Duvida com variadores de frequência

Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Duvida com variadores de frequência

Mensagem por Mário »

Boas
joaogvaz Escreveu:
Ou quais os problemas em funcionar com baixos rpms (além da ineficiente ventilação do motor).etc etc
obrigado
Um dos problemas é as correntes induzidas ao centro dos veios, quando se trabalha com menos de 25Hz. Nunca deixo a menos de 30Hz. Se tiver necessidade de menos rotação ponho um de menos pólos. Também normalmente em motores normais, nada acima de 4000 Rpm, se houver necessidade acima, aconselho a modificação dos rolamentos e do tipo de lubrificante, pode haver necessidade de equilíbrio do rotor ( polis ) para a velocidade máxima.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Has thanked: 1 time
Been thanked: 17 times

Mensagem por mitos »

Mário Escreveu:Boas
joaogvaz Escreveu:
Ou quais os problemas em funcionar com baixos rpms (além da ineficiente ventilação do motor).etc etc
obrigado
Um dos problemas é as correntes induzidas ao centro dos veios, quando se trabalha com menos de 25Hz. Nunca deixo a menos de 30Hz. Se tiver necessidade de menos rotação ponho um de menos pólos. Também normalmente em motores normais, nada acima de 4000 Rpm, se houver necessidade acima, aconselho a modificação dos rolamentos e do tipo de lubrificante, pode haver necessidade de equilíbrio do rotor ( polis ) para a velocidade máxima.

Cump.
Mário
já trabalhei com motores de 320kw com frequencias de 20 Hz e para garantir a ventilação tinham um ventilador de 2Kw acopulados na grelha de trás (em vez do ventilador estar no veio do motor tinha um motor só para ele)
e não tinhamos problemas o equipamento chegava a trabalhar 4 meses seguidos (24horas dia) com muito poucas paragens e as frequencias variavam entre os 20 e os 65 Hz
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas Mitos

"já trabalhei com motores de 320kw com frequencias de 20 Hz e para garantir a ventilação tinham um ventilador de 2Kw acopulados na grelha de trás (em vez do ventilador estar no veio do motor tinha um motor só para ele)
e não tinhamos problemas o equipamento chegava a trabalhar 4 meses seguidos (24horas dia) com muito poucas paragens e as frequencias variavam entre os 20 e os 65 Hz"

E o motor era standard ou já vinha com variador?.
É que com 20 Hz as correntes induzidas já são granditas com (320Kw),e os rolamentos são cerâmicos?, e o lubrificante também não deve de ser lithium, mas tudo pode acontecer.
Já medistes quantas correntes de fuga tens no motor por causa da indução? é um ponto importante para saberes se está bem, ou onde se tem que intervir.

Tenho alguns da abb acs 600 e 800 até 165Kw motores normais e pelo menos com 10 anos (os motores) e as correntes de fuga só se verificam no momento de arranque e são uma a duas.

Tenho outros com Abb em que são de fábrica com motores Siemens e tenho 900 a 3000 correntes de fuga (por minuto) a 160Hz. E sem problema (24/24, 8000 horas ano) entre 25 a 80% de carga, lubrificante base plureia.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Has thanked: 1 time
Been thanked: 17 times

Mensagem por mitos »

Mário Escreveu:Boas Mitos
E o motor era standard ou já vinha com variador?.
É que com 20 Hz as correntes induzidas já são granditas com (320Kw),e os rolamentos são cerâmicos?, e o lubrificante também não deve de ser lithium, mas tudo pode acontecer.
Já medistes quantas correntes de fuga tens no motor por causa da indução? é um ponto importante para saberes se está bem, ou onde se tem que intervir.

Tenho alguns da abb acs 600 e 800 até 165Kw motores normais e pelo menos com 10 anos (os motores) e as correntes de fuga só se verificam no momento de arranque e são uma a duas.

Tenho outros com Abb em que são de fábrica com motores Siemens e tenho 900 a 3000 correntes de fuga (por minuto) a 160Hz. E sem problema (24/24, 8000 horas ano) entre 25 a 80% de carga, lubrificante base plureia.

Cump.
Mário
Em termos de variadores eram efectivamente um ACS 800 e dois ACS 600 e em termos de idade sei que dois eram de 1997 e o outro mais recente.
em relação aos rolamentos do motor eram normais, de origem a massa dos rolamentos era uma verde garrafa que não sei te precisar o tipo e depois quando da manutenção anual dos mesmos era substituida por uma LC3. (os motores eram abertos todos os anos)
tambem te posso dizer que um dos motores (o com ventilador independente) era ABB e vinha completo já com o variador (dai ter o ventilador á parte)
Só por curiusidade em termos de Soft start (arranques progressivos) o mais que tinhamos eram de 500KW um para um motor de 1500 rpm e outro para um motor de 3000 rpm ambos de 500 kw...
um deles chegou uma vez a arrancar directo por defeito do arrancador...
(o PT tinha as seguranças do transformador desligadas)
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
Responder

Voltar para “Dúvidas”