Calculo de cabos
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Re: Calculo de cabos
No dia que disponibilizei a folha estava com pouco tempo, de qq modo também queria deixar
algumas coisas em aberto para vocês irem comentando e eu ir respondendo.
Coloca as tuas questões no devido tópico que eu responderei.
Obg
algumas coisas em aberto para vocês irem comentando e eu ir respondendo.
Coloca as tuas questões no devido tópico que eu responderei.
Obg
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
-
- Velha Guarda
- Registado: 08 mai 2008, 17:52
- Has thanked: 6 times
- Been thanked: 17 times
Para umapotencia de 1250kVA estou a considerar um cabo deXV 0,6 – 1kV com a especificação 3 x (4 x (XV 1 x 300)) + 2 x (XV 1 x 300) mm2. Para esta potencia dará Ib= 1804A.
Qual o Iz para esta corrente? Não encontro tabelas para este nivel de corrente. Quaria justificar os calculos mas não sei que valor de Iz corresponde a esta corrente.
Qual o Iz para esta corrente? Não encontro tabelas para este nivel de corrente. Quaria justificar os calculos mas não sei que valor de Iz corresponde a esta corrente.
- Duarte82
- Velha Guarda
- Registado: 23 jul 2009, 14:24
- Been thanked: 1 time
Boa tarde a todos,
Para os interessados, a General Cable tem uma aplicação on-line para cálculo de cabos muito completa. Permite escolher o tipo de cabo, consoante a instalação, definir a corrente ou potência a alimentar, definir algumas características da instalação, quantidade de cabos por fase, cabos multi ou mono condutores, calcular as quedas de tensão, entre outros... Para além da general cable ter cabos do tipo 5Gxxx para secções elevadas (até 5G120) o que dá muito jeito devido às correntes de retorno.
O link: http://www.generalcable.pt/Aplicaciones ... fault.aspx
Estive a experimentar e, embora não esteja toda a funcionar já, penso que seja para breve a totalidade da aplicação. Só é pena não disponibilizarem a aplicação para executar no computador directamente... Mas já será pedir muito
Cumprimentos,
Para os interessados, a General Cable tem uma aplicação on-line para cálculo de cabos muito completa. Permite escolher o tipo de cabo, consoante a instalação, definir a corrente ou potência a alimentar, definir algumas características da instalação, quantidade de cabos por fase, cabos multi ou mono condutores, calcular as quedas de tensão, entre outros... Para além da general cable ter cabos do tipo 5Gxxx para secções elevadas (até 5G120) o que dá muito jeito devido às correntes de retorno.
O link: http://www.generalcable.pt/Aplicaciones ... fault.aspx
Estive a experimentar e, embora não esteja toda a funcionar já, penso que seja para breve a totalidade da aplicação. Só é pena não disponibilizarem a aplicação para executar no computador directamente... Mas já será pedir muito

Cumprimentos,
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
No catálogo quase todos os fabricantes têm cabos até 5G120 mas atenção que tanto quanto sei nenhum fabricante de cabos tem stock de cabos com secções de fase/neutro/terra iguais acima de 5G25, e apenas fabricam esse tipo de cabos para grandes quantidades (tipicamente acima dos 500m).
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Utilizar vários cabos em paralelo por fase.migjac Escreveu:Alguem sabe qual o IZ a considerar para uma corrente Ib= 1804A.
Não encontro tabelas para este nivel de corrente.
-
- Velha Guarda
- Registado: 08 mai 2008, 17:52
- Has thanked: 6 times
- Been thanked: 17 times
Estou a considerar utilizar 4 cabos de 300mm.
Dá uma corrente de 451A por cabo.
Eu pretendia saber qual o valor de Iz que corresponde a este Ib para poder justificar o calculo do disjuntor.
Ib<=In<=Iz
I2<=1,45Iz
Existe alguma tabela onde posso ver Iz para este valor de corrente?
Eu pretendia saber qual o valor de Iz que corresponde a este Ib para poder justificar o calculo do disjuntor.
Ib<=In<=Iz
I2<=1,45Iz
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Se vai utilizar 4 cabos em que o Iz de cada um é de 451A o valor a utilizar para o cálculo das protecções é 4x451=1804A mas não esquecer os factores de correcção em função do modo de instalação da canalização. Por isso à partida os quatro cabos não vão chegar! E ter também em conta o cálculo das quedas de tensão na canalização.migjac Escreveu:Estou a considerar utilizar 4 cabos de 300mm.
Ib<=In<=Iz
I2<=1,45Iz
É 451A o Iz de cada cabo? Qual o método de referência e qual é o cabo? XLPE cobre? Não sei se está a considerar cabos monocondutores mas é o que deve fazer nesse caso!
essa folha de cálculos pelos vistos tem alguns erros.... dêm uma vista de olhos porque no tópico dele estão lá algumas correções disso...
Cumpz
Cumpz
Se eu podia mudar, podia, mas já não era eu...