Inversão de Marcha (Motor monofásico)

Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Inversão de Marcha (Motor monofásico)

Mensagem por Mário »

Boas "vgl"

"Necessito de inverter a direcção mas a informação na placa de características é que tenho que "interchange 5 e 8"" Correcto

"Tenho que tirar o shunt metálico entre o 8 e 2 e colocá-lo entre o 5 e 8 " Correcto

"ou apenas tenho que inverter a alimentação de fase e Neutro?" esta não é de electricista

Se pensares um pouco vês que tal não é possível, querias que sempre se ligasse a ficha na tomada termos que estar a verificar se o neutro estava ligado sempre na direita? e no caso das extenções?

Quando se registam no forum, devem de efectuar a apresentação e ter o perfil "profile" mais completo possivel.

Sobre o post que puseste a seguir "Alguma ajuda ?? Nós até podemos ajudar, mas é com a nossa disponibilidade que ajudamos os amigos.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Bobinador
Curioso
Curioso
Registado: 06 fev 2010, 18:25

Mensagem por Bobinador »

É preciso saber quais são as pontas das bobines, que aqui chamais de arranque e que eu as chamava de auxiliares, porque corre-se o risco de estas queimarem e para se alterar o sentido de rotação na placa de ligações terão que estar as 4 pontas. Duas estão chantadas( faz-se ligação directa à corrente), uma vai ao condensador(auxiliar) e a outra vai ao condensador(a esta liga-se o outro fio da corrente). Tirando o chante e trocando a auxiliar deste pela do condensador obtem-se a inversão de marcha. Atenção que há alguns motores em que é comum nos das máquinas de lavar não ser possivel inverter a marcha sem ser rebobinado e no caso de não se ter acesso às 4 pontas das bobinas, só existindo três, para inverter a marcha a rebobinagem será a única solução.

Espero ter ajudado
vgl
Curioso
Curioso
Registado: 27 mar 2008, 21:56
Contacto:

Mensagem por vgl »

Obrigado a ambos pela ajuda.
Compreendo que para ajudarem é preciso disponibilidade mas estava enrascado.

Vou tentar que isto não dê estouro :lol:
vgl
Curioso
Curioso
Contacto:

Mensagem por vgl »

Viva Bobinador

Já coloquei o motor a rodar mas não me parece que está OK.Apenas peço ajuda porque não quero queimar isto.
Envio novo ficheiro com as marcações que tenho nos fios.
Se ligar com os shunts tal qual a figura,o motor roda para a direita.
Se tirar o shunt entre o 8 e o 2 e colocá-lo entre o 5 e 8,roda para a esquerda mas parece que o ruído é diferente.
Agora com esta ultima ligação e se trocar só a ficha de alimentação na tomada ele inverte!!!Não é normal pois não??

Obrigado em avanço.

Bobinador Escreveu:É preciso saber quais são as pontas das bobines, que aqui chamais de arranque e que eu as chamava de auxiliares, porque corre-se o risco de estas queimarem e para se alterar o sentido de rotação na placa de ligações terão que estar as 4 pontas. Duas estão chantadas( faz-se ligação directa à corrente), uma vai ao condensador(auxiliar) e a outra vai ao condensador(a esta liga-se o outro fio da corrente). Tirando o chante e trocando a auxiliar deste pela do condensador obtem-se a inversão de marcha. Atenção que há alguns motores em que é comum nos das máquinas de lavar não ser possivel inverter a marcha sem ser rebobinado e no caso de não se ter acesso às 4 pontas das bobinas, só existindo três, para inverter a marcha a rebobinagem será a única solução.

Espero ter ajudado
Anexos
Motor.xlsx
(60.76 KiB) Transferido 230 vezes
Bobinador
Curioso
Curioso

Mensagem por Bobinador »

Eu penso que é para mudar entre si os fios 5 e 8 que vêm do motor, vê se são os dois da mesma cor e distinta dos outros, se for assim muda-os e liga e desliga o motor rápidamente, se arrancar bem e sem "roncar", é porque já está resolvido. Se não ficar bem é porque essa alteração dos fios é para pôr o motor a trabalhar a 400 volts. Depois diz alguma coisa.

Nos motores monofásicos a situação das fases não se põe porque só têm uma fase e um neutro, numa fase de corrente alternada quando o circuito está fechado entre o neutro e a fase ambos estão em iguais circunstâncias, porque a corrente eléctrica do circuito alterna entre o negativo e o positivo várias vezes por segundo, no caso da corrente eléctrica que temos em casa é cinquenta vezes 50Hz, logo, temos a corrente electrica a entrar e a sair do teu motor cinquenta vezes por segundo, quando numa ponta está positivo na outra ponta está negativo, sempre alternando 50 vezes por segundo, por isso é que se chama "Corrente Alternada".

Espero ter ajudado
vgl
Curioso
Curioso
Contacto:

Mensagem por vgl »

Viva Bobinador,

Tinhas razão.
Era inverter os fios que vêm do motor.

Obrigado pela ajuda
Bobinador
Curioso
Curioso

Mensagem por Bobinador »

... de nada Vgl, o que interessa é que ficaste com a situação resolvida.

Um abraço,

Bobinador
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”