Boas.
Mas onde a formação dada para certificação, o tal papel que foi buscar é comparável aos sistemas actualmente no mercado?
Mas eles ensinam o que é um sensor de pressão ... como se mede, o que faz, etc?! Como trabalham os módulos de variação dos compressores, ventiladores, p.e.?! Como se medem os diodos, transistores, etc ... como se faz a modulação de frequência?! Como os "targets" de evaporação e de condensação são atingidos e o seu desenrolar no trabalho do sistema?! Claro que não! Eu fui lá fazer os exames, por acaso não achei necessário tirar a formação, pois humildemente penso que 30 e tal anos nisto acho que os conhecimentos são suficientes, e apanhei um choque nos exames que pensei que tinha voltado ao passado ... claro que culpo o sistema mas não os meios humanos pois eles tocam a batuta à vontade de quem se enche, se bem que deveriam de contestar mais o "sistema". Já pareço o Dias da Cunha ... lol
Os flurados p.e. aquilo nada tem a ver com recolha de fluido, mas pronto ...
Quanto ao resto você vai medir um VRV, VRT, VRF ou outro com falta de fluido com uns manómetros, e verifica que as temperaturas de saturação de condensação e evaporação estão boas ... só para dar um exemplo. Com 3 ferramentas apenas você analisa tudo até uma eficiência de uma instalação (irónico).
Sugiro que veja os códigos de anomalias de várias marcas e vai ver que nem tudo vai cair no compressor.
Bom, isto já vai longo ...
CumpS!