Arco Elétrico em BT

maceira.87
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 29 out 2011, 18:08
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Re: Arco Elétrico em BT

Mensagem por maceira.87 »

Mário Escreveu:Boas
maceira.87 Escreveu:Bom dia,
Sei que ha para ali uns condensadores metidos no meio, para desfasar..penso eu..
http://www.youtube.com/watch?v=731ppW4eFaE
Segue ai um link..
Mas pelo que vi gera...E não foi por ver o video que fiquei o esta ideia.
Mesmo quando andava estudar na parte dos VEV, foi incutido para termos sempre em atenção pois esse retorno de energia podia danificar os VEV. Dai fazer rampas de paragem.
MAIS UMA VEZ PEÇO QUE CORRIJAM.
Cumprimentos
Mas que grande confusão.
Não se falou em velocidade variável. Sempre que haja tensão, quando se desliga (abre-se o contacto) há arco (faisca pequena ou grande, dependendo do comprimento dos condutores), mesmo que não haja consumo.

Cump.
Mário
Amigo Mario,
confuso agora estou eu...desculpe esta a referir-se a minha explicaçao ou ao video....ou a tudo :oops: Quando falei no VEV foi so para demonstrar que pode danificar..so isso mais nada. Mas ja agora concorda com o que disse?
Quanto mais sei....mais burro sou!!
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

maceira.87 Escreveu:Boa noite "já me" jamais, o meu francês e fraco. Em relação ao passar de motor para gerador...se desligados a alimentação mas o motor continua a rodar, a partir desse momento há cargas nas bobines e elas têm de sair por algum lado para se extinguir.(daí por exemplo ele retirar os fusíveis e surgir um pequeno arco) Se por exemplo tivermos Um volante de inércia muito grande e que o rotor continue a rodar ele gera eenergia. Corrijam me por favor. eu quero é aprender.

onde foi buscar essa ideia......quais cargas??? um ferro a rodar dentro de outro ferro cria cargas?????

ou refere-se no momento em desliga um motor, e este mantem durante uma fração de segundo uma carga indutiva remanescente??

penso que estamos a falar de um motor assíncrono de rotor em curto-circuito.....
Jaime Reis
maceira.87
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 29 out 2011, 18:08
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por maceira.87 »

jaimereis Escreveu:
maceira.87 Escreveu:Boa noite "já me" jamais, o meu francês e fraco. Em relação ao passar de motor para gerador...se desligados a alimentação mas o motor continua a rodar, a partir desse momento há cargas nas bobines e elas têm de sair por algum lado para se extinguir.(daí por exemplo ele retirar os fusíveis e surgir um pequeno arco) Se por exemplo tivermos Um volante de inércia muito grande e que o rotor continue a rodar ele gera eenergia. Corrijam me por favor. eu quero é aprender.

onde foi buscar essa ideia......quais cargas??? um ferro a rodar dentro de outro ferro cria cargas?????

ou refere-se no momento em desliga um motor, e este mantem durante uma fração de segundo uma carga indutiva remanescente??

penso que estamos a falar de um motor assíncrono de rotor em curto-circuito.....
Sim acho que deverá ser esse tipo de motor, a duração do tempo de extinção não tenho conhecimento sobre quanto tempo será, mas a ideia que tenho é que enquanto o rotor gira, gera se um campo magnético sobre as bobines do estator, e a geração de energia a saída (terminais do motor). Qual a tensão gerada não faço a mínima, a ideia fui buscar como tenho aí acima referido.
Amigo Jaime peço se a ideia que tenho esta errada(pelo que estou a ver deve estar,pois já me caíram uma data de pessoas em cima). Que me dê uma breve explicação ou de um sitio onde possa satisfazer a curiosidade.
Cumprimentos
Quanto mais sei....mais burro sou!!
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Been thanked: 24 times

Mensagem por justme »

Boas,

quanto ao "já mé" se escrevesse em português tambem acertaria em francês (escrevem-se da mesma maneira).

Quanto à reversibilidade dos motores em geradores, isso é possivel tanto em motores de corrente continua como alternada.

Para que um motor funcione como gerador é preciso que haja variação de fluxo magnetico nas bobinas onde se vai gerar a FEM. Tal pode ser conseguido por imanes permanentes como pela magnetização dos polos do rotor atraves da passagem de uma corrente. Nenhuma destas situações se passa aqui...

Essa faisca que refere quando desliga o motor é explicada pela interrupção abrupta da corrente numa bobina (independentemente de pertencer ou não a um motor) que tenta manter a corrente que tinha elevando a tensão o que ioniza o ar entre os contactos e permite a passagem da corrente através dele (como já tinha sido referido pelo parreirajoao ). Este fenomeno tem por base a Lei de Lenz e de Lei de Faraday-Neumann.

Repare que aqui não é essa a situação pois o autor do tópico diz que se retira o fusivel com o motor parado, portanto sem qualquer corrente circulando e portanto neste caso não haveria faisca.

Em resumo apenas haverá faisca quando houver passagem de corrente no momento da interrupção, só tensão não basta!

Um abraço
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

justme Escreveu:
Boas,

quanto ao "já mé" se escrevesse em português tambem acertaria em francês (escrevem-se da mesma maneira).

Quanto à reversibilidade dos motores em geradores, isso é possivel tanto em motores de corrente continua como alternada.

Para que um motor funcione como gerador é preciso que haja variação de fluxo magnetico nas bobinas onde se vai gerar a FEM. Tal pode ser conseguido por imanes permanentes como pela magnetização dos polos do rotor atraves da passagem de uma corrente. Nenhuma destas situações se passa aqui...

Essa faisca que refere quando desliga o motor é explicada pela interrupção abrupta da corrente numa bobina (independentemente de pertencer ou não a um motor) que tenta manter a corrente que tinha elevando a tensão o que ioniza o ar entre os contactos e permite a passagem da corrente através dele (como já tinha sido referido pelo parreirajoao ). Este fenomeno tem por base a Lei de Lenz e de Lei de Faraday-Neumann.

Repare que aqui não é essa a situação pois o autor do tópico diz que se retira o fusivel com o motor parado, portanto sem qualquer corrente circulando e portanto neste caso não haveria faisca.

Em resumo apenas haverá faisca quando houver passagem de corrente no momento da interrupção, só tensão não basta!

Um abraço

Boas,

para ficar completo,embora não havendo corrente(motor desligado) a circular, só ficou a faltar referir a influência do comprimento dos cabos de ligação, que no momento do corte funcionam como condensadores, provocando o mesmo "fenómeno", aliás já referido pelo Mário.

Ohmico
Última edição por ohmico em 06 mar 2015, 13:00, editado 2 vezes no total.
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Been thanked: 24 times

Mensagem por justme »

Boas,

mas se considera o efeito capacitivo dos cabos (deverá tambem considerar o indutivo) cujos efeitos serão tanto mais visiveis quanto maior o comprimento, terá que considerar igualmente que circula corrente pois tratam-se de reatancias num circuito alternado.

Portanto isto é concordante com o que disse, o que o Mário não afirmou foi a existencia desta corrente devido ás reatancias referidas.

Um abraço
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”