maceira.87 Escreveu:Boa noite "já me" jamais, o meu francês e fraco. Em relação ao passar de motor para gerador...se desligados a alimentação mas o motor continua a rodar, a partir desse momento há cargas nas bobines e elas têm de sair por algum lado para se extinguir.(daí por exemplo ele retirar os fusíveis e surgir um pequeno arco) Se por exemplo tivermos Um volante de inércia muito grande e que o rotor continue a rodar ele gera eenergia. Corrijam me por favor. eu quero é aprender.
Boas,
quanto ao "já mé" se escrevesse em português tambem acertaria em francês (escrevem-se da mesma maneira).
Quanto à reversibilidade dos motores em geradores, isso é possivel tanto em motores de corrente continua como alternada.
Para que um motor funcione como gerador é preciso que haja variação de fluxo magnetico nas bobinas onde se vai gerar a FEM. Tal pode ser conseguido por imanes permanentes como pela magnetização dos polos do rotor atraves da passagem de uma corrente. Nenhuma destas situações se passa aqui...
Essa faisca que refere quando desliga o motor é explicada pela interrupção abrupta da corrente numa bobina (independentemente de pertencer ou não a um motor) que tenta manter a corrente que tinha elevando a tensão o que ioniza o ar entre os contactos e permite a passagem da corrente através dele (como já tinha sido referido pelo
parreirajoao ). Este fenomeno tem por base a
Lei de Lenz e de
Lei de Faraday-Neumann.
Repare que aqui não é essa a situação pois o autor do tópico diz que se retira o fusivel com o motor parado, portanto sem qualquer corrente circulando e portanto neste caso não haveria faisca.
Em resumo apenas haverá faisca quando houver passagem de corrente no momento da interrupção, só tensão não basta!
Um abraço