Projecto de Iluminação Pública

Pimenta
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 jan 2014, 22:57
Has thanked: 1 time
Been thanked: 5 times

Re: Projecto de Iluminação Pública

Mensagem por Pimenta »

nelmindo Escreveu:
Pimenta Escreveu:Bom dia!
Desenterrando um pouco este tópico faço uma pergunta...
Qual é aproxidamente a distância máxima que a mesma rede de iluminaçlão pública pode atingir?
Não existe limite. É preciso é cumprir as quedas de tensão e pode chegar a um ponto, que é muito caro ter um rede extensa.
Outra limitação tem a ver com a potência de curto-circuito disponivel. Quanto mais pequena, menor deverá ser a rede. Sendo do tipo TN, os fusiveis depois têm dificuldade em desactivar o troço em caso de avaria, se for muito cumprida.
Obrigado! Realmente terei de ter todas essas questões em atenção.
Coloco apenas umas questões, já que nunca tinha feito um projeto do género:
1º Sendo uma estrada normal de acesso a cidade, as luminárias deverão estar em colunas com 8 metros?
2º A distância entra elas deverá andar nos 25 metros?
3º Usei esses valores, mas não consigo que me dê uma uniformidade (U0) superior a 0,4. Já tiveram o mesmo problema?
4º Alguém tem exemplos parecidos e feitos em dialux?
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Lâmpada de 150 W---SON??
Pimenta
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Pimenta »

Duzia12 Escreveu:Lâmpada de 150 W---SON??
LED PIANO de 94W da Schreder
Pimenta
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Pimenta »

Falando outra vez neste tópico, questiono mais um aspecto para quem tem experiências neste tipo de projectos/obras.
Qual a maior distância que já colocaram de IP? Para respeitar a queda de tensão, costumam aumentar a secção do cabo ou arranjar outras soluções?
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

nasps
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 06 mai 2008, 14:44

Mensagem por nasps »

Bom dia.
Não sei se o colega que iniciou o tópico ainda anda por este fórum, mas se não for ele, estou certo que alguns colegas podem ajudar.
A tramitação do projecto de iluminação pública tem de ser aprovado pela EDP? Isto é, fazendo a comparação com a CERTIEL - que neste caso não interfere em nada por ser iluminação pública - o projecto de IP é tramitado, analisado e comunicado da mesma forma como se fosse um projecto eléctrico "normal"?

Obrigado.
Cumprimentos
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

Sim.
Ter em atenção que actualmente a EDP exige que seja incluído no projecto o estudo luminotécnico (aconteceu-me isso a semana passada)
Learning is the goal!!
nasps
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 06 mai 2008, 14:44

Mensagem por nasps »

gemini Escreveu:Sim.
Ter em atenção que actualmente a EDP exige que seja incluído no projecto o estudo luminotécnico (aconteceu-me isso a semana passada)
Obrigado colega gemini. Sim, já tinha ouvido que efectivamente o estudo luminotécnico é importante e "deve" fazer parte do projecto.

Aproveito a "onda" e questiono: do ponto de vista de manutenção da estrutura de IP (troca de lâmpadas, manutenção geral), esta é directamente da responsabilidade do distribuidor (EDP) ou das autarquias? ou cada autarquia tem os seus acordos com o distribuidor?
Pode uma autarquia "escolher" livremente uma luminária não homologada pelo distribuidor desde que garanta que a manutenção está assegurada (peças de reserva)?
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

Questões difíceis..

A manutenção é da responsabilidade da EDP, em tudo que faça parte do seu contrato de manutenção (postes,a rmaduras, cabos, etc...).

isto significa que a autarquia,que tem toda a liberdade de escolher o que pretende nas ruas (tipos de postes e armaduras, lámpadas, etc), se não impuser ao distribuidor que aquele determinado modelo de luminária e´o de "uso Corrente" no seu municipio, se aquele não aceitar, então a Autarquia é ela responsável pela manutenção de todos os materiais diferentes do "uso corrente".

Não sei se me fiz entender...
Learning is the goal!!
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”