AJUDA PROJ. ITED (URG.)

carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Been thanked: 1 time

Re: AJUDA PROJ. ITED (URG.)

Mensagem por carlos_cfr7 »

sobre moradias geminadas depende da filosofia da construçao.. ha moradias geminadas, mas cada processo é uma coisa independente, e ha os condominios privados,,por exemplo, que o condominio num todo é um unico processo.

sim, o manual prevê essa situaçao da cemu, mas nao vejo a diferença entre 2 cemus, ou 1 ATE sem activos.. vais fazer 2 PATs?
a soluçao dum ATE passivo, com PAT parece-me mais lógica..
Eng. de electrónica e telecomunicações
Ferreira Cruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 abr 2009, 18:38

Mensagem por Ferreira Cruz »

carlos_cfr7 Escreveu:sobre moradias geminadas depende da filosofia da construçao.. ha moradias geminadas, mas cada processo é uma coisa independente, e ha os condominios privados,,por exemplo, que o condominio num todo é um unico processo.

sim, o manual prevê essa situaçao da cemu, mas nao vejo a diferença entre 2 cemus, ou 1 ATE sem activos.. vais fazer 2 PATs?
a soluçao dum ATE passivo, com PAT parece-me mais lógica..
Boas!
Estas são as tipicas moradias geminadas..:) "lado a lado" uma da outra com entradas distintas...a única coisa em comum é a parede ao meio :)..e o vizinho por muitos anos:)
Entre ter 2 CEMUS e 2 PATs (com 1 tubo cada) ou 1 ATE e 1 PAT (mas com 2 tubos), pessoalmente prefiro as 2 CEMUS e as 2 PATs....depois á outra questão: as dimensões minimas do ATE não são as da antiga C5? se for, fica uma caixote muito grande, para por 2 DDS...mas isto não tenho a certeza, porque não li bem o manual nesta parte!...
Tenho dúvidas mesmo é na CVM, mas vou prever apenas uma.!
Abraço, e continuação de bom fim de semana!
Ferreira Cruz
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

Se a dúvida maior é na CVM, então já te ajudo:

podes aplicar apenas 1 CVM para até 4 moradias (por exemplo), portanto, para o teu caso, são 2 moradias lado a lado, então aí é que bastará mesmo apenas 1x CVM
Learning is the goal!!
Ferreira Cruz
Velha Guarda
Velha Guarda

Boas!...
é pá, obrigadão pela ajuda! :)
já agora, concordas com o raciocinio: 1 CVM - 2 CEMUs - 2 ATIs - 2 PATs???
ou achas que seria melhor: 1CVM - 1 ATE - 2 ATIs - 1 PAT???

sou adepto da 1ª :) que achas?
Abraço!
Ferreira Cruz
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

apesar de achar que "regulamentarmente" deveria levar um ATE, concordo com a 1ª solução, acho que é melhor assim.

Justifica é isso bem na Memória descritiva, o porquê da opção de 2xCEMU.
Learning is the goal!!
ohmicomasque
Curioso
Curioso
Registado: 05 fev 2010, 16:41

Mensagem por ohmicomasque »

Desculpem desviar o assunto e introduzir este tópico mas gostaria de saber qual a vossa opinião relativamente ao dimensionamento da tubagem.
Tenho usado primeiro a fórmula de cálculo do diâmetro interno:
Di ≥1,8√( d1^ 2 + d2^ 2 + …. + dn^ 2)
Di: diâmetro interno
E de seguida para saber que diâmetro externo utilizar tenho utilizado a fórmula:

dim=dn/1.33 (=) dn=dim×1.33
dim: diâmetro interno mínimo admissível (útil)
dn: diâmetro externo (comercial)
Com o valor do diâmetro interno calculado anteriormente multiplico por 1.33 e com o resultado selecciono o diâmetro comercial que se enquadra.
Qual a é a vossa opinião?
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, só precisas de saber o diâmetro útil dos tubos e o externo dos cabos, só isso chega, andas a calcular o externo do tubo para quê?

desde que passe o diâmetro útil pela formula metes o a medida do tubo comercial que se enquadra!

põe exemplo somando os cabos todos seguindo a formula dá um total de 43mm se o diâmetro util do tubo são 44.4mm terá de se colocar por exemplo tubo VD 50mm comercial no mínimo, qual a lógica de calcular o interno e o externo, só se for para sobre-dimensionar ainda mais a tubagem, que só por si já está sobre-dimensionada com os tais x1.8, neste caso que dei iras colocar tubo 63mm em vês do 50mm!

seguindo as tuas contas basicamente tubos que cumpram os cálculos irão subir uma medida em quase todos, de 20 para 25, de 25 para 32, 32 para 40, 40 para 50 e assim sucessivamente!

De certeza que não és tu que metes os tubos, senão não fazias isso! :wink:
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
ohmicomasque
Curioso
Curioso

Boas Varejo,
Estes são os diâmetros que estou a utilizar neste momento:

Diâmetro do cabo Pares de Cobre: 5.5 mm
Diâmetro do cabo Coaxial: 6.93 mm
Diâmetro do cabo Fibra Óptica: 4.2 mm

Segundo os meus primeiros cálculos para o quarto chegava um tubo VD20mm e para a ZAP VD25mm, mas segundo algumas informações e opiniões o ideal seria utilizar para quarto VD25mm e para a ZAP 32mm. Eu com os diâmetros que tenho só conseguia chegar a esses valores voltando a multiplicar por 1.33 (pensava que poderia ser a espessura ou uma constante de segurança) e só assim chegava aos valores .

Então quer dizer que apenas tenho que utilizar a fórmula Di ≥1,8√( d1^ 2 + d2^ 2 + …. + dn ^2) ?
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, basta a formula e saberes o diâmetro real dos cabos, acho que esse valor de 5.5mm para cabo cat.6 é curto, já se vê vários com perto de 7mm e o da general cable cat.6 é que tem 6.2mm é dos mais finos, mas se tens um fabricante com essa medida é na boa.

Isso do tubo de 20 ou 25 para os quartos depende dos cabos, no de 20 passam 2 de par de cobre se for 2 cobre 1 coaxial já tem de ser 25mm, para a fibra da ZAP se metes tubo 25mm nem é preciso fazer cálculos porque chega e sobra, eu pessoalmente se usar cabos pré-conectorizados de fibra ponho tubo 32mm que assim enfia-se o cabo já com conectores colocados e evita-se fusões ou conectores mecânicos!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Ferreira Cruz
Velha Guarda
Velha Guarda

Varejo Escreveu:Boas, só precisas de saber o diâmetro útil dos tubos e o externo dos cabos, só isso chega, andas a calcular o externo do tubo para quê?

desde que passe o diâmetro útil pela formula metes o a medida do tubo comercial que se enquadra!
Bom dia!
Ou não..ainda estou a digerir o jantar de ontem..:) comi 5 batatas que não me caíram nada bem..:)
Adiante;
Na formação que tive, quando fomos para calcular os diametros dos tubos para o projecto, o formador disse, que depois de calcularmos o diamentro pela formaulo do 1,8 raiz quadrado da soma dos diametros ao quadrado, teriamos que depois e passo a citar :" multiplicar por 1,33"....causou-me espanto, e depois disse que esta formula "estava escondida no manual e que poucos ainda se tinham apercebido dela":)

Pessoalmente, para quê estar a majorar ainda mais a coisa não é?
Abraço!
Ferreira Cruz
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, deve estar mesmo bem escondida porque não a vejo em lado nenhum... á malta que não sabe o que diz, nem diz o que sabe!
ohmicomasque
Curioso
Curioso

2.5.2.2 TUBOS, já na página 69 da bíblia Varejo.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, já tinha visto isso, mas o que tem a ver a classificação dos tubos para os fabricantes com a formula de calculo dos tubos perante os cabos??

FIGURA 37: Classificação dos tubos pág. 69

NOTA: A indicação dos 4 primeiros dígitos é facultativa.

O diâmetro interno mínimo admissível (dim) dos tubos vem dado por:
dim = dn/1,33

NOTA IMPORTANTE: OS TUBOS COM DIÂMETRO EXTERNO INFERIOR A 20MM NÃO SÃO PERMITIDOS.

Exemplo: Tubo VD20 Diam. util 17mm, ora 20/1,33= 15.03mm, outro tubo ERFE 20mm Diam. util 16.5mm logo os tubos cumprem a regra de diametro minimo admissivel porque tem 17mm e 16.5mm respectivamente e o minimo são 15.03mm, portanto o fabricante está a cumprir a norma.

Portanto volto a perguntar o que isso tem a ver com a formula de calculo de tubos em relação aos cabos que lá passam!

p.s ando sempre com a bíblia!
Ferreira Cruz
Velha Guarda
Velha Guarda

Boas!
Realmete, nem sei o que dizer; :)
Já mais alguém do forum, teve a formação obrigatória? Falaram deste tema?
Abraço
Ferreira Cruz
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, eu tive as 4 formações, 2 de ITED1 tanto de instalação como de projecto em 2007 e 2 de ITED2 instalação mais projecto 2010, fazendo um total de 285h a bater no ITED(antes de existir ITED já eu instalava redes estruturadas de uso profissional) e nas duas formações de ITED2 as conclusões sobre esse tema são identicas ao que disse, além disso basta perceber português que se chega a essa conclusão!

Para efeito de selecção dos tubos e respectivas capacidades, deve ser utilizada a seguinte fórmula, tanto para as redes
colectivas, como individuais
:

Imagem

Dtubo = Di

FORMULA 1: Cálculo do diâmetro interno dos tubos
Di - Diametro interno
Dn - Diametro externo do cabo n
O factor 1,8 assegura capacidade de manobra para enfiamento dos cabos.

Isto é o que manda o manual ponto final!!
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”