As potências alternadas têm de facto a vantagem de permitir uma melhor utilização dos geradores, mas do meu ponto de vista, num centro comercial é extremamente importante ter garantia de abastecimento.
Para tal é importante ter um grupo de reserva para funcionar não só em caso de falha de um dos outros mas também em regime de alternância para minimizar o desgaste do equipamento, além de permitir operações de manutenção a qualquer altura.
Com as potências de 1,5+2,5+5 MVA há a possibilidade de haver quebra no abastecimento em caso de falha do grupo de 5 MVA.
A questão dos 15 kV prende-se com o facto da rede em Angola ser a 15kV (pelo menos em Luanda), o que permite a injecção directa na rede de distribuição em MT do centro comercial. A solução a 3,3 kV obriga à instalação de um PT com transformador(es) elevador(es).
São opiniões. Cabe ao colega escolher qual se adapta melhor à situação em causa.
De facto o gás não é opção porque o diesel é mais barato e fácil de obter. Chamo atenção é que há mtos fornecedores que fornecem diesel de fraca qualidade, pelo que deve antever cuidados redobrados na manutenção dos grupos, nomeadamente na troca de filtros etc.
Amperes por metro quadrado
Re: Amperes por metro quadrado
Bom dia caro colega,
Não me digas que estas a projectar o CC Comandante Gica?
Acho que 5MVA é muito apertado aqui para Angola.
Eu faria os calculos a rondar os 8/9MVA.
Cuidado com o sistema de AVAC!!!
Cumprimentos
Cumprimentos
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
Esse estou eu.rmig330 Escreveu:Bom dia caro colega,
Cumprimentos
Boas, se ainda ajudar cá vai!
Na minha opinião, para os 5.4mva e considerando potencia continua, colocaria 4x2mva, em que estariam sempre 3 grupos a trabalhar na ordem dos 1.8mva e o 4 uma alternância para prolongar o tempo de vida das maquinas e evitar alterações, profundas, na instalação.
Os grupos de 2mva podem ser submúltiplos, depende apenas e só se irá existir muita oscilação, ou se será mais ou menos constante.
Concordo, também, com a alternativa para o período nocturno, pois não fará sentido ter um grupo de ex:2mva a debitar apenas 200kva. Tendo isto em conta, deverá saber a potencia necessária para o período da noite.
Para terminar a tensão de saída poderá ser considerada em mt . De considerar, sempre, um quadro de gestão deste equipamento todo, celas de mt para o paralelo entre grupos e alternância, por horas e dia/noite. Assim não existirá qualquer de corte nas transições, no entanto irá dificultar a colocação dos grupos mais pequenos em paralelo pois dificilmente se conseguirá ter com saída directa em mt, o que não acontece nos de ex 2mva. poderá ter sempre um elevador.
Melhores cumprimentos
Paulo Ribeiro
Na minha opinião, para os 5.4mva e considerando potencia continua, colocaria 4x2mva, em que estariam sempre 3 grupos a trabalhar na ordem dos 1.8mva e o 4 uma alternância para prolongar o tempo de vida das maquinas e evitar alterações, profundas, na instalação.
Os grupos de 2mva podem ser submúltiplos, depende apenas e só se irá existir muita oscilação, ou se será mais ou menos constante.
Concordo, também, com a alternativa para o período nocturno, pois não fará sentido ter um grupo de ex:2mva a debitar apenas 200kva. Tendo isto em conta, deverá saber a potencia necessária para o período da noite.
Para terminar a tensão de saída poderá ser considerada em mt . De considerar, sempre, um quadro de gestão deste equipamento todo, celas de mt para o paralelo entre grupos e alternância, por horas e dia/noite. Assim não existirá qualquer de corte nas transições, no entanto irá dificultar a colocação dos grupos mais pequenos em paralelo pois dificilmente se conseguirá ter com saída directa em mt, o que não acontece nos de ex 2mva. poderá ter sempre um elevador.
Melhores cumprimentos
Paulo Ribeiro
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Pode ser ainda prematuro nesta fase pois não sei de que elementos possuis para elaborar
a proposta mas caso o Shoping tenha hipermercado penso que seria bom considerar esta
superfície á parte uma vez que irá ser o grande consumidor de energia e com necessidades
diferentes das pequenas lojas assim como certamente a contagem será em M.T.
Se os 86 mil/m2 que mencionaste no inicio entra a área do hipermercado e descontaria
a mesma faria as contas como já foram aqui sugeridas.
a proposta mas caso o Shoping tenha hipermercado penso que seria bom considerar esta
superfície á parte uma vez que irá ser o grande consumidor de energia e com necessidades
diferentes das pequenas lojas assim como certamente a contagem será em M.T.
Se os 86 mil/m2 que mencionaste no inicio entra a área do hipermercado e descontaria
a mesma faria as contas como já foram aqui sugeridas.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica