Preços de Projectos

Responder
sohc
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 03 dez 2007, 20:21

Re: Preços de Projectos

Mensagem por sohc »

Vocês trabalham barato... Por uma unifamiliar nunca menos de 200€.

Em edifícios é mais complicado estabelecer preços assim. Depende do número de pisos iguais, do n.º de entradas, etc... Normalmente quanto mais fracções menor é o preço que se consegue levar por fracção.

Para comércio, serviços, indústria, etc, depende muito do que o cliente pretende.

Há quem ache que levo caro, mas mesmo assim acho que sou mal pago. Dividindo o preço do projecto pelo número de horas que se leva a fazer dá valores ridículos, tendo em conta a formação e/ou experiência que é preciso ter para fazer um projecto com um mínimo de qualidade. E ainda acresce o que se paga de impostos (para quem, como eu, os paga).

Quem paga 50€ por um projecto não pode esperar receber em troca algo com a qualidade mínima, a não ser que quem o faça esteja a perder dinheiro ou depois carregue nos preços da instalação, caso também a faça. O normal é acabar por sair mais caro em obra, quer em material, quer a corrigir erros de projecto.
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

epá....quem me dera que me pagassem 200 euros, ou até 150 por projecto de uma moradia!!

na minha zona nao se consegue trabalho por esses preços :?
Learning is the goal!!
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 08 out 2007, 19:16
Been thanked: 1 time
Contacto:

Mensagem por Cipriano »

Considero 200 euros um preço justo, mas também temos de ver que temos de sobreviver no mundo do mercado. Julgo que 150 euros é um preço bom para um projecto de uma moradia, pois um projecto de uma moradia faz-se numa manhã. Muitas vezes levo apenas 125 euros pois existe muita malta na minha zona que leva esses preços ou até menos, e não quero perder clientes, depois do 1º e de eles verem o projecto e começarem a confiar, ai sim fala-se melhor nos preços.
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém

Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
sohc
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 03 dez 2007, 20:21

Mensagem por sohc »

Gemini, realmente o mercado em Aveiro (e em todo o país) anda bastante em baixo. Mas o pessoal que conheço daí costuma levar entre 150€ e 180€. Já perdi projectos nessa zona para colegas que deram 150€. Mas são valores que não me chocam, apesar de achar barato. O que me custa é perder para quem o faz por 50€...

Entre preparar os desenhos que vêm dos arquitectos (que normalmente vêm uma miséria), tratar da memória, preencher as fichas, fazer os desenhos e os cálculos do coaxial, imprimir, termo de responsabilidade, anexar as cópias do BI e ordem, planta de localização, encadernar, assinar e rubricar tudo, é raro demorar menos de um dia.

A experiência que tenho tido é que muitos clientes que não aceitam o preço no primeiro projecto e vão para quem faz mais barato (por exemplo a 50€), a maior parte das vezes acaba por ter problemas em obra ou na certificação e no trabalho seguinte já aceita o preço e acaba por ficar cliente.

Um erro em que caí muitas vezes foi de dar um preço mais baixo no primeiro projecto para ganhar o cliente. O que sucedia é que a partir daí nunca mais conseguia subir o preço. Agora faço o contrário: se o cliente é bom e me encomenda muitos trabalhos, faço-lhe um preço melhor. Digamos que é um desconto de quantidade.

Acho que devemos dar valor ao nosso trabalho e levar o preço que achamos correcto. Eu prefiro não ganhar todos os trabalhos mas os que ganhe sejam pagos pelo seu devido valor. Se andarmos todos a baixar os preços não vamos a lado nenhum.

Quem faz um projecto por 50€ não só se está a prejudicar a si como a todos os colegas.

Talvez possa falar assim porque trabalho não me tem faltado, especialmente na área indústrial, pelo que fazer vivendas mais barato era perder dinheiro, pois era tempo que poderia estar a ocupar com projectos mais bem pagos.

Cumprimentos a todos
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

Bem falado SOHC :P

Tenho de subir os projectos em 20 euros...
Learning is the goal!!
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

Já agora, nao tem propriamente a haver com este tópico, mas uma vez que se estão a discutir alguns preços, gostava de saber quanto levam pela execução da Ficha Electrotécnica, de modo isolado, isto é, sem ir a acompanhar algum projecto. Costumo pedir 20 euros.. é justo?
Learning is the goal!!
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Contacto:

Mensagem por Cipriano »

Eu levo 75€. Se fizer o projecto de ited, ofereço.
Blog Pessoal

Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

Cipriano Escreveu:Eu levo 75€. Se fizer o projecto de ited, ofereço.
Bolas!! Realmente ando mesmo á nora com os honorários!!
Learning is the goal!!
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Has thanked: 10 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por eng_jersilva »

75Euros por uma ficha electrótecnica... fdxxxxxxxx
:shock: n sabia q se levavam esses preços então se a media para um projecto de ited anda nos 125 euros q moral se tem levar 75 euros por uma FE!!! axo um pouco exagerado mas n me importava de os receber se ouve-se quem mos desse. lol

abraço pessoal.
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Contacto:

Mensagem por Cipriano »

É apenas uma questão de assim fazer o ited, e faço o ited e a ficha por 150 euros. Para moradias claro.
Blog Pessoal

rafa2045
Curioso
Curioso
Registado: 19 fev 2008, 17:28

Mensagem por rafa2045 »

Olá

Vejam lá se reavaliam (abram os olhos!) a Vossa maneira de fazer preços.... Quando "baixam as calças" estão a contribuir para a Vossa miséria e a da classe....
Só aproveita ao gajo que não paga o devido valor. Esse ENRIQUECE! :lol:
Levar 20 euros por uma ficha electrotécnica é criminoso :shock: . Oferecê-la?! Só se fôr a um familiar.

Estão-se a esquecer que:
-para poderem assinar uma ficha electr. ou fazer um projecto, têm que ter capacidade para o fazer, isso tem um valor!....
-Estão a assumir uma responsabilidade, isso tem um valor!.......
- Se tiverem que ir "assistir" uma vistoria, há horas de trabalho e deslocações, isso tem um valor (CUSTO DIRECTO)!....
-Há uma "norma", caso mão saibam, que nos permite aperceber +/- do preço a levar para um projecto. Calcula-se em função do valor previsivel para a obra ou para o material (por ex. 5% ou 10%). Claro que cada um tem que avaliar sempre os custos e o tempo caso a caso.

Cumprimentos

PS: (Nunca levei menos de 100 euros por uma FE + vistoria) e já ando nisto há 20 anos)
só "ofereço" fichas ou projectos se os diluir numa obra que eu propio executo (mas facturo! em orçamento!)
- etc....
yoda
Curioso
Curioso
Registado: 02 out 2007, 18:19

Mensagem por yoda »

rafa2045 Escreveu:Olá

Vejam lá se reavaliam (abram os olhos!) a Vossa maneira de fazer preços.... Quando "baixam as calças" estão a contribuir para a Vossa miséria e a da classe....
Só aproveita ao gajo que não paga o devido valor. Esse ENRIQUECE! :lol:
Levar 20 euros por uma ficha electrotécnica é criminoso :shock: . Oferecê-la?! Só se fôr a um familiar.

Estão-se a esquecer que:
-para poderem assinar uma ficha electr. ou fazer um projecto, têm que ter capacidade para o fazer, isso tem um valor!....
-Estão a assumir uma responsabilidade, isso tem um valor!.......
- Se tiverem que ir "assistir" uma vistoria, há horas de trabalho e deslocações, isso tem um valor (CUSTO DIRECTO)!....
-Há uma "norma", caso mão saibam, que nos permite aperceber +/- do preço a levar para um projecto. Calcula-se em função do valor previsivel para a obra ou para o material (por ex. 5% ou 10%). Claro que cada um tem que avaliar sempre os custos e o tempo caso a caso.

Cumprimentos

PS: (Nunca levei menos de 100 euros por uma FE + vistoria) e já ando nisto há 20 anos)
só "ofereço" fichas ou projectos se os diluir numa obra que eu propio executo (mas facturo! em orçamento!)
- etc....
Eu concordo, embora não consiga fazer nem de perto isto... Na minha zona há lá 2 ou 3 "engs" que baixam sempre as calças e nós ou empatamos o preço ou fechamos portas. Aquilo está uma desgraça. Até já pensei em enviar uma carta para a Ordem e para a ANET a fazer queixa. Aquilo está mesmo uma miséria... Até me apetece estar quieto. É uma vergonha. Os preços deviam ser regulamentados ou coisa parecida. É uma vergonha o que se passa com a nossa classe. Eu no inicio (e ainda estou no inicio) pensei em baixar os preços para poder ganhar mercado. Mas depois de ler posts neste forum mudei de ideias, Ajustar um preço justo e não baixar para poder fazer um projecto com qualidade.
JoaoMar
Curioso
Curioso
Registado: 03 jan 2008, 16:50

Mensagem por JoaoMar »

Caro colega yoda devias mesmo fazer queixa á OE e à ANET!
Existe uma coisa que se chama Ética e Deontologia profissional!
Essas associações têm previsto nos seus regulamentos a expulsão de membros caso estes não respeitem a Ética e Deontoligia profissional.
Mas como isso nunca acontece, também nunca acontece nada a esses senhores que andama aqui a desreitar os engenheiros inscritos nessas associações.

Cumprimentos
Miguel P.
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 13 jan 2008, 10:42

Mensagem por Miguel P. »

Estou 100% de acordo. Temos que dignificar o nosso trabalho.

JoaoMar Escreveu:Caro colega yoda devias mesmo fazer queixa á OE e à ANET!
Existe uma coisa que se chama Ética e Deontologia profissional!
Essas associações têm previsto nos seus regulamentos a expulsão de membros caso estes não respeitem a Ética e Deontoligia profissional.
Mas como isso nunca acontece, também nunca acontece nada a esses senhores que andama aqui a desreitar os engenheiros inscritos nessas associações.

Cumprimentos
Eng.º Electrotécnico
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Olá.
Isso está tudo muito claro.

Mas fazer queixa de quê!!!Cada um ou mal ou bem sabe de sim!!
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”