DIFERENÇAS ENTRE FONTES

Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: DIFERENÇAS ENTRE FONTES

Mensagem por Mário »

Boas "nonuke"

Estás enganado!

Espero que o assunto fique encerrado.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Re: DIFERENÇAS ENTRE FONTES

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Sr Nelmindo, mesmo falhando uma das fases em que a fonte está "pendurada", esta pode continuar a trabalhar... Tudo depende do que estiver ligado no momento do "corte" da fase.

Na minha perspectiva, a questão de escolher fonte bifásica ou monofásica tem a ver com tamanho da fonte e potência disponível: fonte 400V/24V 200VA's é mais pequena que uma 230V/24V 200VA's...

Cps
A. Castro

nelmindo Escreveu:E por exemplo, tenho uma máquina trifásica sem neutro, escolho uma fonte 400V.
Há quem alegue que mesmo em máquinas trifásicas com neutro se escolha a versão a 400V, porque assim conseguimos aumentar a probabilidade da máquina não funcionar por falta de fase. Estando a fonte pendurada em duas, se uma delas falhar, a fonte não funciona. É claro que continua a funcionar se a fase que falha, é aquela em que a fonte não está ligada, mas é melhor do que se estiver pendurada numa só fase, na versão 230V, sendo que existem duas fases não "vigiadas", em vez a outra versão...

Pessoalmente prefiro a versão a 400V, em prol da versão a 230V. Se o neutro falhar, a máquina deixa de funcionar de vez, porque a fonte geralmente avaria... (estrela desequilibrada, sendo que a tensão mais alta aparece na "fase" menos carregada, mas isto são discussões na gama do TAROT...)
Por outro lado, não obrigo o cliente a ter neutro "desnecessariamente", apenas porque lá meti uma fonte a 230V, quando o resto dos equipamentos são trifásicos e equilibrados...
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”