Não percebi...e não conheço nenhum em Leiria.vihupi Escreveu:Depois tens também a desvantagem de, em caso de aquisição de habitação, seres obrigado a instalar os painéis.rainbow Escreveu:Boa tarde.
Não sei se é possível obter o reembolso no IRS, mas fazendo as contas...
30% --- 780€
100% --- X
X = 2600€
Por 3000€ e pouco, compras uma bomba de calor (só para águas sanitárias), e tens aquecimento de águas sanitárias, quer haja sol ou não.
Cumprimentos.
Tenho de me informar melhor sobre as bombas. Conheces algum fornecedor/instalador de bombas de calor na zona de leiria?
Sistema Fotovoltaico Isolado
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Re: Sistema Fotovoltaico Isolado
Com o novo regulamento (RCCTE se não estou enganado) as habitações novas são obrigadas a ter paineis solares térmicos. Quem faz um investimento nos painéis não vai instalar bombas de calor, isso é quase certo.rainbow Escreveu:
Não percebi...e não conheço nenhum em Leiria.
RCCTE - Artigo 7ºrainbow Escreveu:Errado, as novas habitações são obrigadas a ter a pré-instalação (ou estarem preparadas para receber).
"2- O recurso a sistemas de colectores solares térmicos para aquecimento de água sanitária
nos edifícios abrangidos pelo RCCTE é obrigatório sempre que haja uma exposição
solar adequada, na base de 1 m2 de colector por ocupante convencional previsto,
conforme definido na metodologia de cálculo das necessidades nominais de energia
para aquecimento de água sanitária referida no artigo 11.º, podendo este valor ser
reduzido por forma a não ultrapassar 50% da área de cobertura total disponível, em
terraço ou nas vertentes orientadas no quadrante sul, entre sudeste e sudoeste."
É uma questão de procurares o documento e confirmares. Até o artigo aí coloquei por isso tens a vida muito mais facilitada.rainbow Escreveu:Leste o documento ou fizeste uma busca no Google à procura do que te interessava?
E peço desculpa por ser um completo ingorante quando comparado com o teu vasto conhecimento de tudo e mais alguma coisa.
-
- Velha Guarda
Hummmmm...tá-se a tornar dificil isto.
Esclarecendo.
Eu tenho o documento.
Eu li o documento.
Eu conheço o documento.
Tu achaste o documento.
Tu fizeste uma busca / pesquisa no documento.
Tu achaste o ponto que te interessava.
End of story.
P.S. : Estás desculpado.
Esclarecendo.
Eu tenho o documento.
Eu li o documento.
Eu conheço o documento.
Tu achaste o documento.
End of story.
Já agora explica como chegaste à conclusão de que apenas é necessária a pré instalação. Posso não ter interpretado bem o português do artigo.rainbow Escreveu:Hummmmm...tá-se a tornar dificil isto.
Esclarecendo.
Eu tenho o documento.
Eu li o documento.
Eu conheço o documento.
Tu achaste o documento.
End of story.
-
- Velha Guarda
Até faço melhor do que explicar-te...
Toma lá o documento (ah, espera, tu já tens não é?) e lê.
Au revoir.
Au revoir.
Última edição por admin em 03 set 2009, 00:02, editado 1 vez no total.
Razão: Já foi feito o chamar de atenção ao rainbow este tipo de atitudes são condenas
Razão: Já foi feito o chamar de atenção ao rainbow este tipo de atitudes são condenas
Atitude muito adulta sem dúvida. Pedi-te um esclarecimento e limitas-te a fugir. Já vi que me dirigi à pessoa errada.rainbow Escreveu:Até faço melhor do que explicar-te...
Au revoir.
pois foi poderás ver ele já tem cartão amarelo e porque não se tem portado muito bem
Pessoas dessas não intersecção mesmo ao fórum
ja agora que apresente o documento nao e so falar
Pessoas dessas não intersecção mesmo ao fórum
ja agora que apresente o documento nao e so falar
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 16 dez 2007, 10:03
- Contacto:
Oh Sr Rainbow...
Francamente... Isto é suposto ser um fórum de esclarecimento e não de baralhação.
Isso é o que os nossos governantes querem. Instalar a confusão com artigos e decretos que qualquer um pode interpretar como quiser.
Faz parte do nosso dever como cidadãos esclarecer (desde que tenhamos a certeza do que estamos a falar).
Também eu fiquei curioso com o tal documento. Se por acaso o tiver, agradecíamos todos muito que nos enviasse o mesmo, ou pelo menos o link onde o podemos descarregar.
Francamente... Isto é suposto ser um fórum de esclarecimento e não de baralhação.
Isso é o que os nossos governantes querem. Instalar a confusão com artigos e decretos que qualquer um pode interpretar como quiser.
Faz parte do nosso dever como cidadãos esclarecer (desde que tenhamos a certeza do que estamos a falar).
Também eu fiquei curioso com o tal documento. Se por acaso o tiver, agradecíamos todos muito que nos enviasse o mesmo, ou pelo menos o link onde o podemos descarregar.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Dec lei 80 de 2006:
duas passagens que indicam obrigatoridade:
"...penetração dos sistemas de colectores solares ou outras alternativas renováveis. A obrigatoriedade da instalação de painéis solares para a produção de água quente sanitária abre um amplo mercado para o desenvolvimento da energia solar renovável, que tão..."
e
"...2—O recurso a sistemas de colectores solares térmicos para aquecimento de água sanitária nos edifícios abrangidos pelo RCCTE é obrigatório sempre que haja uma exposição solar adequada, na base de 1 m2 de colector por ocupante convencional previsto, conforme definido
na metodologia de cálculo...."
Depois, num documento oficial (perguntas e respostas do RCCTE) da Adene:
"...Colectores solares térmicos
M.1 A nova regulamentação obriga a que sejam instalados colectores solares térmicos em todos os edifícios abrangidos pelo RCCTE?
Sim, desde que a exposição solar seja adequada, é obrigatório o recurso a sistemas solares térmicos para produção de AQS, na base de 1 m2 de colector por ocupante convencional
previsto, podendo esse valor ser reduzido de forma a não ultrapassar 50% da área de cobertura
total disponível...."
Se estiver a ocupar muito espaço os ficheiros, o admmistrador pode apagar, visto que facilmente se arranja os dec lei 80 de 2006 e o documento a ADENE, Perguntas & Respostas sobre o RCCTE Versão 1.5 Março de 2009
duas passagens que indicam obrigatoridade:
"...penetração dos sistemas de colectores solares ou outras alternativas renováveis. A obrigatoriedade da instalação de painéis solares para a produção de água quente sanitária abre um amplo mercado para o desenvolvimento da energia solar renovável, que tão..."
e
"...2—O recurso a sistemas de colectores solares térmicos para aquecimento de água sanitária nos edifícios abrangidos pelo RCCTE é obrigatório sempre que haja uma exposição solar adequada, na base de 1 m2 de colector por ocupante convencional previsto, conforme definido
na metodologia de cálculo...."
Depois, num documento oficial (perguntas e respostas do RCCTE) da Adene:
"...Colectores solares térmicos
M.1 A nova regulamentação obriga a que sejam instalados colectores solares térmicos em todos os edifícios abrangidos pelo RCCTE?
Sim, desde que a exposição solar seja adequada, é obrigatório o recurso a sistemas solares térmicos para produção de AQS, na base de 1 m2 de colector por ocupante convencional
previsto, podendo esse valor ser reduzido de forma a não ultrapassar 50% da área de cobertura
total disponível...."
Se estiver a ocupar muito espaço os ficheiros, o admmistrador pode apagar, visto que facilmente se arranja os dec lei 80 de 2006 e o documento a ADENE, Perguntas & Respostas sobre o RCCTE Versão 1.5 Março de 2009
- Anexos
-
- PRRCCTE_15_Mar_2009-pag 91-92.pdf
- (1.21 MiB) Transferido 122 vezes
-
- D.L. 80 de 2006 - RCCTE.pdf
- (5.15 MiB) Transferido 108 vezes
Foi com a ideia com que fiquei. Por isso pedi que esclarecesse o que o levou a interpretar que apenas é obrigatória a pré-instalação. Mas ainda bem que há mais pessoas que fizeram a mesma interpretação que eu.
-
- Velha Guarda
Bom dia.
Devido a vários posts de pessoas que não sabem do que falam, sinto-me na obrigação de esclarecer todos os outros interessados e que possam por leitura dos referidos posts, serem induzidos em erro.
De acordo com o RCCTE, no artigo 7º, ponto 4, é exposto o texto a abaixo apresentado:
""Em alternativa à utilização de colectores solares térmicos, podem ser utilizada quaisquer outras formas renováveis de energia que captem, numa base anual, energia equivalente à dos colectores solares, podendo ser esta utilizada para outros fins que não a do aquecimento de água se tal for mais eficiente ou conveniente.""
De acordo com o documento da ADENE "Perguntas & Respostas sobre o RCCTE Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios D.L. 80/2006 de 4 de Abril", é exposto o seguinte:
""M.6
De acordo com o RCCTE, possuo área descoberta para implementação de colectores solares térmicos. No entanto não os quero instalar. Posso utilizar outra tecnologia de aproveitamento de energia renovável em substituição dos colectores solares?
Sim, mas apenas se, como alternativa à utilização de colectores solares térmicos, forem utilizadas quaisquer outras formas renováveis que captem a mesma energia numa base anual, tal como é o caso da geotermia, painéis fotovoltaicos e energia eólica, usada para AQS ou outros fins, se tal for mais eficiente ou conveniente.""
Dito isto cabe-me, apenas para terminar, dizer o seguite:
Como afirmei nos meus posts anteriores, A INSTALAÇÃO DE PAINÉIS SOLARES NÃO É OBRIGATÓRIA.
Se há pessoas que não sabem interpretar o que as outras dizem, não é problema meu.
Devido a vários posts de pessoas que não sabem do que falam, sinto-me na obrigação de esclarecer todos os outros interessados e que possam por leitura dos referidos posts, serem induzidos em erro.
De acordo com o RCCTE, no artigo 7º, ponto 4, é exposto o texto a abaixo apresentado:
""Em alternativa à utilização de colectores solares térmicos, podem ser utilizada quaisquer outras formas renováveis de energia que captem, numa base anual, energia equivalente à dos colectores solares, podendo ser esta utilizada para outros fins que não a do aquecimento de água se tal for mais eficiente ou conveniente.""
De acordo com o documento da ADENE "Perguntas & Respostas sobre o RCCTE Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios D.L. 80/2006 de 4 de Abril", é exposto o seguinte:
""M.6
De acordo com o RCCTE, possuo área descoberta para implementação de colectores solares térmicos. No entanto não os quero instalar. Posso utilizar outra tecnologia de aproveitamento de energia renovável em substituição dos colectores solares?
Sim, mas apenas se, como alternativa à utilização de colectores solares térmicos, forem utilizadas quaisquer outras formas renováveis que captem a mesma energia numa base anual, tal como é o caso da geotermia, painéis fotovoltaicos e energia eólica, usada para AQS ou outros fins, se tal for mais eficiente ou conveniente.""
Dito isto cabe-me, apenas para terminar, dizer o seguite:
Como afirmei nos meus posts anteriores, A INSTALAÇÃO DE PAINÉIS SOLARES NÃO É OBRIGATÓRIA.
Se há pessoas que não sabem interpretar o que as outras dizem, não é problema meu.