Amperes por metro quadrado

amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Re: Amperes por metro quadrado

Mensagem por amfys »

As potências alternadas têm de facto a vantagem de permitir uma melhor utilização dos geradores, mas do meu ponto de vista, num centro comercial é extremamente importante ter garantia de abastecimento.
Para tal é importante ter um grupo de reserva para funcionar não só em caso de falha de um dos outros mas também em regime de alternância para minimizar o desgaste do equipamento, além de permitir operações de manutenção a qualquer altura.

Com as potências de 1,5+2,5+5 MVA há a possibilidade de haver quebra no abastecimento em caso de falha do grupo de 5 MVA.

A questão dos 15 kV prende-se com o facto da rede em Angola ser a 15kV (pelo menos em Luanda), o que permite a injecção directa na rede de distribuição em MT do centro comercial. A solução a 3,3 kV obriga à instalação de um PT com transformador(es) elevador(es).

São opiniões. Cabe ao colega escolher qual se adapta melhor à situação em causa.

De facto o gás não é opção porque o diesel é mais barato e fácil de obter. Chamo atenção é que há mtos fornecedores que fornecem diesel de fraca qualidade, pelo que deve antever cuidados redobrados na manutenção dos grupos, nomeadamente na troca de filtros etc.
rmig330
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 14 out 2008, 19:40

Mensagem por rmig330 »

Bom dia caro colega,

Não me digas que estas a projectar o CC Comandante Gica?

Acho que 5MVA é muito apertado aqui para Angola.

Eu faria os calculos a rondar os 8/9MVA.

Cuidado com o sistema de AVAC!!!

Cumprimentos
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Mensagem por amfys »

rmig330 Escreveu:Bom dia caro colega,

Não me digas que estas a projectar o CC Comandante Gica?

Acho que 5MVA é muito apertado aqui para Angola.

Eu faria os calculos a rondar os 8/9MVA.

Cuidado com o sistema de AVAC!!!

Cumprimentos
Esse estou eu.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

E eu tb
pmaxell
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 27 nov 2008, 17:03

Mensagem por pmaxell »

Boas, se ainda ajudar cá vai!

Na minha opinião, para os 5.4mva e considerando potencia continua, colocaria 4x2mva, em que estariam sempre 3 grupos a trabalhar na ordem dos 1.8mva e o 4 uma alternância para prolongar o tempo de vida das maquinas e evitar alterações, profundas, na instalação.

Os grupos de 2mva podem ser submúltiplos, depende apenas e só se irá existir muita oscilação, ou se será mais ou menos constante.

Concordo, também, com a alternativa para o período nocturno, pois não fará sentido ter um grupo de ex:2mva a debitar apenas 200kva. Tendo isto em conta, deverá saber a potencia necessária para o período da noite.

Para terminar a tensão de saída poderá ser considerada em mt . De considerar, sempre, um quadro de gestão deste equipamento todo, celas de mt para o paralelo entre grupos e alternância, por horas e dia/noite. Assim não existirá qualquer de corte nas transições, no entanto irá dificultar a colocação dos grupos mais pequenos em paralelo pois dificilmente se conseguirá ter com saída directa em mt, o que não acontece nos de ex 2mva. poderá ter sempre um elevador.

Melhores cumprimentos

Paulo Ribeiro
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por amoreira »

Pode ser ainda prematuro nesta fase pois não sei de que elementos possuis para elaborar
a proposta mas caso o Shoping tenha hipermercado penso que seria bom considerar esta
superfície á parte uma vez que irá ser o grande consumidor de energia e com necessidades
diferentes das pequenas lojas assim como certamente a contagem será em M.T.

Se os 86 mil/m2 que mencionaste no inicio entra a área do hipermercado e descontaria
a mesma faria as contas como já foram aqui sugeridas.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”