Boas, se tem acesso ao anexo podes ver que tiras o fluido e este entra na garrafa pela valvula de gas , e como vais repor o mesmo não tens que tirar as mangueiras e como já foi referido só tens que perguntar se podes levar o grupo a vacuo. Levando a vacuo tanto o fluido da garrafa como o resto da maquina vão para o grupo compressor.corvo Escreveu:viva,
estou para ir a exame e tenho duvidas sobre como retirar todo o fluido do recuperador. No fim de repor o fluido no grupo compressor, o fluido que fica no recuperador tenho-o colocado no grupo através de várias purgas(rodando o botão de recolha par 3/4) mas essa operação requer algum tempo. haverá maneira mais rápida de fazer essa operação?
Certificação gases fluorados
-
- Velha Guarda
- Registado: 16 out 2011, 22:26
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 14 times
Re: Certificação gases fluorados
Cump.
Rochinha
Rochinha
-
- Velha Guarda
- Registado: 16 out 2011, 22:26
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 14 times
Confirma sempre se a garrafa tem gas (após vacuo das mangueiras), dica: vais fazer relatorio de tudo o que fizes-te incluindo registar fluido que tiras-te e o que metes-te, menciona que entrou mais 20 ou 30 gramas que aquele que tiras-te.Mestreclima Escreveu:Boas, se tem acesso ao anexo podes ver que tiras o fluido e este entra na garrafa pela valvula de gas , e como vais repor o mesmo não tens que tirar as mangueiras e como já foi referido só tens que perguntar se podes levar o grupo a vacuo. Levando a vacuo tanto o fluido da garrafa como o resto da maquina vão para o grupo compressor.corvo Escreveu:viva,
estou para ir a exame e tenho duvidas sobre como retirar todo o fluido do recuperador. No fim de repor o fluido no grupo compressor, o fluido que fica no recuperador tenho-o colocado no grupo através de várias purgas(rodando o botão de recolha par 3/4) mas essa operação requer algum tempo. haverá maneira mais rápida de fazer essa operação?
Cump.
Rochinha
Rochinha
mestreclima obrigado pela dica mas infelizmente não tenho acesso ao anexo que enviaste(sou novo no forum) em todo o caso vou fazer experiências na oficina a ver se consigo chegar ao que explicaste
Bom dia
Seguem em anexo alguns ficheiros que poderão ser uteis para quem esteja em processo de certificação de manuseamento de gases fluorados.
Trata-se do meu resumo para o exame teórico e dois esquemas de montagem do sistema 6 mangueiras, um com instruções e outro sem.
Sei que não têm toda a informação, mas para mim serviu perfeitamente.
Espero que ajude.
Seguem em anexo alguns ficheiros que poderão ser uteis para quem esteja em processo de certificação de manuseamento de gases fluorados.
Trata-se do meu resumo para o exame teórico e dois esquemas de montagem do sistema 6 mangueiras, um com instruções e outro sem.
Espero que ajude.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 17 out 2013, 15:05
Eu cá fui fazer uma formação de preparação para o exame na Ixus, uma empresa de formação no Porto, gostei bastante, os formadores estão por dentro do que sai nos exames. Cheguei a Centerm e foi 5 estrelas.
Tem muito por aqui que se espelha e bem na realidade deste pais.
Impelis-mente a vida por cá e dos espertos, não dos honestos.
Já agora achei interessante esse teste do óleo, alguém tem uma imagem da ligação da mangueiras.
tem um amigo meu que fala disso e diz que é o pior teste que la fazem e o mais importante na nota.
Duti
Impelis-mente a vida por cá e dos espertos, não dos honestos.
Já agora achei interessante esse teste do óleo, alguém tem uma imagem da ligação da mangueiras.
tem um amigo meu que fala disso e diz que é o pior teste que la fazem e o mais importante na nota.
Duti
Já fiz o exame de CAT I para os F Gases. Não foi fácil. Logo ainda estou não apto. O meu exame foi dos mais dificeis entre aqueles que lá foram. Aviso os exames não são todos iguais. Mas o "base" é o mesmo. A recuperação do Oléo é a prova mais critica e mais pontuada. Com mais tempo irei aqui colocar step by step o que fiz no exame.
Tenho apontamentos que posso disponiblizar, caso queiram.
Abraço, e boa sorte a quem lá vai.
Não é fácil mesmo, tendo em conta que eles fazem muito para chumbar quem la vai.
Já escutei historias muito complicadas, casos até de alguém que burlou o sistema.
É o que eles querem, dinheiro e mais nada.
São pessoas muito frias, calculistas e sem escrupuloso.
E a arte é que paga.
Quem la vai tem que ficar muito na sua, fazer somente o que eles querem e não falar muito com eles.
Pois o que diz ou faz, por mais humilde que seja pode ser arma para vos chumbarem.
Este pais assim não cresce afunda.
Já escutei historias muito complicadas, casos até de alguém que burlou o sistema.
É o que eles querem, dinheiro e mais nada.
São pessoas muito frias, calculistas e sem escrupuloso.
E a arte é que paga.
Quem la vai tem que ficar muito na sua, fazer somente o que eles querem e não falar muito com eles.
Pois o que diz ou faz, por mais humilde que seja pode ser arma para vos chumbarem.
Este pais assim não cresce afunda.
Se precisares de ajuda envia-me PMcorvo Escreveu:mestreclima obrigado pela dica mas infelizmente não tenho acesso ao anexo que enviaste(sou novo no forum) em todo o caso vou fazer experiências na oficina a ver se consigo chegar ao que explicaste
Fica bem.
Tirei lá o meu curso de preparação com o Sr. Isac Novo. Gostei, faltou um bocadinho mais de pratica!ENERGY Escreveu:Boas
ISQ, está a dar curso de preparação para esses exames
-
- Registado: 07 jul 2008, 09:03
Spinosa Escreveu:Já fiz o exame de CAT I para os F Gases. Não foi fácil. Logo ainda estou não apto. O meu exame foi dos mais dificeis entre aqueles que lá foram. Aviso os exames não são todos iguais. Mas o "base" é o mesmo. A recuperação do Oléo é a prova mais critica e mais pontuada. Com mais tempo irei aqui colocar step by step o que fiz no exame.
Bom dia,
sou novo na comunidade, e pelo que tenho lido, acho muito interessante a ideia da partilha.
Vou realizar em breve o exame para os fluidos fluorados, se fosse possível disponibilizarem os pdf e os apontamentos, agradecia, quando acabar o exame, vou tentar fazer um resumo e post aqui
Obrigado a todos
-
- Registado: 07 jul 2008, 09:03
115 Escreveu:Bom dia
Espero que ajude.
Bom dia, como é possível aceder a toda essa informação?
Obrigado pela informação
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Bem, para ter acesso a toda informação precisa de ser um participante assiduo (ou "forista" como já aqui foi discutido...).José Costa Escreveu:115 Escreveu:Bom dia
Espero que ajude.
Bom dia, como é possível aceder a toda essa informação?
Obrigado pela informação
Faça a sua apresenação como manda as regras e se mesmo assim tem muita pressa, fale com o admin. para o desbloquear.
boas amigos é só para informar que já sou certificado em gases fluorados, não teria conseguido sem a vossa ajuda.
no exame de facto saiu os temas que já foram mencionados e daquilo que eu vi lá o exame é mais vocacionado para a refrigeração... a malta do avac vai ter mais dificuldades.
no exame de facto saiu os temas que já foram mencionados e daquilo que eu vi lá o exame é mais vocacionado para a refrigeração... a malta do avac vai ter mais dificuldades.