
Disjuntor e fusiveis em paralelo
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Re: Disjuntor e fusiveis em paralelo
Pois na foto esta em serie e no esquema esta em paralelo alguma coisa esta errada 

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Re: Disjuntor e fusiveis em paralelo
Viva pessoal,
A dedução do Mário está correcta. O disjuntor que está em paralelo é o que está em cima, ao lado dos balastros.
Está calibrado para 0,13A e fica em paraleleo com os fusíveis de potência.
Em série fica o relé térmico calibrado para 160A.
Cumps,
BLima
A dedução do Mário está correcta. O disjuntor que está em paralelo é o que está em cima, ao lado dos balastros.
Está calibrado para 0,13A e fica em paraleleo com os fusíveis de potência.
Em série fica o relé térmico calibrado para 160A.
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BLima
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Bruno
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Re: Disjuntor e fusiveis em paralelo
boas!
Só um pequeno pormenor:se isso é a alimentaçao de um drive esses fusiveis nao sao apropriados,deveriam ser ultra-rápidos para proteccao de semicondutores.
cumps
Só um pequeno pormenor:se isso é a alimentaçao de um drive esses fusiveis nao sao apropriados,deveriam ser ultra-rápidos para proteccao de semicondutores.
cumps
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Re: Disjuntor e fusiveis em paralelo
Boas,
Bem agora fiquei mais confuso/ curioso.
Esse disjuntor é um disjuntor motor e está ligado em paralelo com os fusiveis? Qual é a função dele?
Cumprimentos,
Bem agora fiquei mais confuso/ curioso.
Esse disjuntor é um disjuntor motor e está ligado em paralelo com os fusiveis? Qual é a função dele?
Cumprimentos,
Cumprimentos,
PFerreira
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Re: Disjuntor e fusiveis em paralelo
Viva,
Os fusíveis que estão montados são do tipo rápido. Penso que os ultra rápidos eventualmente acabariam por queimar devido ao pico de corrente, no arranque do motor.
Este disjuntor está em paralelo pois se um dos fusíveis queimar, ele desarma e comuta os contactos que estão mecanicamente acoplados a ele. Impede assim que a máquina arranque e sinaliza uma falha no painel de comando.
Cumprimentos,
BLima
Os fusíveis que estão montados são do tipo rápido. Penso que os ultra rápidos eventualmente acabariam por queimar devido ao pico de corrente, no arranque do motor.
Este disjuntor está em paralelo pois se um dos fusíveis queimar, ele desarma e comuta os contactos que estão mecanicamente acoplados a ele. Impede assim que a máquina arranque e sinaliza uma falha no painel de comando.
Cumprimentos,
BLima
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Bruno
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Re: Disjuntor e fusiveis em paralelo
Boas,
Mas a função que esse disjuntor motor está a fazer nao devia ser feita pelo relé termico? ou aquilo não é um relé térmico?
E acho estranho esse disjuntor motor calibrado para menos de 1A e não disparar constantemente, pois a corrente que vai para a maquina é dividida por ele e pelos fusiveis, tambem é verdade que a corrente passa pelo circuito mais curto.
Cumprimentos,
Mas a função que esse disjuntor motor está a fazer nao devia ser feita pelo relé termico? ou aquilo não é um relé térmico?
E acho estranho esse disjuntor motor calibrado para menos de 1A e não disparar constantemente, pois a corrente que vai para a maquina é dividida por ele e pelos fusiveis, tambem é verdade que a corrente passa pelo circuito mais curto.
Cumprimentos,
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Re: Disjuntor e fusiveis em paralelo
mas em dispositivos como os disjuntores que usam "resistencias" (na parte térmica), a resistencia interna (para calibre 1A) é bastante maior do que um fusivel de por exemplo 160A, logo a maior parte da corrente passa pelo fusivel.
Por isso, acho que a razão funcional, é essa.
Por isso, acho que a razão funcional, é essa.
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Re: Disjuntor e fusiveis em paralelo
Viva,
De facto Nelmindo é uma confusão, mas o mais impressionante é que foi projectada assim pelo fabricante.
Foi por isso que achei por bem partilhar com vocês esta instalação, pois não estava a visualizar a sua funcionalidade. Vi que este tópico também vos surpreendeu, pois eu não só dos mais experientes a nível de instalações eléctricas industriais.
O relé também tem contactos associados a ele, pois no painel de comando da máquina existe uma luz para sinalizar um problema no relé e outra para os fusíveis.
Cumps,
BLima
De facto Nelmindo é uma confusão, mas o mais impressionante é que foi projectada assim pelo fabricante.
Foi por isso que achei por bem partilhar com vocês esta instalação, pois não estava a visualizar a sua funcionalidade. Vi que este tópico também vos surpreendeu, pois eu não só dos mais experientes a nível de instalações eléctricas industriais.
O relé também tem contactos associados a ele, pois no painel de comando da máquina existe uma luz para sinalizar um problema no relé e outra para os fusíveis.
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Re: Disjuntor e fusiveis em paralelo
Boas
Eu não vejo o disjuntor ligado em paralelo.
Eu vejo o disjuntor com entrada de fases da derivação da entrada dos fusíveis. E vejo dois fios ligados na saída de cada fase do disjuntor (são fios finos).
Cump.
Mário
Eu não vejo o disjuntor ligado em paralelo.
Eu vejo o disjuntor com entrada de fases da derivação da entrada dos fusíveis. E vejo dois fios ligados na saída de cada fase do disjuntor (são fios finos).
Cump.
Mário
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Re: Disjuntor e fusiveis em paralelo
boas!
este tópico está realmente algo confuso,mas na minha opiniao era bom podermos analisar todo o esquema do equipamento.
se realmente se tratar da alimentaçao do drive que está na foto(parece-me baumuller),os fusiveis teriam de ser ultra rapidos e nao é necessario o termico de 160A, pois ao faltar 1fase o drive nao funciona,nao há risco de sobrecarga.
estes fusiveis apenas protegem a entrada do drive,a saida para o motor deverá tambem estar correctamente protegida .
espero ter ajudado,mas repito,o esquema completo esclareceria muitas duvidas.
este tópico está realmente algo confuso,mas na minha opiniao era bom podermos analisar todo o esquema do equipamento.
se realmente se tratar da alimentaçao do drive que está na foto(parece-me baumuller),os fusiveis teriam de ser ultra rapidos e nao é necessario o termico de 160A, pois ao faltar 1fase o drive nao funciona,nao há risco de sobrecarga.
estes fusiveis apenas protegem a entrada do drive,a saida para o motor deverá tambem estar correctamente protegida .
espero ter ajudado,mas repito,o esquema completo esclareceria muitas duvidas.
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Re: Disjuntor e fusiveis em paralelo
só mais uma dica:
normalmente este tipo de drives tambem tem relés de saida para sinalizaçao de falhas e assim é possivel
colocá-los no comando da maquina.nao é necessario o contacto do térmico.
cumps
normalmente este tipo de drives tambem tem relés de saida para sinalizaçao de falhas e assim é possivel
colocá-los no comando da maquina.nao é necessario o contacto do térmico.
cumps
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- Velha Guarda
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Re: Disjuntor e fusiveis em paralelo
Olá,
Como já aqui foi referido, o esquema pouco terá a ver com o desenho.
Se a intenção de colocar uma única folha do esquema era ajudar, funcionou ao contrário.
A foto, o esquema e a explicação de "BLima" não se harmonizam.
Na minha interpretação, o que vemos no esquema é somente uma derivação da linha de potência, através de -F11, para alimentar:
1 - Tensões auxilares de controlo
2 - Excitação
3 - Ventilador do "driver"
4 - Motor de ventilador
Deduz-se, então, que os fusíveis representados não serão de valor tão elevado.
Talvez a folha anterior e seguinte do esquema esclarecesse todas as dúvidas.
Estou curioso.
Cumprimentos.
Como já aqui foi referido, o esquema pouco terá a ver com o desenho.
Se a intenção de colocar uma única folha do esquema era ajudar, funcionou ao contrário.
A foto, o esquema e a explicação de "BLima" não se harmonizam.
Na minha interpretação, o que vemos no esquema é somente uma derivação da linha de potência, através de -F11, para alimentar:
1 - Tensões auxilares de controlo
2 - Excitação
3 - Ventilador do "driver"
4 - Motor de ventilador
Deduz-se, então, que os fusíveis representados não serão de valor tão elevado.
Talvez a folha anterior e seguinte do esquema esclarecesse todas as dúvidas.
Estou curioso.
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Re: Disjuntor e fusiveis em paralelo
Boa tarde Colegas,
De facto houve um lapso da minha parte e acabei por colocar o esquema de outra parte da máquina.
Espero nos próximos dias poder fazer um apanhado do esquema eléctrico para que o possam ver. São 5 volumes, mas vou colocar as folhas onde aparece os contactos referidos por mim.
As minhas desculpas pelo erro.
Um abraço,
BLima
De facto houve um lapso da minha parte e acabei por colocar o esquema de outra parte da máquina.
Espero nos próximos dias poder fazer um apanhado do esquema eléctrico para que o possam ver. São 5 volumes, mas vou colocar as folhas onde aparece os contactos referidos por mim.
As minhas desculpas pelo erro.
Um abraço,
BLima
Atentamente,
Bruno
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