Consumos eléctricos trifásicos e monofásicos
Re: Consumos eléctricos trifásicos e monofásicos
Olá pessoal,
Penso que se está a formar alguma confusão!
Vou tentar desfaze-la:
A ligação em estrela para motores trifásicos de inducção é usada em duas situações:
1)Quando se quer limitar a corrente de arranque de um motor (arranque estrela/triangulo)
2)Quando a tensão composta corresponde a (raiz 3)*(tensão em triangulo permitida)
Todas as respostas que até aqui dei referi-me sempre á primeira situação em que a tensão composta é sempre a mesma (no caso 380 V).
Para a situação 1):
-A rede (circuito) a considerar é a mesma, o motor é ligado á mesma tensão composta (obviamente).
-Á estrela corresponde a tensão na fase Uf = Uc / (raiz 3)
-A corrente e potencia em triangulo, é 3 vezes superiores á corrente e potencia em estrela.
-Para a mesma potencia a corrente em monofásico é 3 vezes á da linha em trifásico.
Para a situação 2):
-A rede (circuito) a considerar não é a mesma, considerando-se que o motor pode ser ligado a duas tensões diferentes compostas.
-Á estrela corresponde uma tensão composta mais alta que a tensão composta quando o mesmo está ligado em triangulo
Uc (estrela) = Uc (triang.) x raiz 3
-A corrente da linha em estrela é superior á do triangulo IL (estrela) = raiz 3 x IL (triangulo)
-A tabela postada por joaogvaz corresponde a esta 2ª situação
-Para esta situação a potencia é a mesma numa e noutra ligações (estrela/triangulo), não esquecer que neste caso a rede não é a mesma.
Um abraço
Penso que se está a formar alguma confusão!
Vou tentar desfaze-la:
A ligação em estrela para motores trifásicos de inducção é usada em duas situações:
1)Quando se quer limitar a corrente de arranque de um motor (arranque estrela/triangulo)
2)Quando a tensão composta corresponde a (raiz 3)*(tensão em triangulo permitida)
Todas as respostas que até aqui dei referi-me sempre á primeira situação em que a tensão composta é sempre a mesma (no caso 380 V).
Para a situação 1):
-A rede (circuito) a considerar é a mesma, o motor é ligado á mesma tensão composta (obviamente).
-Á estrela corresponde a tensão na fase Uf = Uc / (raiz 3)
-A corrente e potencia em triangulo, é 3 vezes superiores á corrente e potencia em estrela.
-Para a mesma potencia a corrente em monofásico é 3 vezes á da linha em trifásico.
Para a situação 2):
-A rede (circuito) a considerar não é a mesma, considerando-se que o motor pode ser ligado a duas tensões diferentes compostas.
-Á estrela corresponde uma tensão composta mais alta que a tensão composta quando o mesmo está ligado em triangulo
Uc (estrela) = Uc (triang.) x raiz 3
-A corrente da linha em estrela é superior á do triangulo IL (estrela) = raiz 3 x IL (triangulo)
-A tabela postada por joaogvaz corresponde a esta 2ª situação
-Para esta situação a potencia é a mesma numa e noutra ligações (estrela/triangulo), não esquecer que neste caso a rede não é a mesma.
Um abraço
Re: Consumos eléctricos trifásicos e monofásicos
exactamente justme
Disse algumas incorrecções nos meus posts, entretanto estiver a estudar melhor e tens razão.
Acho que no fundo tu e o nelmindo estão a querer dizer o mesmo. O Nelmindo refere e bem que apesar do motor poder ser ligado em estrela ou em triângulo, só uma das ligações é a correcta. Isto para o caso em que o motor é sempre ligado à mesma rede ( em portugal p.e. Uc=380V). Mas se o mesmo motor for para ser ligado por exemplo no brasil, onde tensão composta já é 220V e aí tem de ser ligado em triângulo para ter a mesma potencia no veio. No brasil se o motor for ligado em estrela, não terá potencia suficiente. Se for ligado em triângulo em portugal (Uc invariavelmente = 380V) acabará por queimar.
Acho que é isto. Se tiver errado corrijam pff
Abraço
Disse algumas incorrecções nos meus posts, entretanto estiver a estudar melhor e tens razão.
Acho que no fundo tu e o nelmindo estão a querer dizer o mesmo. O Nelmindo refere e bem que apesar do motor poder ser ligado em estrela ou em triângulo, só uma das ligações é a correcta. Isto para o caso em que o motor é sempre ligado à mesma rede ( em portugal p.e. Uc=380V). Mas se o mesmo motor for para ser ligado por exemplo no brasil, onde tensão composta já é 220V e aí tem de ser ligado em triângulo para ter a mesma potencia no veio. No brasil se o motor for ligado em estrela, não terá potencia suficiente. Se for ligado em triângulo em portugal (Uc invariavelmente = 380V) acabará por queimar.
Acho que é isto. Se tiver errado corrijam pff
Abraço
Re: Consumos eléctricos trifásicos e monofásicos
Exatamente,
em Portugal, um motor com chapa de caracteristicas: triangulo=220V/estrela=380V teria que ser ligado em estrela o que daria a mesma potencia que no brasil em triangulo de 220V.
Entretanto se outro motor tivesse: estrela=220V/triangulo=380V, estou convencido que não sofreria qualquer dano em ligá-lo em estrela de forma permanente, desde que a carga fosse ajustada á sua potencia.
Penso que seja nesta questão que o nelmindo não concorda.
Recordo que alguns livros afirmam que a ligação em estrela é para arranque, sendo que nunca vi/li nenhuma afirmação a proibir (e justificar) o seu uso como ligação de serviço.
Um abraço
Nota: Os valores referidos a 220/380V deverão ser actualizados para 230/400V.
em Portugal, um motor com chapa de caracteristicas: triangulo=220V/estrela=380V teria que ser ligado em estrela o que daria a mesma potencia que no brasil em triangulo de 220V.
Entretanto se outro motor tivesse: estrela=220V/triangulo=380V, estou convencido que não sofreria qualquer dano em ligá-lo em estrela de forma permanente, desde que a carga fosse ajustada á sua potencia.
Penso que seja nesta questão que o nelmindo não concorda.
Recordo que alguns livros afirmam que a ligação em estrela é para arranque, sendo que nunca vi/li nenhuma afirmação a proibir (e justificar) o seu uso como ligação de serviço.
Um abraço
Nota: Os valores referidos a 220/380V deverão ser actualizados para 230/400V.
Re: Consumos eléctricos trifásicos e monofásicos
A ligação estrela é usada em serviço, por exemplo em motores de ventilação. Os motores vêm de fabrica com 3 ligações shuntadas (neutro) e 3 para ligação à rede para os 400 V portugueses.
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Re: Consumos eléctricos trifásicos e monofásicos
Boas justme
"Entretanto se outro motor tivesse: estrela=220V/triângulo=380V"
Não pode ser, dado que quando um motor tem duas tensões, a estrela é sempre a de maior tensão e o triângulo a de menor tensão.
Pode ser é de estrela=660V/triângulo=380V.
Os motores pequenos até + - 4 Kw são de ligação em estrela 380V, depois para potencias maiores já serão de triângulo 380V, isto para não dar porrada na rede.
Tenho motores de 15 kw de "arranque directo" 380V em estrela, (motores com 20 anos). Actualmente com os arrancadores suaves é uma brincadeira o arranque dos motores com potências elevadas. (tenho 300Cv em estrela triângulo, até as lâmpadas se apagam)
Cump.
Mário
"Entretanto se outro motor tivesse: estrela=220V/triângulo=380V"
Não pode ser, dado que quando um motor tem duas tensões, a estrela é sempre a de maior tensão e o triângulo a de menor tensão.
Pode ser é de estrela=660V/triângulo=380V.
Os motores pequenos até + - 4 Kw são de ligação em estrela 380V, depois para potencias maiores já serão de triângulo 380V, isto para não dar porrada na rede.
Tenho motores de 15 kw de "arranque directo" 380V em estrela, (motores com 20 anos). Actualmente com os arrancadores suaves é uma brincadeira o arranque dos motores com potências elevadas. (tenho 300Cv em estrela triângulo, até as lâmpadas se apagam)
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" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
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Re: Consumos eléctricos trifásicos e monofásicos
Boas
Pois é, as tensões subiram na norma.
Mas a força do hábito não tem razão, 230/400 !
Cump.
Mário
Pois é, as tensões subiram na norma.
Mas a força do hábito não tem razão, 230/400 !
Cump.
Mário
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Re: Consumos eléctricos trifásicos e monofásicos
É claro que dizer 220v ou 380v não deixa de continuar a estar correcto uma vez que são 230v ou 400v +/- 10%, portanto continua dentro do valor de referência!Mário Escreveu:Boas
Pois é, as tensões subiram na norma.
Mas a força do hábito não tem razão, 230/400 !
Cump.
Mário
Já agora o meu obrigado a todos, pelas vossas opiniões, pois tambem eu esclareci algumas dúvidas!
Um abraço, rui4175!
ATENÇÂO: Todos os links e arquivos por mim postados, estão hospedados na própria Internet, somente indico onde se encontram, não possuo nenhum CD ou programa que seja de distribuição ilegal.
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Re: Consumos eléctricos trifásicos e monofásicos
Até que enfim chegamos a um concenso!!!
É que já vi muita gente inocente a tentar fazer o arranque pelo método arranque estrela-triangulo, em motores em que a chapa apresentava o famoso par 230/400V. Depois vinham-se queixar que os motores queimavam...
Como também vi já gente a colocar variadores de velocidade em motores em que o par era 230/400V, mas usaram a configuração em estrela e ficavam admirados de que o motor não tinha força e por vezes a solução proposta, era trocar por um variador mais "forte"... mesmo que o anterior, o fabricante dizia que era compativel com o motor em causa...
Para muitos um motor trifásico, é ligar as 3 fases aos 3 parafusos disponiveis. E por falar nisso, já fui reparar avarias, em que as pessoas tinham ligado as tres fases, no lado onde se estava a fazer a estrela (as 3 chapas alinhadas), dizendo inocentemente que o motor estva queimado, porque estava "a deitar a luz abaixo"...
É que já vi muita gente inocente a tentar fazer o arranque pelo método arranque estrela-triangulo, em motores em que a chapa apresentava o famoso par 230/400V. Depois vinham-se queixar que os motores queimavam...
Como também vi já gente a colocar variadores de velocidade em motores em que o par era 230/400V, mas usaram a configuração em estrela e ficavam admirados de que o motor não tinha força e por vezes a solução proposta, era trocar por um variador mais "forte"... mesmo que o anterior, o fabricante dizia que era compativel com o motor em causa...
Para muitos um motor trifásico, é ligar as 3 fases aos 3 parafusos disponiveis. E por falar nisso, já fui reparar avarias, em que as pessoas tinham ligado as tres fases, no lado onde se estava a fazer a estrela (as 3 chapas alinhadas), dizendo inocentemente que o motor estva queimado, porque estava "a deitar a luz abaixo"...
Re: Consumos eléctricos trifásicos e monofásicos
Olá Mario,Mário Escreveu:Boas justme
"Entretanto se outro motor tivesse: estrela=220V/triângulo=380V"
Não pode ser, dado que quando um motor tem duas tensões, a estrela é sempre a de maior tensão e o triângulo a de menor tensão.
...
Cump.
Mário
Quando escrevi isso a minha intenção era enfatizar o facto de ser um arranque estrela/triangulo, em que em estrela as bobinas eram submetidas a 220 V e no triangulo 380 V.
Admito não ter sido muito feliz na forma como o apresentei.
Agrada-me a forma como este debate tem decorrido e estou convencido que todos ganhamos, uns aprendendo outros recordando as noções discutidas e nem sempre bem compreendidas.
Um abraço a todos
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Re: Consumos eléctricos trifásicos e monofásicos
Boas
Numa boa troca de ideias todos ganhamos, quem está na area sabe do que se fala, seja 220 em vez de 230V enfim, são tantas as situações que se encontram, neste País e em outros tambem.
Quando se pede o perfil actualizado, ao pessoal é só para saber como se pode dar a resposta, simples (curta e directa) ou descriminada para quem tenha conhecimentos da area.
Cump.
Mario
Numa boa troca de ideias todos ganhamos, quem está na area sabe do que se fala, seja 220 em vez de 230V enfim, são tantas as situações que se encontram, neste País e em outros tambem.
Quando se pede o perfil actualizado, ao pessoal é só para saber como se pode dar a resposta, simples (curta e directa) ou descriminada para quem tenha conhecimentos da area.
Cump.
Mario
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Re: Consumos eléctricos trifásicos e monofásicos
Viva colegas,nelmindo Escreveu:Até que enfim chegamos a um concenso!!!
Como também vi já gente a colocar variadores de velocidade em motores em que o par era 230/400V, mas usaram a configuração em estrela e ficavam admirados de que o motor não tinha força e por vezes a solução proposta, era trocar por um variador mais "forte"... mesmo que o anterior, o fabricante dizia que era compativel com o motor em causa...
"...
Mas supostamente o motor tinha que ser ligado em estrela por ser um 230/400, não é? Tinha a potência nominal ao veio.
Porquê que se notou essa ausência de potência? Era um 380V/660V ligado em estrela? Algum promenor com o variador?
Saudações,
Bruno Lima
Atentamente,
Bruno
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M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
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Re: Consumos eléctricos trifásicos e monofásicos
BLima Escreveu:Viva colegas,nelmindo Escreveu:Até que enfim chegamos a um concenso!!!
Como também vi já gente a colocar variadores de velocidade em motores em que o par era 230/400V, mas usaram a configuração em estrela e ficavam admirados de que o motor não tinha força e por vezes a solução proposta, era trocar por um variador mais "forte"... mesmo que o anterior, o fabricante dizia que era compativel com o motor em causa...
"...
Mas supostamente o motor tinha que ser ligado em estrela por ser um 230/400, não é? Tinha a potência nominal ao veio.
Porquê que se notou essa ausência de potência? Era um 380V/660V ligado em estrela? Algum promenor com o variador?
Saudações,
Bruno Lima
Nesse ponto esqueci-me de informar que o variador era de alimentação monofásica a 230V, logo, mesmo sendo trifásico à saida, seriam 230V compostos no máximo. Assim sendo a unica configuração correcta seria em tringulo, em motores com o par 230/400. Em motores com o par 400/690, nunca seria possivel obter a potencia máxima para que foi dimensionado
Re: Consumos eléctricos trifásicos e monofásicos
Olá Blima,BLima Escreveu:Viva colegas,nelmindo Escreveu:Até que enfim chegamos a um concenso!!!
Como também vi já gente a colocar variadores de velocidade em motores em que o par era 230/400V, mas usaram a configuração em estrela e ficavam admirados de que o motor não tinha força e por vezes a solução proposta, era trocar por um variador mais "forte"... mesmo que o anterior, o fabricante dizia que era compativel com o motor em causa...
"...
Mas supostamente o motor tinha que ser ligado em estrela por ser um 230/400, não é? Tinha a potência nominal ao veio.
Porquê que se notou essa ausência de potência? Era um 380V/660V ligado em estrela? Algum promenor com o variador?
Saudações,
Bruno Lima
Penso que essa resposta está dada aqui http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... 714#p14714
Caso contrario leia o tópico desde o inicio que encontra essa resposta.
Um abraço