Necessidade de projecto em Edifício

Ferreira Cruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 abr 2009, 18:38

Re: Necessidade de projecto em Edifício

Mensagem por Ferreira Cruz »

e eu a pensar que levava um "bocadinho" caro :)
a maior parte do pessoal q conheço, anda à volta do 75 euros para uma moradia!
abraço
Ferreira Cruz
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Se são 10 fracções+QSC, teremos 6,9x10x0,56+6,9=45,5 KVA não precisa de fazer projecto eléctrico
lmp
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 13 nov 2007, 14:09

Mensagem por lmp »

Se quiser instalar uma placa vitrocerâmica por apartamento. aquecimento e/ou ar condicionado, os 6,9 já não chegam! Digam isso ás vossas "patroas" e vejam o que vos acontece ;).

Ao preço que estão as casas estão, ninguém quer comprar uma cas que tem á partida restrições em relação aos equipamentos mínimos actuais, para um mínimo de qualidade.

Assim, pelo menos 10,35kVA por fracção:

10.35x10x0,56+6,9=64,86 KVA
rspratley
Curioso
Curioso
Registado: 21 abr 2008, 19:24

Mensagem por rspratley »

Mesmo não havendo, em certos casos, a necessidade de projecto eléctrico normalmente o mesmo é-me pedido, para servir como linha de orientação ao electricista que faz a montagem, embora já vi casos em que o arquitecto faz essa distribuição (e nos que apanhei até estava bem feita).

Concordo que deveria haver sempre projecto eléctrico pois acho muito mais perigoso uma instalação eléctrica mal dimensionada do que uma ITED.
lmp
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 13 nov 2007, 14:09

Mensagem por lmp »

Atenção que os projectos mexem com muita coisa e os seus autores podem ser responsabilizados, o caminho do projectos eléctricos vai ser o mesmo dos ITED's, responsabilizar o autor do projecto.
danile
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 24 ago 2010, 09:12

Mensagem por danile »

Necessito de uma declaração de isenção de projecto eléctrico.

Alguém consegue dizer-me onde consigo encontrar um modelo de uma declaração de isenção de projecto eléctrico?
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48

Mensagem por parreirajoao »

Pode ver mais informação sobre esse assunto no link:

http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=21&t=11952

lmp Escreveu:Se uma das razões pelas quais, existe a ncessidade de projectos de electricidade é a segurança de pessoas e bens, será que numa instalação de 3,45kva ou de numa 60kva esse perigo é diferente?

A obrigatoriedade de projectos para todo o tipo de instalações de utilixzação de energia eléctrica, deve ser uma realidade. Pois a defesa da segurança, a defesa do interesse público e a exigência de qualidade para as instalações, justificam a minha ideia.
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48

Mensagem por parreirajoao »

E mais, as empresas de projecto vão desaparecer dentro de pouco tempo.

Faço-me explicar, elas continuam, mas inseridas nos empreiteiros.

Não faz nenhum sentido elaborar-se montes de papeis e depois entregar-se esses papeis ao dono de obra.

Lá vai ele gastar dinheiro num consultor.

Cada vez mais o projectista tem de dar a cara nas reuniões e decidir em obra outras soluções que não foram preconizadas no projecto.

No futuro todos os projectos já estarão incluidos em obras "chave na mão". É assim que acontece em grandes projectos industriais e é assim que acontece lá fora.
lmp Escreveu:Atenção que os projectos mexem com muita coisa e os seus autores podem ser responsabilizados, o caminho do projectos eléctricos vai ser o mesmo dos ITED's, responsabilizar o autor do projecto.
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”