Fontes de PC em Série??

koutinho
Curioso
Curioso
Registado: 20 fev 2008, 15:05

Re: Fontes de PC em Série??

Mensagem por koutinho »

Boas pessoal,

Deu tema de discussão a minha pergunta, acho que é mesmo isto que se pretende com um (bom) fórum deste género.
Em relação a fazer uma fonte, já tratei de comprar os componentes que o amigo windstorm indicou, para a começar a construir.
Em relação à série das fontes ATX, já ouvi que havia aí uns problemas, mas que era possível se torna-se uma flutuante, já vi umas instruções
de como fazer isso aí num site, vou procurar de novo e colo aqui.
Vou testar também essa situação e posto aqui o resultado, a ver se não consigo queimar duas fontes de uma vez :lol:

Abraço

Koutinho
jasilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 19 set 2007, 14:05

Mensagem por jasilva »

Bom dia.
estive a trocar ideias com um amigo engenheiro que me disse que existe a possiblidade de virtualmente ter os 24 volts...

o principio das fontes em serie que falas faz sentido...."
Eu já utilizei exactamente 2 fontes ATX num trabalho onde me eram solicitadas várias tensões, inclusive 24V. Procedendo da forma como atrás referi, obtive os 24V, que usei para alimentar um PLC (obtive 23,6V). A questão prende-se com o facto do tipo de fonte ATX que é usada e qual a ordem de grandeza das correntes que serão debitadas.
Normalmente estas fontes também estão muito bem protegidas contra curto circuitos, pelo que dificilmente se queimam as duas fontes. :)
Quando acontece um curto circuito (depende da corrente, claro!), normalmente desligam e passados alguns segundos voltam a ficar operacionais.
Também alguém já aqui disse que deverá ser feito um ou mais shunts na fonte para trabalharem (normalmente). A indicação do(s) shunt(s) costuma(m) aparecer junto às descrição das tensões das fontes.
Cumprimentos,
José Silva
koutinho
Curioso
Curioso

Mensagem por koutinho »

jasilva Escreveu:Bom dia.
estive a trocar ideias com um amigo engenheiro que me disse que existe a possiblidade de virtualmente ter os 24 volts...

o principio das fontes em serie que falas faz sentido...."
Eu já utilizei exactamente 2 fontes ATX num trabalho onde me eram solicitadas várias tensões, inclusive 24V. Procedendo da forma como atrás referi, obtive os 24V, que usei para alimentar um PLC (obtive 23,6V). A questão prende-se com o facto do tipo de fonte ATX que é usada e qual a ordem de grandeza das correntes que serão debitadas.
Normalmente estas fontes também estão muito bem protegidas contra curto circuitos, pelo que dificilmente se queimam as duas fontes. :)
Quando acontece um curto circuito (depende da corrente, claro!), normalmente desligam e passados alguns segundos voltam a ficar operacionais.
Também alguém já aqui disse que deverá ser feito um ou mais shunts na fonte para trabalharem (normalmente). A indicação do(s) shunt(s) costuma(m) aparecer junto às descrição das tensões das fontes.[/quot

Boa Noite

Mas tire-me uma dúvida, quando usou as 2 fontes ATX, além do respectivo shunt para funcionarem, efectuou alguma alteração nestas?
Já ouvi dizer, e vi num site, que ando á procura para postar aqui, que tinha que lhes efectuar umas alterações internas, isolar a carcaça do neutro e o condutor de protecção. Pode-me confirmar se isto é necessário?

Abraço

Koutinho
jasilva
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por jasilva »

Bom dia.
Nestas fontes que usei não tive que fazer qualquer alteração, além dos shunts. Estive a rever os esquemas eléctricos do trabalho em causa e verifiquei que inclusive obtive os 24V apenas com uma fonte, que serviram para alimentar um autómato, vários detectores e diversas bobines de relés e electroválvulas. Quanto à outra fonte, utilizei-a para alimentar alguns motores de 12V que ainda consumiam uns bons Ampér. Optei por usar uma fonte para a parte de "força" e outra para a parte de "comando".
Cumprimentos,
José Silva
koutinho
Curioso
Curioso

Mensagem por koutinho »

Boa Noite, pois mas sendo assim usou-as em separado, não em série, que é a minha dúvida se será possível de as ligar sem alteração.
Os 24 V o mal que têm é a reduzida capacidade de corrente, se não era por aí mesmo que me safava.
Vou testar essa série e relato aqui o resultado.

Abraço

Koutinho
bacalhau
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 08 abr 2008, 20:35

Mensagem por bacalhau »

Olá boas,

É preciso ter cuidado com as fontes dos pc para utilizar com outro valores de tensão pois
a tensão de referencia para o conversor são os 5VDC.
jasilva
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por jasilva »

Bom dia.
Boa Noite, pois mas sendo assim usou-as em separado, não em série, que é a minha dúvida se será possível de as ligar sem alteração.
Fiz uma série de tensões, sim. Como tinha disponibilidade para o fazer não necessitava de usar as duas ATX. No meu caso, uma das fontes tinha internamente "várias fontes", das quais duas foram ligadas em série (de onde obtive os aprox. 24V).
Já agora, aproveito para dizer que ontem experimentei ligar duas destas fontes ATX em série e funcionou perfeitamente (experimentei com diversas tensões: 12+5, 12+12, etc.)
Cumprimentos,
José Silva
Responder

Voltar para “Dúvidas”