Narciso Ferreira Escreveu:Boas
Como mínimo:
1- Corte geral (interruptor)
1- ID iluminação geral
1- ID tomadas geral
1- ID electrodomésticos "que é nestes que acontecem a maior parte das avarias"
1- ID iluminação exterior no caso de existir
Não esquecer que o IN, do interruptor geral e dos IDs, tem que ser superior à potência contratada, ou então tem que ser protegidos com um disjuntor.
ex: potência contratada de IC-45A e colocar um ID com IN-40A, tem que colocar um disjuntor com IC-32A a montante do ID, ou então colocar ID com IN-63A.
para dimensionar um quadro depende se é trifásico ou monofásico, porque os equipamentos trifásicos em geral tem o dobro do tamanho ou mais, e fazer a soma dos módulos que vão ser aplicados, e multiplicar por 1.30 "30% de reserva".
Assim farei...
colocarei esses ID todos que me refere...
Deixem-me esclarecer aqui mais uma duvida que ainda persiste,
ID significa interruptor diferencial certo?
Interruptor de corte geral é um Interruptor especifico para tal? então de quanta potência devo colocar esse interruptor de corte geral? se vou ter a potencia contratada de 45A mas queria deixar a jeito para um dia mais tarde se houver necessidade colocar os 60A (máximo permitido em monofásico) qual é o IN indicado do interruptor de corte?
O ID irá proteger pessoas ou animais contra contactos directos ou indirectos perante correntes de fuga, ou seja corrente caso um electrodoméstico esteja a passar corrente directa pela carcaça do mesmo por exemplo, certo?
Então e a proteção térmica contra sobreaquecimentos dos fio por exemplo?
Ou dos próprios choques eléctricos?
Proteção magnotérmica acho que é assim que se chama, o que protege isto são os disjuntores diferenciais a quem chamam de DD (disjuntor diferencial) ou DDR (disjuntor diferencial Residual) acho que são ambos o mesmo mas com nomes diferentes o DD ou o DDR, a duvida é se "quem" me vai fazer esta proteção são os 1P+N ???
Ou seja se os tais disjuntores 1P+N (que vou colocar) vai me fazer essas proteções todas que o interruptor diferencial não faz?
Ainda em suma se com ambos em conjunto ficarei totalmente protegido em termos eléctricos para um eventual... qualquer coisa seja lá o que for, desculpem esta pergunta toda assim tão minuciosa mas com crianças (e com algumas limitações) em casa é sempre bom ter a certeza de estamos o mais seguro possível...
Obrigado.
Criticar é fácil.... Difícil é ajudar....