Faço os pedidos de viabilidade através do apoio apoiocliente@edpdistribuicao.pt enviado a FE e a planta de Implantação. Abaixo dos 41,4kVA enviam uma carta com a viabilidade de energia. Agora não enviam a FE visada, mas esta carta que enviam também é válidaNotreDame Escreveu: 22 fev 2020, 00:00Obrigado pelo esclarecimento.lcmmonteiro Escreveu: 21 fev 2020, 08:06 O termo de responsabilidade de execução e emitido por quem executa a instalação.
A ficha electrotécnica se existe projeto e emitida pelo projetista.
O termo de responsabilidade do projeto e emitido pelo projetista.
Pode por vezes ser a mesma pessoa a realizar ambos. Tal como pode em algumas situações ser o proprio projetista a emitir ambos. Isso tudo depende do tipo de parceria que exista.
O mais comum e cada um emitir o seu termo individual pois muitas vezes nem se conhecem.
Fazem o pedido de viabilidade online? A ficha eletrotécnica é visada pela EDP?
Inspeções elétricas
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 13 mar 2013, 11:44
- Been thanked: 1 time
Re: Inspeções elétricas
-
- Curioso
- Registado: 21 out 2018, 19:56
- Has thanked: 1 time
Moro numa moradia e resolvi comprar um armazém ao lado para transformar noutra moradia.
A minha moradia, só é utilizada esporadicamente exceto agora com a pandemia, por esse motivo só tem 3.45 kva de potência contratada, vi na app da EDP distribuição que a potência certificada também é 3.45 kva, deduzo se a potência contratada é igual a potência certificada já não posso aumentar a potência sem fazer nova certificação, aumento da seção dos cabos, etc.
A minha duvida é a seguinte:
Eu como referi para converter o armazém que adquiri e transforma-lo em moradia vou precisar de eletricidade, no mínimo dos mínimos com a potência da moradia que moro atualmente.
Tenho duas hipóteses ou deixo a instalação da minha moradia atual tal como está e peço um contador para o armazém que quero converter em moradia ou vou busca-la a moradia que vivo que se encontra logo ao lado.
As vantagens no imediato se eu optasse apenas por um único contador era pagar uma única fatura.
As desvantagens seriam o custo de aumento de potência devido a potência contratada neste momento ser igual a certificada.
Em termos de trabalhos elétricos prevejo tanto numa escolha ou noutra o custo idêntico, porque as distãncias em cabo aéreo são as mesmas.
Quanto a instalação do quadro para a frente na nova moradia será feita por um eletricista.
A única duvida seria optar por um contador para as duas moradias ou um contador para cada moradia.
No primeiro caso teria de pedir um novo ramal e no segundo uma instalação completa.
Deduzindo que um novo ramal fica ao custo de uma instalação nova de raiz, os custos devem ser os mesmos em cabo aéreo, por isso a minha duvida na decisão e nas burocracias.
Alguém me ajuda a escolher? No vosso caso o que fariam?
A minha moradia, só é utilizada esporadicamente exceto agora com a pandemia, por esse motivo só tem 3.45 kva de potência contratada, vi na app da EDP distribuição que a potência certificada também é 3.45 kva, deduzo se a potência contratada é igual a potência certificada já não posso aumentar a potência sem fazer nova certificação, aumento da seção dos cabos, etc.
A minha duvida é a seguinte:
Eu como referi para converter o armazém que adquiri e transforma-lo em moradia vou precisar de eletricidade, no mínimo dos mínimos com a potência da moradia que moro atualmente.
Tenho duas hipóteses ou deixo a instalação da minha moradia atual tal como está e peço um contador para o armazém que quero converter em moradia ou vou busca-la a moradia que vivo que se encontra logo ao lado.
As vantagens no imediato se eu optasse apenas por um único contador era pagar uma única fatura.
As desvantagens seriam o custo de aumento de potência devido a potência contratada neste momento ser igual a certificada.
Em termos de trabalhos elétricos prevejo tanto numa escolha ou noutra o custo idêntico, porque as distãncias em cabo aéreo são as mesmas.
Quanto a instalação do quadro para a frente na nova moradia será feita por um eletricista.
A única duvida seria optar por um contador para as duas moradias ou um contador para cada moradia.
No primeiro caso teria de pedir um novo ramal e no segundo uma instalação completa.
Deduzindo que um novo ramal fica ao custo de uma instalação nova de raiz, os custos devem ser os mesmos em cabo aéreo, por isso a minha duvida na decisão e nas burocracias.
Alguém me ajuda a escolher? No vosso caso o que fariam?
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Ao contactares um técnico de electricidade, ele pode calcular o que será mais viavel, desde o contador e o local a ser instalado com a P100, cabos necessários e a possivel alteração na instalação electica, mas tambem a potencia disponivel no local da parte do fornecedor de energia.
Cump.
Mário
Ao contactares um técnico de electricidade, ele pode calcular o que será mais viavel, desde o contador e o local a ser instalado com a P100, cabos necessários e a possivel alteração na instalação electica, mas tambem a potencia disponivel no local da parte do fornecedor de energia.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Curioso
- Registado: 21 out 2018, 19:56
- Has thanked: 1 time
Concordo, mas tudo na vida tem vantagens e desvantagens e eu queria ponderar para saber o que fazer, para depois das obras feitas não me arrepender, uma ideia daqui outra dali é sempre bom ter várias opiniões e pontos de vista.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Se é sobre https://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=13&t=23631
Tens que dar mais detalhes, distancias potencias etc..., e mais importante, o que há de disponivel na rede electrica do fornecedor, e o que a camara autoriza.
Cump.
Mário
Tens que dar mais detalhes, distancias potencias etc..., e mais importante, o que há de disponivel na rede electrica do fornecedor, e o que a camara autoriza.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 79 times
Boas,
tratando-se de moradias independentes deverá ir sempre para a instalação de dois contadores, pois com um único vai ter dificuldade em cobrar energia ao futuro inquilino, uma vez que não pode vender energia.
Ohmico
tratando-se de moradias independentes deverá ir sempre para a instalação de dois contadores, pois com um único vai ter dificuldade em cobrar energia ao futuro inquilino, uma vez que não pode vender energia.
Ohmico
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
Se na maioria dos casos 3.45KVA nao serve para uma moradia muito menos ira servir para duas. A nao ser que seja para uso muito baixo.
Nao esquecer o ponto de que e um armazém que irá ser transformado em habitação. Atenção as licenças.
Posteriormente e como ja foi indicado devera obter todas as informações junto de um técnico responsável bem como na EDPD.
Nao esquecer o ponto de que e um armazém que irá ser transformado em habitação. Atenção as licenças.
Posteriormente e como ja foi indicado devera obter todas as informações junto de um técnico responsável bem como na EDPD.
-
- Aprendiz
- Registado: 06 jan 2020, 10:39
Costumam ser rápidos?bruno.r.maia Escreveu: 27 abr 2020, 09:33Faço os pedidos de viabilidade através do apoio apoiocliente@edpdistribuicao.pt enviado a FE e a planta de Implantação. Abaixo dos 41,4kVA enviam uma carta com a viabilidade de energia. Agora não enviam a FE visada, mas esta carta que enviam também é válidaNotreDame Escreveu: 22 fev 2020, 00:00Obrigado pelo esclarecimento.lcmmonteiro Escreveu: 21 fev 2020, 08:06 O termo de responsabilidade de execução e emitido por quem executa a instalação.
A ficha electrotécnica se existe projeto e emitida pelo projetista.
O termo de responsabilidade do projeto e emitido pelo projetista.
Pode por vezes ser a mesma pessoa a realizar ambos. Tal como pode em algumas situações ser o proprio projetista a emitir ambos. Isso tudo depende do tipo de parceria que exista.
O mais comum e cada um emitir o seu termo individual pois muitas vezes nem se conhecem.
Fazem o pedido de viabilidade online? A ficha eletrotécnica é visada pela EDP?
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 13 mar 2013, 11:44
boas, sou novo aqui no fórum e comecei uma habitação há algum tempo e tenho algumas duvidas, uma delas a cerca da certificação ou inspecção.
consultei o site https://inspecoeseletricas.pt/faq e o FAQ apresenta a seguinte afirmação:
A inspecção eléctrica é apenas obrigatória para instalações de potencia superior a 10,35kVA.
isto quer dizer que tudo o que for igual ou abaixo deste valor não há inspecção?
se não há inspecção quem se responsabiliza pela instalação? como se processe para depois ligar a casa a rede? ninguém faz uma medição das terras?
consultei o site https://inspecoeseletricas.pt/faq e o FAQ apresenta a seguinte afirmação:
A inspecção eléctrica é apenas obrigatória para instalações de potencia superior a 10,35kVA.
isto quer dizer que tudo o que for igual ou abaixo deste valor não há inspecção?
se não há inspecção quem se responsabiliza pela instalação? como se processe para depois ligar a casa a rede? ninguém faz uma medição das terras?
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
luixmod Escreveu: 18 jul 2020, 21:31 boas, sou novo aqui no fórum e comecei uma habitação há algum tempo e tenho algumas duvidas, uma delas a cerca da certificação ou inspecção.
O projeto é obrigatório para potências superiores a 10.35KVA.
A inspeção acima de 6.9KVA.
A responsabilidade nada tem a ver com a inspecção mas sim por quem a executa.
A inspecção serve para garantir o cumprimento das regras técnicas.
Aquando da inspecção existem testes de verificação de equipamentos e terras. No entanto e independentemente de haver ou não inspecção estas garantias Teem que obrigatoriamente serem cumpridas pelo técnico responsável pela execução da instalação eletrica.
O processo de ligação à rede deve ser realizado o quanto antes pois a inspecção caso exista só será realizada com a ligação à rede. Se não existir fornecimento de energia não há forma de realizar a inspecção.
Por norma a maioria dos técnicos já sabe como proceder aos pedidos de ligação execução da instalação e posterior inspecção.
Cada passo deve ser dado consoante o tipo de obra e evolução da mesma.
Primeiramente é solicitado o pedido de viabilidade da ligação à rede.
Execução da primeira parte da obra caso não exista ponto de ligação (portinhola caixa de contagem e quadro de entrada).
Ligação à rede.
Execução da restante obra.
Realização de testes e verificação da conformidade da obra.
Pedido de inspeção a ser entregue ao ORD.
Viu o link do site que lhe mandei? Pelo que entendi eles agora é que fazem as inspeções electricas, porque é que dizem no site que não é necessário fazer inspeção em residências até 10,35kVA? É um erro?
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Consulte o sriesp. Estas normas partem da dgeg
As instalações elétricas do tipo C estão sujeitas a inspeção inicial, exceto as instalações de habitação com potência igual ou inferior a 6,90 kVA.
Ainda assim, a entidade exploradora pode solicitar uma inspeção, se assim o entender.
Exemplos:
Habitação com 6,9 kVA: Não carece de inspeção
Habitação com 10,35 kVA: Sujeita a inspeção (a partir de 20/08/2018)
Habitação com 13,8 kVA: Sujeita a inspeção
Loja (qualquer potência): Sujeita a inspeção
Restaurante (qualquer potência): Sujeita a inspeção
Oficina (qualquer potência): Sujeita a inspeção
As instalações elétricas do tipo C estão sujeitas a inspeção inicial, exceto as instalações de habitação com potência igual ou inferior a 6,90 kVA.
Ainda assim, a entidade exploradora pode solicitar uma inspeção, se assim o entender.
Exemplos:
Habitação com 6,9 kVA: Não carece de inspeção
Habitação com 10,35 kVA: Sujeita a inspeção (a partir de 20/08/2018)
Habitação com 13,8 kVA: Sujeita a inspeção
Loja (qualquer potência): Sujeita a inspeção
Restaurante (qualquer potência): Sujeita a inspeção
Oficina (qualquer potência): Sujeita a inspeção
ok, muito obrigado pelo esclarecimento.
Tenho mais umas duvidas se me poder esclarecer, nas casas de banho tenho visto a malta a meter os fios terra para as janelas e estruturas metálicas, mas deixam o cabo à mostra a sair da parede, isto fica feio. é necessário deixar o cabo assim? não será possível esconder o cabo?
Tenho mais umas duvidas se me poder esclarecer, nas casas de banho tenho visto a malta a meter os fios terra para as janelas e estruturas metálicas, mas deixam o cabo à mostra a sair da parede, isto fica feio. é necessário deixar o cabo assim? não será possível esconder o cabo?
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Apesar de as regras técnicas indicarem que as ligações equipotenciais devem ser asseguradas pessoalmente não vejo muitas obras a garantirem este ponto.
Em banheiras sim tenho visto muitas estruturas a serem ligadas à terra.
Mas respondendo à sua questão sim é possível em alguns casos o fio terra ficar escondido dentro da própria estrutura. Mas para tal seria necessário que tivesse o eletricista presente quando os instaladores das janelas às instalam. Caso contrário terá que ser feita a ligação à posterior.
Em banheiras sim tenho visto muitas estruturas a serem ligadas à terra.
Mas respondendo à sua questão sim é possível em alguns casos o fio terra ficar escondido dentro da própria estrutura. Mas para tal seria necessário que tivesse o eletricista presente quando os instaladores das janelas às instalam. Caso contrário terá que ser feita a ligação à posterior.