jasilva Escreveu:Bom dia.
estive a trocar ideias com um amigo engenheiro que me disse que existe a possiblidade de virtualmente ter os 24 volts...
o principio das fontes em serie que falas faz sentido...."
Eu já utilizei exactamente 2 fontes ATX num trabalho onde me eram solicitadas várias tensões, inclusive 24V. Procedendo da forma como atrás referi, obtive os 24V, que usei para alimentar um PLC (obtive 23,6V). A questão prende-se com o facto do tipo de fonte ATX que é usada e qual a ordem de grandeza das correntes que serão debitadas.
Normalmente estas fontes também estão muito bem protegidas contra curto circuitos, pelo que dificilmente se queimam as duas fontes.

Quando acontece um curto circuito (depende da corrente, claro!), normalmente desligam e passados alguns segundos voltam a ficar operacionais.
Também alguém já aqui disse que deverá ser feito um ou mais shunts na fonte para trabalharem (normalmente). A indicação do(s) shunt(s) costuma(m) aparecer junto às descrição das tensões das fontes.[/quot
Boa Noite
Mas tire-me uma dúvida, quando usou as 2 fontes ATX, além do respectivo shunt para funcionarem, efectuou alguma alteração nestas?
Já ouvi dizer, e vi num site, que ando á procura para postar aqui, que tinha que lhes efectuar umas alterações internas, isolar a carcaça do neutro e o condutor de protecção. Pode-me confirmar se isto é necessário?
Abraço
Koutinho