
basicamente tudo. so o motor que aparece na frame inicial do video é que nao é de 3 bobines, mas sim de uma bobine.
pois os pontos de ligaçao sao apenas U e V. Regra geral o terminal U é o que costuma ligar no neutro. O V é sempre uma fase.
No motores com mais de uma bobine o terminal U costuma ser a uniao das bobines.
Apenas faz sentido falar em Fases em Corrente Alternada.
Na Corrente Continua nao ha fases. a menos que sejam as da lua.

Pesquisa nomenclaturas eletricas.

Para um motor rodar em dois sentidos opostos é necessario que tenha pelo menos 2 bobines. (3 fios + T).
Os condensadores em motores CA sao nao polarizados, por isso tanto faz ligares numa posiçao ou noutra, faz sempre o mesmo efeito.
E regra geral so se liga na bobine que faz o motor arrancar com o maior torque.
Usa-se em motores monofasicos bi-direcionais das portas automaticas, nos estores electricos, nas plataformas elevatorias, sempre em paralelo com a bobine que vai fazer o motor rodar no sentido de elevar a parte mecanica a que esta acoplado, porque precisa de maior torque no arranque. para descer a força gravitacional ajuda a descer pelo que o motor nao precisa de arranque tao forte.
Num motor monofasico unidirecional regra geral tem sempre o condensador acoplado em paralelo para o mesmo efeito.
Nunca vi em lado nenhum um condensador a influir no sentido de rotaçao dum motor monofasico.
"rodar em mais que um sentido" pressupoe que possa rodar em 3 ou 5 sentidos...
"Para que um motor possa rodar em sentidos opostos" é uma expressao mais correcta.
