escolha de diferencial...

Quadrista
Curioso
Curioso
Registado: 05 mar 2015, 12:04
Been thanked: 7 times

Re: escolha de diferencial...

Mensagem por Quadrista »

Boas

Com uma potencia de 6.9KVa, tens 30A regulados no limitador da EDP. Logo com não há interruptores diferenciais de 30A tem que se meter o de 40 Amperes.

Cpts
JPSF
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 13 jan 2015, 14:45

Mensagem por JPSF »

Boas, como o limitador hoje em dia habitualmente é um disjuntor não difererencial, há sempre necessidade no regime TT de colocar o diferencial de modo a garantir a protecção de pessoas e bens. É necessário que seja de 40, pois imaginemos que o disjuntor da companhia estava nos 30A, o ID era de 25A e havia um consumo de 29A na instalação. Iria acontecer que o ID de 25A iria estar exposto a uma corrente para a qual não estava preparado e o disjuntor que o protege não iria actuar. Daí a necessidade de colocar os 40A. Quanto a sensibilidades há que analisar bem a instalação e o fim a que se destina. O geral tanto pode ser de 30mA, como de 10A ou mais, depende mesmo da instalação. Para habitação o mais usual é o electricista colocar 300mA na entrada e 30mA nos circuitos dos wcs. Eu pessoalmente e genericamente (não posso explicar todos os casos) gosto de colocar 300mA na entrada, 30mA para iluminação e 30mA para tomadas e alimentações de modo a se existir um defeito nas alimentações continuar com iluminação. Se for na iluminação liga o candeeiro de pé.

Resumindo e voltando à questão principal, os equipamentos interruptores, sejam IDs, seja um interruptor de iluminação ou outro, têm de ser sempre de calibre igual ou superior à sua protecção térmica, normalmente disjuntor ou fusivel. Daí um interruptor de parede ser normalmente de 10A porque tem um disjuntor de 10A a protege-lo.

Cumprimentos.
Cumprimentos.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

JPSF Escreveu:Boas, como o limitador hoje em dia habitualmente é um disjuntor não difererencial, há sempre necessidade no regime TT de colocar o diferencial de modo a garantir a protecção de pessoas e bens. É necessário que seja de 40, pois imaginemos que o disjuntor da companhia estava nos 30A, o ID era de 25A e havia um consumo de 29A na instalação. Iria acontecer que o ID de 25A iria estar exposto a uma corrente para a qual não estava preparado e o disjuntor que o protege não iria actuar. Daí a necessidade de colocar os 40A. Quanto a sensibilidades há que analisar bem a instalação e o fim a que se destina. O geral tanto pode ser de 30mA, como de 10A ou mais, depende mesmo da instalação. Para habitação o mais usual é o electricista colocar 300mA na entrada e 30mA nos circuitos dos wcs. Eu pessoalmente e genericamente (não posso explicar todos os casos) gosto de colocar 300mA na entrada, 30mA para iluminação e 30mA para tomadas e alimentações de modo a se existir um defeito nas alimentações continuar com iluminação. Se for na iluminação liga o candeeiro de pé. Não é uma questão de gostos. O dimensionamento do diferencial deve ser feito de acordo com a resistência de eléctrodo de terra do local. Além disso, colocar 300mA como geral e 30mA parciais, pode garantir selectividade amperimétrica, mas não cumpre selectividade cronométrica, mas isto sou eu a supor que mete gerais de 300mA instantâneos...

Resumindo e voltando à questão principal, os equipamentos interruptores, sejam IDs, seja um interruptor de iluminação ou outro, têm de ser sempre de calibre igual ou superior à sua protecção térmica, normalmente disjuntor ou fusivel. Daí um interruptor de parede ser normalmente de 10A porque tem um disjuntor de 10A a protege-lo.

Cumprimentos.
JPSF
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 13 jan 2015, 14:45

Mensagem por JPSF »

nelmindo Escreveu:
JPSF Escreveu:Boas, como o limitador hoje em dia habitualmente é um disjuntor não difererencial, há sempre necessidade no regime TT de colocar o diferencial de modo a garantir a protecção de pessoas e bens. É necessário que seja de 40, pois imaginemos que o disjuntor da companhia estava nos 30A, o ID era de 25A e havia um consumo de 29A na instalação. Iria acontecer que o ID de 25A iria estar exposto a uma corrente para a qual não estava preparado e o disjuntor que o protege não iria actuar. Daí a necessidade de colocar os 40A. Quanto a sensibilidades há que analisar bem a instalação e o fim a que se destina. O geral tanto pode ser de 30mA, como de 10A ou mais, depende mesmo da instalação. Para habitação o mais usual é o electricista colocar 300mA na entrada e 30mA nos circuitos dos wcs. Eu pessoalmente e genericamente (não posso explicar todos os casos) gosto de colocar 300mA na entrada, 30mA para iluminação e 30mA para tomadas e alimentações de modo a se existir um defeito nas alimentações continuar com iluminação. Se for na iluminação liga o candeeiro de pé. Não é uma questão de gostos. O dimensionamento do diferencial deve ser feito de acordo com a resistência de eléctrodo de terra do local. Além disso, colocar 300mA como geral e 30mA parciais, pode garantir selectividade amperimétrica, mas não cumpre selectividade cronométrica, mas isto sou eu a supor que mete gerais de 300mA instantâneos...

Cumprimentos.
Boas amigo,

Obviamente que tem razão, daí ter referido que era pessoalmente e genericamente e que não iria explicar todos os casos.

Cumprimentos.
Cumprimentos.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”