Qual a idade deste poste?
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Re: Qual a idade deste poste?
Boa tarde
Se te referes ao material de construção, os poste de betão (cimento) são fabricados.
Se te referes ao tamanho e espessura, não consigo precisar pela foto qual o esforço do poste, mas diria que em média tensão (que é o caso) se os fabricam não são colocados pela EDP. Os que ainda existem, em linhas da EDP, são antigos e à medida que vai havendo remodelações de linhas são substituídos, não querendo isto dizer que sejam todos substitutos nos próximos anos.
O formato deles altera de fabricante para fabricante e de tipo para tipo.
Se te referes ao material de construção, os poste de betão (cimento) são fabricados.
Se te referes ao tamanho e espessura, não consigo precisar pela foto qual o esforço do poste, mas diria que em média tensão (que é o caso) se os fabricam não são colocados pela EDP. Os que ainda existem, em linhas da EDP, são antigos e à medida que vai havendo remodelações de linhas são substituídos, não querendo isto dizer que sejam todos substitutos nos próximos anos.
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Re: Qual a idade deste poste?
O cimento é da Cavan.
Mas se não são colocados pela EDP, que outra empresa poderá colocar?
Vi um documento da EDP, em que havia umas fotos destes postes onde o cimento ainda está bastante claro, parecendo ser novo. Desculpe, mas não consegui encontrar o documento, mas lembro-me quer 2007-2008.
Mas se não são colocados pela EDP, que outra empresa poderá colocar?
Vi um documento da EDP, em que havia umas fotos destes postes onde o cimento ainda está bastante claro, parecendo ser novo. Desculpe, mas não consegui encontrar o documento, mas lembro-me quer 2007-2008.
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Re: Qual a idade deste poste?
Sobre a CAVAN...
http://restosdecoleccao.blogspot.pt/2013/03/cavan.html
Os postes não são fabricados em cimento... mas em Betão ( que é uma mistura de areia, agregados seleccionados, agua e cimento, numa determinada proporção), no caso em apreço os postes são executados em betão armado ( pois tem armaduras em aço no seu interior)
http://restosdecoleccao.blogspot.pt/2013/03/cavan.html
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Re: Qual a idade deste poste?
Talvez me tenha explicado mal. A EDP utiliza e coloca postes de betão (como referiu o Sr. Pedro Barradas), e continuará a fazê-lo. Apenas queria dizer que serão de maior espessura que o da foto, se for em linha de média tensão.ManuFranciscoPT Escreveu:O cimento é da Cavan.
Mas se não são colocados pela EDP, que outra empresa poderá colocar?
Vi um documento da EDP, em que havia umas fotos destes postes onde o cimento ainda está bastante claro, parecendo ser novo. Desculpe, mas não consegui encontrar o documento, mas lembro-me quer 2007-2008.
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Re: Qual a idade deste poste?
Refiro-me aos materiais na parte de cima do poste.
A amarração em triângulo com isoladores rígidos duplos.
Todas essas peças ainda são fabricadas ou só os isoladores de suspensão e de amarração?
E porque cancelaram a fabricação de postos de transformação de cabine alta?
A amarração em triângulo com isoladores rígidos duplos.
Todas essas peças ainda são fabricadas ou só os isoladores de suspensão e de amarração?
E porque cancelaram a fabricação de postos de transformação de cabine alta?
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Re: Qual a idade deste poste?
Encontrei o site!
http://www.icnf.pt/portal/naturaclas/ge ... s-interreg
Nas páginas 9,13 e 14, vê-se que nos postes de amarração em triângulo ainda são recentes devido ao Betão muito claro.
http://www.icnf.pt/portal/naturaclas/ge ... s-interreg
Nas páginas 9,13 e 14, vê-se que nos postes de amarração em triângulo ainda são recentes devido ao Betão muito claro.
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Re: Qual a idade deste poste?
Na zona de Santarém em linha novas ou remodeladas tende a ser tudo em cadeias de amarração (penso que nas outras também). Isto não quer dizer que se vá retirar todos os isoladores rígidos das linhas, pois apesar estarem em "desuso" não estão estragados, e teria inconvenientes (por exemplo muitos dos postes teriam de ser mudados, devido ao esforço que suportam e à altura a que ficariam as linhas do solo).ManuFranciscoPT Escreveu:Refiro-me aos materiais na parte de cima do poste.
A amarração em triângulo com isoladores rígidos duplos.
Todas essas peças ainda são fabricadas ou só os isoladores de suspensão e de amarração?
E porque cancelaram a fabricação de postos de transformação de cabine alta?
Os isoladores rígidos tem desvantagem (sejam simples ou duplos). Devido à porcelana perfurar criam avarias que podem demorar horas a descobrir (por vezes um buraquinho do tamanho de um alfinete por baixo da linha), com o tempo também se partem devido ao esforço mecânico que as linhas exercem neles, e em questões ambientais podem levar a electrocussão de aves devido ao posicionamento das linhas em relação à travessa.
Vantagens dos isoladores em cadeias tem é ser mais fácil ver-se se está danificado ou não (maior fiabilidade), maior esforço mecânico e a electrocussão de aves é mais difícil. As cadeias de amarração ainda permitem a abertura da linha (o que é benéfico na detecção de avarias ou na desligação de um troço para trabalhos).
Se os isoladores forem de vidro torna-se melhor pois o vidro quando danificado por uma descarga eléctrica parte, sendo fácil de detectar avarias.
____ , , ____
Os posto de transformação de cabine alta foram entrando em desuso devido às inúmeras desvantagens:
- maior custo de construção pois todo aquilo é feito de raiz (em blocos e cimento),
- maior manutenção e conservação, levam a mais custos,
- devido aos barramentos e equipamentos estarem expostos ao ar e à humidade tendem a ter mais avarias.
A utilização de pré-fabricados com celas fechadas traz assim muitas vantagens. Tem menos mão de obra e devido a ser todo isolado as distancias de segurança são diminutas e torna-se todo mais pequeno, tendo assim menos impacto visual e ambiental.
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Re: Qual a idade deste poste?
Tenho visto postes em que os isoladores rígidos são trocados por uns mais recentes.
Corrijam-me se estiver errado:
ISOLADORES EM CADEIAS
vermelhos->brancos->transparentes->azuis
(dos mais antigos para os mais recentes)
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Re: Qual a idade deste poste?
Sim, em isoladores de cadeias os "vermelhos->brancos" são de porcelana; os "transparentes" são de vidro (depensdendo do temperamento do vidro também podem ser verdes); os azuis (penso que sejam os que aparecem na pagina 4 do link http://www.icnf.pt/portal/naturaclas/ge ... s-interreg) é em resina epoxi.ManuFranciscoPT Escreveu:Tenho visto postes em que os isoladores rígidos são trocados por uns mais recentes.
Corrijam-me se estiver errado:
ISOLADORES EM CADEIAS
vermelhos->brancos->transparentes->azuis
(dos mais antigos para os mais recentes)
Resina epoxi é uma das "recentes" tecnologias de isolamento utilizadas pela EDP.
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Re: Qual a idade deste poste?
Obrigado.
A mudança de Isoladores Rígidos:
(2009-2015)
Antes e Depois
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(2009-2015)
Antes e Depois
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Re: Qual a idade deste poste?
Estes isoladores rígidos não são feitos de porcelana, pois não?
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Re: Qual a idade deste poste?
Boa tardeManuFranciscoPT Escreveu:Estes isoladores rígidos não são feitos de porcelana, pois não?
Não, estes são isoladores rígidos de vidro (esqueci-me dos nomear anteriormente pois na zona de Santarém é raro vê-los).
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Re: Qual a idade deste poste?
Então, ainda são feitos postes com este tipo de isoladores? Já que são de vidro, são mais fáceis ver as avarias!
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Re: Qual a idade deste poste?
Então, ainda são feitos postes com este tipo de isoladores? Já que são de vidro, são mais fáceis ver as avarias!
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Re: Qual a idade deste poste?
Os poste são fabricados por medidas standard. A EDP quando encomenda os os postes, tem de ter em conta o esforço que a linha irão fazer no topo do poste onde estão amarradas.
O poste é a parte de betão, a armação é a ferragem e o isolamento são os isoladores, tudo isto são peças separadas. Assim sendo o mesmo poste pode ter uma ferragem com isoladores rígidos ou ter uma ferragem com cadeias.
A tendência, pelo menos na minha região, é passar tudo para cadeias conforme se vai fazendo manutenção ou remodelações. As amarrações inclusive tem outra vantagem, como já disse anteriormente, permitem seccionar a linha quando necessário.
O poste é a parte de betão, a armação é a ferragem e o isolamento são os isoladores, tudo isto são peças separadas. Assim sendo o mesmo poste pode ter uma ferragem com isoladores rígidos ou ter uma ferragem com cadeias.
A tendência, pelo menos na minha região, é passar tudo para cadeias conforme se vai fazendo manutenção ou remodelações. As amarrações inclusive tem outra vantagem, como já disse anteriormente, permitem seccionar a linha quando necessário.
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