eu sei que o valor sobe para 20 ohm mas como para obter os 20 ohm já vai ser complicado! em vez de ter a complicação 2 vezes para fazer terras distintas axo que é de ir logo para o 1 ohm e meter montes de eléctrodos e condutores nús à volta do Hotelasalopes Escreveu:Olá "joaoosvaldo",
Se usares Terras comuns (Serviço e Protecção) estás obrigado a conseguir 1 Ohm como máximo de resistência de Terra mas se implementares Terras separadas aquele valor sobe para 20 Ohm como limite máximo regulamentar.
Apesar de falares em terreno arenoso, deverias avaliar a resistividade do terreno, em dois níveis diferentes, e então depois partir para o dimensionamento e chegar a uma opção razoável em termos de execução.
Cumprimentos.

em relação à ideia da chapa na água a 3 ou 4 metros sinceramente axo que não é muito boa ideia, porque basta haver um inverno rigoroso que mesmos a 4 metros de profundidade sei lá onde ia parar a chapa! além de que na remota probabilidade de um dia haver um defeito à terra e existir por exemplo um mergulhador no local onde a chapa foi enterrada não sei não!!! é claro que isto é pouco provável mas nunca se sabe