Ligar candeeiro no interruptor

Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Enviou: 5 vezes

Re: Ligar candeeiro no interruptor

Mensagem por Nelson Pinho »

justme Escreveu:
mas eu não percebo porque diz que não faz sentido :?: :!: :?: eu não posso colocar um candeeiro de mesinha de cabeceira ligado a uma tomada que está ligado ao interruptor por a regra 801.5.8 não mo permite certo :?: :?:
Boas,

sim, pode desde que tenha climatização fixa instalada (aquecedor ou AC).

Portanto, colocar no quarto um aquecedor "portátil" ou AC "portátil" não serve (porque não cumpre com o que é imposto), tem que ser fixo (preso à parede).

Até já
ok, logo candeeiro móvel está fora de hipótese...
obrigado e peço desculpa se me interpretou mal...
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Mensagem por ohmico »

Nelson Pinho Escreveu:
ohmico Escreveu:Boas,

"
para a certiel e em vistoria, se tiver a tomada ligada a um candeiro de mesinha de cabeceira por exemplo, aquilo terá ser de ser um circuito de força motriz certo isto é, alimentado por fio de 2,5mm certo ao meter o candeeiro ligado a essa tomada e este a ser accionado pelo interruptor à entrada do quarto por exemplo, isto para a certiel é ilegal certo

explique aqui onde foi buscar essa informação.

Ohmico
porque a certiel diz que apenas são permitidas tomadas ligadas ao circuito de iluminação (e comandadas por aparelhos a ele pertencente) se existir climatização fixa (que neste caso é representada por um aquecedor)... certo :?: :?:
Boas,

você acha correcta a sua atitude, ter uma informação da entidade que tutela a fiscalização das instalações eléctricas e vir ao forum à procura de justificação para, uma ilegalidade?

Desculpe mas não me parece honesto.

Agora a justificação da minha opinião:

A questão que levantaram da eventual ligação,a essa tomada, de um equipamento com consumo superior ao permitido no circuito de iluminação, é para mim uma falsa questão pois é comum a todos os outros circuitos a que se liguem equipamentos com consumo superior àquele para que foi dimensionados.
Daí não ver, em meu entender, qualquer problema na instalação de uma tomada comandada por interruptor e alimentada pelo respectivo circuito de iluminação, desde que na mesma divisão existam tomadas de circuito que permita ligação de aquecimento.

Ohmico
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 24 vezes

Mensagem por justme »

Boas Nelson,
ok, logo candeeiro móvel está fora de hipótese...
Aqui o problema, não é do candeeiro ser "móvel" (amovivel), mas sim do aquecedor ou AC não ser fixo

Um abraço
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda

ohmico Escreveu:
Nelson Pinho Escreveu:
ohmico Escreveu:Boas,

"
para a certiel e em vistoria, se tiver a tomada ligada a um candeiro de mesinha de cabeceira por exemplo, aquilo terá ser de ser um circuito de força motriz certo isto é, alimentado por fio de 2,5mm certo ao meter o candeeiro ligado a essa tomada e este a ser accionado pelo interruptor à entrada do quarto por exemplo, isto para a certiel é ilegal certo

explique aqui onde foi buscar essa informação.

Ohmico
porque a certiel diz que apenas são permitidas tomadas ligadas ao circuito de iluminação (e comandadas por aparelhos a ele pertencente) se existir climatização fixa (que neste caso é representada por um aquecedor)... certo :?: :?:
Boas,

você acha correcta a sua atitude, ter uma informação da entidade que tutela a fiscalização das instalações eléctricas e vir ao forum à procura de justificação para, uma ilegalidade?

Desculpe mas não me parece honesto.

A questão que levantaram da eventual ligação,a essa tomada, de um equipamento com consumo superior ao permitido no circuito de iluminação, é para mim uma falsa questão pois é comum a todos os outros circuitos a que se liguem equipamentos com consumo superior àquele para que foi dimensionados.
Daí não ver, em meu entender, qualquer problema na instalação de uma tomada comandada por interruptor e alimentada pelo respectivo circuito de iluminação, desde que na mesma divisão existam tomadas de circuito que permita ligação de aquecimento.

Ohmico
Caro "Ohmico",

eu não tenho esse conhecimento por parte da Certiel, apenas estava a citar o que o colega "justme" referiu :!: :!:
justme
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por justme »

Boas Nelson,

No seu perfil diz que é estudante e tem 24 anos, mas permita-me uma pergunta:

Qual o seu nível de escolaridade e area de estudos?

Um abraço
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda

justme Escreveu:Boas Nelson,

No seu perfil diz que é estudante e tem 24 anos, mas permita-me uma pergunta:

Qual o seu nível de escolaridade e area de estudos?

Um abraço
estou a terminar o curso de Eng. electrotécnica... porque :?: :?:
justme
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por justme »

Boas,

sendo verdade o que afirma, só encontro uma explicação : tem andado a "brincar" conosco.

Até a próxima
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda

justme Escreveu:Boas,

sendo verdade o que afirma, só encontro uma explicação : tem andado a "brincar" conosco.

Até a próxima
:?: :?: :?:
justme
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por justme »

...

Ohmico
Boas Ohmico,

caso queira participar na discução desta questão, abri um novo tópico sobre o mesmo artigo regulamentar discutido aqui mas sob um ponto de vista diferente: a analise do próprio artigo.

Não o quero fazer aqui, porque apesar de relacionado com o assunto, a intenção aqui incide na aplicação prática desse artigo (quanto a mim estará por demais esclarecido) e não sobre a sua analise.

Portanto se quiser participar nesse debate, transfira o seu ponto de vista para: http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... 79#p104904

Um abraço
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

justme Escreveu:
Se é para citar regulamentos, usamos o que está em vigor. O RSIUEE foi revogado pelo RTIEBT.
A citação correta é:
"801.5.8 — Secção dos condutores
...Nos locais de habitação, é permitida a utilização de condutores de 1,5 mm2 de secção para alimentação de tomadas ligadas a circuitos de iluminação, desde que sejam verificadas, simultaneamente, as condições seguintes:
a) as tomadas sejam comandadas por um dispositivo de comando independente (ou pelo mesmo aparelho de comando da iluminação fixa do mesmo compartimento);
b) exista, no compartimento onde essas tomadas forem instaladas, instalação fixa, distinta, para climatização ambiente.
Boas Nelmindo,

Um esclarecimento:
Na verdade eu não citei o RSIUEE (embora na mensagem rápida possa induzir a essa interpretação), mas sim a Certiel que no seu site reformula o artigo 801.5.8 do RSIUEE. Repare que a Certiel limitou-se a rearranjar o texto pois o conteúdo é igual como se pode confirmar pela leitura dos dois textos.

Agora uma correção:
As RTIEBT não revogaram as regras do RSIUEE no que respeita aos locais para habitação (entre outras) mas, pelo contrário, incluiram-nas integralmente na sua parte 8.

Um abraço
Sim é verdade, as RTIEBT (Portaria n.º 949-A/2006) não revogaram o RSIUEE (regulamentos anexos ao Dec Lei 740-74), mas sim o Dec Lei 226 2005:
Artigo 6.º
Norma revogatória
O artigo 1.º do Decreto-Lei n.º 740/74, de 26 de Dezembro, e os Regulamentos anexos ao mesmo diploma são revogados a partir da data da publicação da portaria referida no n.º 1 do artigo 2.
justme
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por justme »

Boas Nelmindo,

Obrigado pelo "feedback" pois não estava completamente seguro de entretanto (em relação ao que consultei) não ter havido já alguma alteração...

Um abraço
Responder

Voltar para “Dúvidas”