento ou parte da instalação", mas não sabemos onde?

1º desligamos todos os disjuntores correspondentes a esse diferencial.

2º ligamos o diferencial.

3º vamos ligando os disjuntores um a um até identificar o circuito com a avaria "por ex: Forno" podemos ir lá e desligar os fios ou então manter o disjuntor desligado para que o diferencial não dispare fica sem forno mas o resto da instalação funciona sem problemas.

Se for com disjuntores 1P : vamos supor que dispara um diferencial, "estamos com um problema de passagem de neutro para a massa == terra em algum equipamento ou parte da instalação", mas não sabemos onde?

1º desligamos todos os disjuntores correspondentes a esse diferencial.

2º tentamos ligar o diferencial, mas ele não rearma porque a passagem está pelo neutro que se juntam todos num barramento. e agora qual é o circuito que está com passagem? pode não ser difícil detectar o problema!

-1º passo: desligar todas as fichas de equipamentos que estejam ligadas nas tomadas, que no caso dos electrodomésticos embutidos, exaustores, fornos, etc... por vezes não são muito acessíveis.

-2º passo: vamos outra vez ao quadro tentar ligar o diferencial se este já rearmar é ir metendo as fichas uma a uma até disparar o diferencial e está detectada a avaria.

E se o diferencial continua a disparar mesmo com as fichas fora?

só resta fazer uma coisa: abrir o quadro, ir ao barramento de neutros, desligar todos os neutros e ir testando um a um até encontrar o circuito com fuga. "o mesmo se aplica se for para medir a fuga de isolamento com o megaohmímetro" já apanhei alguns biscates destes e não gosto muito de os fazer, no fim o quadro está parcialmente desmontado, nunca mais fica tudo direitinho como estava e isto só para descobrir qual o circuito que provoca o disparo.

Mesmo assim, quer num tipo de disjuntor ou no outro, e depois de saber qual o circuito com o problema, podemos ter que andar à procura da avaria na instalação, para por vezes encontrar o problema num balastro duma luminária, uma tomada num canto onde a parede meteu humidade e não é visível por fora, etc..., mas se temos várias tomadas ou luminárias penduradas no mesmo circuito torna-se mais difícil encontrar pode ser a primeira ou a ultima.

Aqui costumo falar numa regra que não é obrigatória: tentar distribuir a instalação por um numero maior de circuitos e de diferenciais.

Posso dar um ex: é claro que depende do orçamento!

Para além do corte geral, barramento geral, cortes para possíveis quadros parciais, descarregador de sobre-tensões, etc..., eu colocaria:

1- ID para iluminação de quartos e wcs privados.
1.1- .um circuito por quarto e wc.

1- ID para tomadas de quartos e wcs privados.
1.1- um circuito por quarto e wc.

1- ID para aquecimento eléctrico "no caso de existir.
1.1 um circuito por zona.

1- ID para iluminação de zonas comuns.
1.1 dividir por o maior numero de circuitos possível.

1- ID para tomadas de zonas comuns.

1- ID para iluminação exterior.

1 ID para electrodomésticos e tomadas balcão da cozinha.
1.1 um circuito por cada electrodoméstico, um para para cada 4 tomadas do balcão. nestas normalmente liga-se maquina de café, torradeira, etc... .

isto assim a olhometro, em trifásico era preciso um quadro para aí com 140 ou 150 módulos.
DCautosport
Curioso
Curioso

Realmente analisando assim a coisa ao pormenor graças a excelente explicação do caríssimo Narciso Ferreira é de facto de extrema importância a instalação desses disjuntores 1P+N e pode não ser norma obrigatória mas é importantíssimo para posteriormente se detectar avarias e facilitar o uso de outros circuitos que podem se manter funcionais desligando apenas o circuito avariado... irei colocar desses disjuntores sem sombra de duvidas... estou convencido... poderei é eventualmente não colocar para já tantos interruptores diferenciais como sugerido pois apenas vou remodelar cozinha, e deixar já preparada a remodelação do WC com a passagem do tubo anelado que terá de passar nas paredes da cozinha... mas para cada remodelação que irei fazer colocarei tudo desses disjuntores protegido por interruptores diferenciais dividido por mais circutos...
Então assim na cozinha eu deveria ter um interruptor diferencial a proteger todo o circuito, outro só para as tomadas e outro só para iluminação... depois vou investindo em mais interruptores diferenciais conforme as divisões a remodelar... que acham??? Já tou a ver é que o quadro de 42 módulos não vai chegar... lol lol
Mas depois colocarei outro quadro parcial só na garagem para essa mesma zona onde levará a espécie de lavandaria com a máquina de lavar roupa e ferro etc... pode ser que consiga com esse quadro da hager alfa gl42pp com os 42 modulos... ou devo comprar já outro superior??? Se sim qual sugestoes???
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda

Boas

Como mínimo:
1- Corte geral (interruptor)
1- ID iluminação geral
1- ID tomadas geral
1- ID electrodomésticos "que é nestes que acontecem a maior parte das avarias"
1- ID iluminação exterior no caso de existir

Não esquecer que o IN, do interruptor geral e dos IDs, tem que ser superior à potência contratada, ou então tem que ser protegidos com um disjuntor.
ex: potência contratada de IC-45A e colocar um ID com IN-40A, tem que colocar um disjuntor com IC-32A a montante do ID, ou então colocar ID com IN-63A.

para dimensionar um quadro depende se é trifásico ou monofásico, porque os equipamentos trifásicos em geral tem o dobro do tamanho ou mais, e fazer a soma dos módulos que vão ser aplicados, e multiplicar por 1.30 "30% de reserva".
DCautosport
Curioso
Curioso

Narciso Ferreira Escreveu:Boas

Como mínimo:
1- Corte geral (interruptor)
1- ID iluminação geral
1- ID tomadas geral
1- ID electrodomésticos "que é nestes que acontecem a maior parte das avarias"
1- ID iluminação exterior no caso de existir

Não esquecer que o IN, do interruptor geral e dos IDs, tem que ser superior à potência contratada, ou então tem que ser protegidos com um disjuntor.
ex: potência contratada de IC-45A e colocar um ID com IN-40A, tem que colocar um disjuntor com IC-32A a montante do ID, ou então colocar ID com IN-63A.

para dimensionar um quadro depende se é trifásico ou monofásico, porque os equipamentos trifásicos em geral tem o dobro do tamanho ou mais, e fazer a soma dos módulos que vão ser aplicados, e multiplicar por 1.30 "30% de reserva".
Assim farei...
colocarei esses ID todos que me refere...

Deixem-me esclarecer aqui mais uma duvida que ainda persiste,

ID significa interruptor diferencial certo?

Interruptor de corte geral é um Interruptor especifico para tal? então de quanta potência devo colocar esse interruptor de corte geral? se vou ter a potencia contratada de 45A mas queria deixar a jeito para um dia mais tarde se houver necessidade colocar os 60A (máximo permitido em monofásico) qual é o IN indicado do interruptor de corte?

O ID irá proteger pessoas ou animais contra contactos directos ou indirectos perante correntes de fuga, ou seja corrente caso um electrodoméstico esteja a passar corrente directa pela carcaça do mesmo por exemplo, certo?

Então e a proteção térmica contra sobreaquecimentos dos fio por exemplo?
Ou dos próprios choques eléctricos?
Proteção magnotérmica acho que é assim que se chama, o que protege isto são os disjuntores diferenciais a quem chamam de DD (disjuntor diferencial) ou DDR (disjuntor diferencial Residual) acho que são ambos o mesmo mas com nomes diferentes o DD ou o DDR, a duvida é se "quem" me vai fazer esta proteção são os 1P+N ???
Ou seja se os tais disjuntores 1P+N (que vou colocar) vai me fazer essas proteções todas que o interruptor diferencial não faz?
Ainda em suma se com ambos em conjunto ficarei totalmente protegido em termos eléctricos para um eventual... qualquer coisa seja lá o que for, desculpem esta pergunta toda assim tão minuciosa mas com crianças (e com algumas limitações) em casa é sempre bom ter a certeza de estamos o mais seguro possível...

Obrigado.
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda

Boas
ID significa interruptor diferencial certo?
Correcto! Protege pessoas ou animais contra contactos directos ou indirectos.

Interruptor de corte geral é um Interruptor especifico para tal?
É como se fosse um disjuntor, mas só serve para interromper a passagem de energia, não faz de disjuntor nem de diferencial.
Para 45A- IG == interruptor geral 2P IN-63A
Para 60A- IG == interruptor geral 2P IN-80A

Então e a proteção térmica contra sobreaquecimentos dos fio por exemplo?
Isso são os disjuntores de cada circuito que fazem a protecção, quer térmica "no caso de sobrecarga", quer magnética " no caso de curto-circuito".

Um ID == interruptor diferencial " função de interruptor e diferencial. não se deve utilizar como interruptor de corte de energia no dia a dia, mas deve-se fazer o teste todos os meses" (carregar no botãozinho de teste).

Um DD == disjuntor diferencial " função de disjuntor magneto-térmico e diferencial. não se deve utilizar como interruptor de corte de energia no dia a dia, mas deve-se fazer o teste todos os meses" (carregar no botãozinho de teste).

os IDs tem que ter um IN superior à potência contratada da mesma forma que o IG, ou então coloque DD "mas estes são muito caros", outra opção é colocar disjuntor+diferencial que fica mais barato que o DD", assim como pentes e fios dentro do quadro tem que suportar essa corrente.
DCautosport
Curioso
Curioso

Narciso Ferreira Escreveu:
É como se fosse um disjuntor, mas só serve para interromper a passagem de energia, não faz de disjuntor nem de diferencial.
Para 45A- IG == interruptor geral 2P IN-63A
Para 60A- IG == interruptor geral 2P IN-80A
Neste caso poderei até colocar já um interruptor geral de 80A mesmo tendo apenas potencia contratada de 45A à EDP ficando assim já preparado para um dia mais tarde, ou não devo fazer isso, e devo colocar apenas um de 63A por agora, e mais tarde logo se vê...???
Narciso Ferreira Escreveu:Então e a proteção térmica contra sobreaquecimentos dos fio por exemplo?

Isso são os disjuntores de cada circuito que fazem a protecção, quer térmica "no caso de sobrecarga", quer magnética " no caso de curto-circuito".

Um ID == interruptor diferencial " função de interruptor e diferencial. não se deve utilizar como interruptor de corte de energia no dia a dia, mas deve-se fazer o teste todos os meses" (carregar no botãozinho de teste).

Um DD == disjuntor diferencial " função de disjuntor magneto-térmico e diferencial. não se deve utilizar como interruptor de corte de energia no dia a dia, mas deve-se fazer o teste todos os meses" (carregar no botãozinho de teste).
Então estes disjuntores que me aconselharam a colocar (1P+N) são os chamados de disjuntores diferenciais vulgos DD estou correcto???
Narciso Ferreira Escreveu:os IDs tem que ter um IN superior à potência contratada da mesma forma que o IG, ou então coloque DD "mas estes são muito caros", outra opção é colocar disjuntor+diferencial que fica mais barato que o DD", assim como pentes e fios dentro do quadro tem que suportar essa corrente.
Portanto farei como no esquema que me enviou;
IG- Interruptor de Corte Geral de 63A ou de 80A
ID- Interruptor Diferencial de 63A a proteger todo o circuito da cozinha.
DD- Disjuntor diferencial (1P+N) para cada circuito ou para cada Electrodoméstico.
Pentes ou fios dentro do quadro na secção de 16mm2. (Não sei se há pentes de 16mm2, mas também se não houver faço tudo em fio dessa medida conforme me aconselhou, nem sei se há pentes específicos para cada marca de disjuntores ou se os pentes são digamos "standard").
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda

Neste caso poderei até colocar já um interruptor geral de 80A mesmo tendo apenas potencia contratada de 45A à EDP ficando assim já preparado para um dia mais tarde, ou não devo fazer isso, e devo colocar apenas um de 63A por agora, e mais tarde logo se vê...???
Pode colocar já de 80A.

Então estes disjuntores que me aconselharam a colocar (1P+N) são os chamados de disjuntores diferenciais vulgos DD estou correcto???
Não!

isto é um disjuntor 1P+N diferencial "DD ou DDR" (e estes são bem mais caros que os DPN)
Disjuntor Diferencial Schneider.jpg
Disjuntor Diferencial Schneider.jpg (22.76 KiB) Visto 2137 vezes

isto é um disjuntor 1P+N "DPN"
disjuntor 1P+N.jpg
disjuntor 1P+N.jpg (8.73 KiB) Visto 2141 vezes
DCautosport
Curioso
Curioso

Hum..... Então algures entre isto que escrevi já com as devidas correções:
Portanto farei como no esquema que me enviou;
IG- Interruptor de Corte Geral de 63A ou de 80A
ID- Interruptor Diferencial de 63A a proteger todo o circuito da cozinha.
DPN- Disjuntor (1P+N) para cada circuito ou para cada Electrodoméstico.
Pentes ou fios dentro do quadro na secção de 16mm2.
Algures entre isto que escrevi então ainda devo de colocar um DD (Disjuntor Diferencial) para ficar então totalmente protegido. ????
Se sim entre o quê devo colocar e de que tipo e potência?

Desculpem lá estar a ser tão chato, e obrigado por toda a ajuda prestada.
Obrigado
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda

pode fazer assim
Novo estudo - 30 01 2016.pdf
(15.1 KiB) Transferido 167 vezes
ou então colocar DD em vez de disjuntor + diferencial "a diferença de preço não deve ser muita"
no caso de colocar DDs podem ser de 40A

desta forma no caso de meter 60A, o máximo disponível por zona é de 40A, imagine que na parte da cozinha atinge 40A de consumo, continua com 20A disponíveis na outra zona, pode haver um disparo da zona da cozinha, mas sem haver disparo do DCP"edp", este só vai disparar no caso de ultrapassar os 60A no total 40A+20A+++
DCautosport
Curioso
Curioso

Narciso Ferreira Escreveu:pode fazer assim
Novo estudo - 30 01 2016.pdf
ou então colocar DD em vez de disjuntor + diferencial "a diferença de preço não deve ser muita"
no caso de colocar DDs podem ser de 40A

desta forma no caso de meter 60A, o máximo disponível por zona é de 40A, imagine que na parte da cozinha atinge 40A de consumo, continua com 20A disponíveis na outra zona, pode haver um disparo da zona da cozinha, mas sem haver disparo do DCP"edp", este só vai disparar no caso de ultrapassar os 60A no total 40A+20A+++
Segundo está neste novo esquema se bem percebi é a colocação de mais um disjuntor 1P+N (semelhante aos que me aconselharam a colocar para cada circuito da cozinha) entre o interruptor de corte geral e o interruptor diferencial certo???
Neste caso concreto estou devidamente protegido? tenho a tal proteção magno-térmica???
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda

Segundo está neste novo esquema se bem percebi é a colocação de mais um disjuntor 1P+N (semelhante aos que me aconselharam a colocar para cada circuito da cozinha) entre o interruptor de corte geral e o interruptor diferencial certo???
Correcto!

Neste caso concreto estou devidamente protegido? tenho a tal proteção magno-térmica???
este disjuntor é para que não passe corrente pelo ID superior ao que ele suporta, para a protecção magneto-térmica dos circuitos já tem os outros disjuntor que estão a seguir ao ID

vamos supor que tem um ID com IN-40A, e liga a vitrocerâmica podem ser 32A, liga o forno podem ser 16A, já atingimos 48A, o ID pode derreter por sobreaquecimento.
Responder

Voltar para “Dúvidas”