Ligar motor c/contactor

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nelmindo
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Re: Ligar motor c/contactor

Mensagem por nelmindo »

Mário Escreveu:Boas

Não é "Então porque é que o motor tem 220Y/380D?
Mas sim 220D/380Y (220 ∆ triângulo/380 Y estrela).

Quando um motor é trifásico, quer dizer que foi projectado para trabalhar com 3 fases (como o próprio nome diz trifásico (3)).

Quando um motor trifásico tem os seis fios na placa de bornes, quer dizer que pode trabalhar com duas tensões em 1,73 (raiz de 3) a excepção é os motores de duas velocidades sejam dahlander ou não. A tensão habitual é 220/380 (230/400) ou 380/660 (400/700) podendo ser já com a euro tensão de 400V mas em trifásico.

Quando se tem um motor trifásico de 0,5cv e só temos monofásico a melhor das hipóteses é ligar em triângulo com condensador e verificar qual o condensador necessário (com diversos testes) ou com variador de frequência, onde este admite a entrada a 220v (230v) e com a saída transformada em trifásico 220v.

Seja com condensador ou variador, o que o motor vai accionar tem influência.

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Re: Ligar motor c/contactor

Mensagem por Jose Pereira »

nelmindo Escreveu:
Mário Escreveu:Boas

Não é "Então porque é que o motor tem 220Y/380D?
Mas sim 220D/380Y (220 ∆ triângulo/380 Y estrela).

Quando um motor é trifásico, quer dizer que foi projectado para trabalhar com 3 fases (como o próprio nome diz trifásico (3)).

Quando um motor trifásico tem os seis fios na placa de bornes, quer dizer que pode trabalhar com duas tensões em 1,73 (raiz de 3) a excepção é os motores de duas velocidades sejam dahlander ou não. A tensão habitual é 220/380 (230/400) ou 380/660 (400/700) podendo ser já com a euro tensão de 400V mas em trifásico.

Quando se tem um motor trifásico de 0,5cv e só temos monofásico a melhor das hipóteses é ligar em triângulo com condensador e verificar qual o condensador necessário (com diversos testes) ou com variador de frequência, onde este admite a entrada a 220v (230v) e com a saída transformada em trifásico 220v.

Seja com condensador ou variador, o que o motor vai accionar tem influência.

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patinhofeio
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Re: Ligar motor c/contactor

Mensagem por patinhofeio »

Jose Pereira Escreveu:
Obrigado, pela dica....
Então porque é que o motor tem 220Y/380D?
Posso ligar em monofásico..... certo????
Boas...
ERRADO.
Os 220D/380Y podem ser conseguidos por exemplo, em Itália.Em fábricas em que já fui, têm PT´s de 110v/220v e outros de 220v/380v. Nos USA, como deve saber, a energia é em 110v, logo em sistema trifásico é 220v(entre 2 fases).
Como já foi referido, se o motor é trifásico, precisa de 3 fases.Caso contrário sería monofásico.
Como já foi referido também, as 2 voltagens indicadas no motor, referem-se à forma de ligação do motor.Com as chapas em forma de triângulo, as bobines ligam directamente à tensão. Com as chapas em posição estrela as bobines são ligadas 2 a 2 em série.
Tente pesquisar no fórum sobre motores, esquemas e modos de ligações. Há cá exemplos e esquemas para tudo, bem como comentários sobre cada forma de ligação. Para o seu exemplo, o ideal é instalar um variador de velocidade, com entrada em monofásico e saída em trifásico.
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Re: Ligar motor c/contactor

Mensagem por ohmico »

Boas,

Penso que por lapso se estão a referir com alguma frequência tensões de 110V/220V, como sabem esta relação não existe, mas sim 110V/190V ou 127V/220V.
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