J.F. Escreveu: 22 jan 2018, 16:06
Estou à espera do estudo de ramal definitivo
para uma instalação, mal saia preciso mesmo de efetuar o contrato de fornecimento. Vai ser este o circo pelo qual vou passar? É de fato inadmissível, o sistema pode demorar a montar mas têm que flexibilizar isto de algum modo. É que perante o cliente a culpa é nossa.
Alguém mencionou que na DGEG apenas aparece até 10,35 kVA, acho que é suposto que assim seja, pois a partir dessa potência é necessária a certificação (ISQ, IEP...)
Caso haja alguma evolução comuniquem p/favor, vou tentar fazer o mesmo.
Boas
Eles vão atrasando, atrasando, e assim o pessoal "aflito" ser quer ver o assunto resolvido, tem de pedir uma Inspeção no ISQ, LIQ, IEP, etc.
E toma lá vão mais uns 50.43€ no caso de se4r no ISQ, por cada pedido de inspeção para esses 10.35Kvas, sendo que a partir de uma determinada potencia parece que os valores sobemmm.
Energy,
Se ao menos a inspeção adiantasse o processo eu não me importava de pagar a taxa pelo meu cliente. Mas nem isso, pois o DL96/2017 diz que para acerder à rede elétrica basta apresentar o Termo Responsabilidade execução para instalações S<=10,35Kva e o relatório da Entidade Inspectora para instalações S>10,35Kva, mas nada. A EDP Distribuição não aceita ainda nenhum dos documentos. Diz que é a DGEG que temde dar o aval das instalações
J.F. Escreveu: 22 jan 2018, 16:06
Estou à espera do estudo de ramal definitivo
para uma instalação, mal saia preciso mesmo de efetuar o contrato de fornecimento. Vai ser este o circo pelo qual vou passar? É de fato inadmissível, o sistema pode demorar a montar mas têm que flexibilizar isto de algum modo. É que perante o cliente a culpa é nossa.
Alguém mencionou que na DGEG apenas aparece até 10,35 kVA, acho que é suposto que assim seja, pois a partir dessa potência é necessária a certificação (ISQ, IEP...)
Caso haja alguma evolução comuniquem p/favor, vou tentar fazer o mesmo.
Boas
Eles vão atrasando, atrasando, e assim o pessoal "aflito" ser quer ver o assunto resolvido, tem de pedir uma Inspeção no ISQ, LIQ, IEP, etc.
E toma lá vão mais uns 50.43€ no caso de se4r no ISQ, por cada pedido de inspeção para esses 10.35Kvas, sendo que a partir de uma determinada potencia parece que os valores sobemmm.
Energy,
Se ao menos a inspeção adiantasse o processo eu não me importava de pagar a taxa pelo meu cliente. Mas nem isso, pois o DL96/2017 diz que para acerder à rede elétrica basta apresentar o Termo Responsabilidade execução para instalações S<=10,35Kva e o relatório da Entidade Inspectora para instalações S>10,35Kva, mas nada. A EDP Distribuição não aceita ainda nenhum dos documentos. Diz que é a DGEG que temde dar o aval das instalações
Boas
O certificado emitido pela entidade Inspetora a EDP aceita para efeitos de contrato de fornecimento de energia.
J.F. Escreveu: 22 jan 2018, 16:06
Estou à espera do estudo de ramal definitivo
para uma instalação, mal saia preciso mesmo de efetuar o contrato de fornecimento. Vai ser este o circo pelo qual vou passar? É de fato inadmissível, o sistema pode demorar a montar mas têm que flexibilizar isto de algum modo. É que perante o cliente a culpa é nossa.
Alguém mencionou que na DGEG apenas aparece até 10,35 kVA, acho que é suposto que assim seja, pois a partir dessa potência é necessária a certificação (ISQ, IEP...)
Caso haja alguma evolução comuniquem p/favor, vou tentar fazer o mesmo.
Boas
Eles vão atrasando, atrasando, e assim o pessoal "aflito" ser quer ver o assunto resolvido, tem de pedir uma Inspeção no ISQ, LIQ, IEP, etc.
E toma lá vão mais uns 50.43€ no caso de se4r no ISQ, por cada pedido de inspeção para esses 10.35Kvas, sendo que a partir de uma determinada potencia parece que os valores sobemmm.
Energy,
Se ao menos a inspeção adiantasse o processo eu não me importava de pagar a taxa pelo meu cliente. Mas nem isso, pois o DL96/2017 diz que para acerder à rede elétrica basta apresentar o Termo Responsabilidade execução para instalações S<=10,35Kva e o relatório da Entidade Inspectora para instalações S>10,35Kva, mas nada. A EDP Distribuição não aceita ainda nenhum dos documentos. Diz que é a DGEG que temde dar o aval das instalações
Boas
O certificado emitido pela entidade Inspetora a EDP aceita para efeitos de contrato de fornecimento de energia.
Deve haver ainda muita confusão, pois no balcão da EDP em Castelo Branco, ainda hoje de manhã me informaram que apesar de serem apresentados os documentos, enquanto a DGEG não validar o processo/instalação e no sistema informático da EDP, que estava ligado com a Certiel e presumo que já esteja ou irá estar ligado com a DGEG, aparecer como instalação certificada(pelo menos era assim que aparecia com a Certiel", a EDP não valida a instalação para que sejam efectuados contratos
HJCruz Escreveu: 23 jan 2018, 11:53
Bom Dia a todos. Deixo aqui o link do site da EDP Distribuição que deve ajudar à compreensão das ainda muitas dúvidas que existem com as novas ligações à rede https://www.edpdistribuicao.pt/pt/falec ... TipoC.aspx
Retirado das FAQ dao site EDP Distribuição
Que documentos necessito para ligar a minha Instalação Elétrica à Rede Elétrica de Serviço Público (RESP) e entrar em exploração?
Documentos serão entregues por parte dos TR ou Entidades Inspetoras diretamente através do portal a disponibilizar pela DGEG.
Para instalações do tipo A
i. Declaração de conformidade da execução ou termo de responsabilidade pela execução para potências ≤100kVA, desde que equipadas com dispositivos sensíveis à corrente residual diferencial de alta sensibilidade e integrados nos grupos geradores
ii. Declaração de inspeção para restantes casos com potências ≤100kVA
iii. Certificado de Exploração para potências >100kVA
Para instalações do tipo B
i. Certificado de Exploração
Para instalações do tipo C
i. Declaração de conformidade da execução ou termo de responsabilidade pela execução para Instalações elétricas (IE) de caracter temporário, ou em locais residenciais com potências ≤10,35kVA
ii. Declaração de inspeção para instalações não abrangidas na alínea anterior
Desculpem se ofendo alguém, mas é triste saber destas coisas às pinginhas e pelos outros. A DGEG devia-se chegar à frente e dar estas explicações no seu site. E os assuntos não vão ser tratados tal e qual como está descrito na legislação.
Será que ninguém tinha pensado que isto ia acontecer???
Bem por fim lá consegui efectuar o registo!!! Enviei um email ( sriesp.helpdesk@dgeg.pt) a expor o caso e no dia seguinte responderam e resolveram o caso. No meu caso supostamente eu estava a inserir mal o meu Nº da DGEG, não percebi muito bem como... na carta que na altura a DGEG me enviou a confirmar a inscrição deu -me um nº com 6 digitos, para me conseguir registar tive que retirar o primeiro digito do numero de inscrição ou seja colocar cinco digitos e já funcionou.
fica a dica pode ser que ajude alguém.
Finalmente o processo da primeira instalação está terminado. Agora é só o cliente fazer contrato. Pena é que se tenha de andar a telefonar para a EDP Distribuição(808100100) para saber o estado do pedido. Ao menos a DGEG podiam enviar um mail a informar o estado do pedido.
Boa Tarde,
Tambem andei 8 dias a ligar para a EDP distribuição, mas Finalmente ontem ao fim da tarde já estava a primeira certificada.
A culpa da demora foi os confelitos nas bases de dados, vai acontecer o mesmo quando entrar o segundo pedido do mesmo cliente,
a base de dados vai dar erro uma vez que ele já existe, não vai aceitar o mesmo nome, como acontecia com a morada da obra.
HJCruz Escreveu: 25 jan 2018, 19:02
Finalmente o processo da primeira instalação está terminado. Agora é só o cliente fazer contrato. Pena é que se tenha de andar a telefonar para a EDP Distribuição(808100100) para saber o estado do pedido. Ao menos a DGEG podiam enviar um mail a informar o estado do pedido.
Boas
Estamos a falar de potencias até 10.35Kvas, com NIP único?
HJCruz Escreveu: 25 jan 2018, 19:02
Finalmente o processo da primeira instalação está terminado. Agora é só o cliente fazer contrato. Pena é que se tenha de andar a telefonar para a EDP Distribuição(808100100) para saber o estado do pedido. Ao menos a DGEG podiam enviar um mail a informar o estado do pedido.
Boas
Estamos a falar de potencias até 10.35Kvas, com NIP único?
HJCruz Escreveu: 25 jan 2018, 19:02
Finalmente o processo da primeira instalação está terminado. Agora é só o cliente fazer contrato. Pena é que se tenha de andar a telefonar para a EDP Distribuição(808100100) para saber o estado do pedido. Ao menos a DGEG podiam enviar um mail a informar o estado do pedido.
Boas
Estamos a falar de potencias até 10.35Kvas, com NIP único?