Apenas ter atenção à secção dos condutores, iluminação 1,5 mm2, tomadas 2,5mm2 e forno e placa de indução/vitrocerâmica 4 mm2
Abraço!
Eu até queria colocar uma secção superior.... lol lolPedroAraújo Escreveu:De resto parece tudo ok
Apenas ter atenção à secção dos condutores, iluminação 1,5 mm2, tomadas 2,5mm2 e forno e placa de indução/vitrocerâmica 4 mm2
Abraço!
No esquema referia-me a um disjuntor de corte Geral de forma a que desse para desligar tudo. Mas pela dica do Pedroarujo deveria era ter um disjuntor diferencial, e este caso seria um disjuntor diferencial DDR a melhor opção certo?ENERGY Escreveu:Boas
Quando tem geral wc, sala, etc, esta a pensar em disjuntores? Quando tem um geral para a cozinha, está a referir-se a um ID?[/.]
Bom dia, o quadro é monofasico, e a potência que está contratada (irá) ser o os 10,35 Kva.Narciso Ferreira Escreveu:Boas
o quadro está em trifásico ou em monofásico, e qual a potência contratada.
Poça meu.... MAS QUE PINTA... nem tenho palavras para agradecer este gesto... Tudo ai desenhado á maneira...Narciso Ferreira Escreveu:Boas
Se fosse eu a fazer era assim que fazia!
Os dijuntores DPN podem ser substituídos por 1P, mas como nas cozinhas temos muitos aparelhos fixos ou embutidos, sem acesso muito fácil às respectivas fichas, torna-se muito mais fácil identificar uma possível avaria.
Pois parece-me apertado para passar fios mais grossos... Mas sim é verdade do contador da rua até aqui ao quadro são cerca de uns 8mts assim a olhometro... lol lol na verdade queria era alterar este quadro uma vez que se encontra obsoleto na conjuntura dos dias de hoje, apenas dá para colocar mais 4 disjuntores se forem daqueles fininhos de apenas um polo, isto é uma casa um pouco antiga (uns 30 anos) mas foi o que a vida se encarregou de me adjudicar, e só tenha a agradecer, já é muito bom... Assim sendo queria trocar a caixa do Quadro até queria colocar esta que acho que tem um bom preço... Estava a pensar no de 42 módulos.Narciso Ferreira Escreveu:O tubo parece ser 25mm para passar fios de 10mm não é suficiente.
O fio de 16 mm era só nas passagens dentro dos quadros, para a alimentação dos quadros devia ter pelo menos 10 mm.
Pelo que consegui perceber isso não vai ficar tudo no mesmo quadro? se assim for tem que colocar um disjuntor no quadro geral na saída para o da cozinha.
Para uma potência contratada 10.35kva monofásico == 10350va/230v=45A o cabo de entrada de 10mm dá +/- para 17mts "pode consultar ficha técnica nº29 da certiel" se só tem 6mm este não deve ter mais de 10mts de comprimento desde o contador na rua até ao dcp no quadro geral.
se forem dois quadros faça assim.
DCautosport Escreveu:Pois parece-me apertado para passar fios mais grossos... Mas sim é verdade do contador da rua até aqui ao quadro são cerca de uns 8mts assim a olhometro... lol lol na verdade queria era alterar este quadro uma vez que se encontra obsoleto na conjuntura dos dias de hoje, apenas dá para colocar mais 4 disjuntores se forem daqueles fininhos de apenas um polo, isto é uma casa um pouco antiga (uns 30 anos) mas foi o que a vida se encarregou de me adjudicar, e só tenha a agradecer, já é muito bom... Assim sendo queria trocar a caixa do Quadro até queria colocar esta que acho que tem um bom preço... Estava a pensar no de 42 módulos.Narciso Ferreira Escreveu:O tubo parece ser 25mm para passar fios de 10mm não é suficiente.
O fio de 16 mm era só nas passagens dentro dos quadros, para a alimentação dos quadros devia ter pelo menos 10 mm.
Pelo que consegui perceber isso não vai ficar tudo no mesmo quadro? se assim for tem que colocar um disjuntor no quadro geral na saída para o da cozinha.
Para uma potência contratada 10.35kva monofásico == 10350va/230v=45A o cabo de entrada de 10mm dá +/- para 17mts "pode consultar ficha técnica nº29 da certiel" se só tem 6mm este não deve ter mais de 10mts de comprimento desde o contador na rua até ao dcp no quadro geral.
se forem dois quadros faça assim.
Já agora que dizem? --> http://www.chlengenharia.pt/compra/hage ... los-576246
Na cozinha não tenho assim muito espaço para a colocação do quadro, uma vez que a cozinha é pequena, e o único sitio que teria espaço seria por trás do frigorifico, mas isso contrariaria todas as logicas da colocação do mesmo (a fácil acessibilidade)... como tal queria manter tudo divido no quadro principal (e único) sei que assim terei de gastar mais fio abrir mais roços etc etc, mas se ficar bom tinha preferência por ser assim... ou montar um outro quadro na cozinha ficaria sempre melhor?
Abraço e obrigado uma vez mais...
A cozinha não irá levar porta... o único sitio seria atrás do frigorifico, mas isso como é claro não tem a mínima logica... é verdade pouparia imenso, principalmente em roços que dão um trabalho imenso....ENERGY Escreveu:Boas
Que tal instalar o Q.E parcial da cozinha, por detrás da porta da cozinha, poupa bastante em termos de roços, tubagens e cablagens.
Eu só não colocaria todas as proteções a 30mA, pois alguns equipamentos podem começar logo de imediato a originar disparos dos IDs.
Pode colocar IDs de 300maEntão que proteção utilizaria? e já agora porque que os equipamentos originariam logo disparos de id's?
Eu quero fazer a coisa bem feita, nem que tenha que demorar mais 1 Mês ou 2 até ter todo o material necessário, mas quero a coisa bem feita e muito segura...Narciso Ferreira Escreveu:Boas
Uma das soluções é colocar um só quadro, esse hager GL42 é um bom quadro e muito fácil de trabalhar nele, se for para o numero de circuitos que menciona é mais que suficiente, "digo isto porque numa vivenda onde haja iluminação exterior, jardim, etc.. mais 1 ou 2 quadros parciais o espaço torna-se pouco e já nem falo em trifásico", aconselhava a colocar disjuntores 1P+N "existe em 18mm" mas não é obrigatório em Portugal, porque em Espanha, França, Suiça, etc... é obrigatório o corte de neutro em todos os circuitos.
Quanto ao que o colega Energy comenta sobre os Diferenciais pode realmente acontecer, principalmente na parte da instalação existente, eu pessoalmente e isto é só a minha opinião, prefiro dividir a instalação por um maior numero de ID que prescindir da protecção 30ma.
Pode colocar IDs de 300maEntão que proteção utilizaria? e já agora porque que os equipamentos originariam logo disparos de id's?