Envio dos termos de responsabilidade para a ANACOM
Re: Envio dos termos de responsabilidade para a ANACOM
o que n entendeste?
no novo ited, e no novo regulamento anacom, que irá sair em breve.
ITED 2, está para ser lançado.
Será contemplado processos civis sobre os projectistas, em caso de erros/falhas/problemas/queixas.
neste momento se um cliente fizer queixa de ti nada te acontece
Será contemplado processos civis sobre os projectistas, em caso de erros/falhas/problemas/queixas.
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Registado: 08 out 2007, 19:16
- Been thanked: 1 time
- Contacto:
Não tinha ouvido falar disso ainda.
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Blog Pessoal
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, quem te disso isso?? que eu saiba já ouve varios técnicos "entalados" e que tiveram de tirar o curso ITED, nos meus cursos haviam 2 ou 3 nessa situação, tinham sido mandados pela ANACOM por erros/falhas/problemas/queixas!!!luisinho Escreveu:o que n entendeste?
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Eu já fiz alguns projectos ITED e nunca enviei o termo de responsabilidade para a ANACOM, mas legalmente temos que enviar os termos de responsabilidade.
Mas no proximo ITED irei passar a enviar, gostaria de perguntar se alguem sabe se podemos enviar o termo por email ou tem que ser por correio.
Mas no proximo ITED irei passar a enviar, gostaria de perguntar se alguem sabe se podemos enviar o termo por email ou tem que ser por correio.
Bruno Tavares
Realiza proj. Eléctricos, ITED e Solares Térmicos
Disponivel para assinar alvará
Realiza proj. Eléctricos, ITED e Solares Térmicos
Disponivel para assinar alvará
nas FAQ da anacom diz que pode ser por email:vento Escreveu:Eu já fiz alguns projectos ITED e nunca enviei o termo de responsabilidade para a ANACOM, mas legalmente temos que enviar os termos de responsabilidade.
http://www.anacom.pt/template34.jsp?cat ... tId=484079
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Bem, decididamente lá vou começar a enviar emails com o Termo de REsponsabilidade..
Já agora, ainda não dei uma vista de olhos no fórum, mas ao que sei a partir de 1 de Março 2008 entrou em vigor a lei que obriga a que todos os projectos sejam certificados.
Alguém pode confirmar? é que só certifico consoante a C.municipal da zona, isto é, se a CM pede projecto certificado ou não...
Já agora, ainda não dei uma vista de olhos no fórum, mas ao que sei a partir de 1 de Março 2008 entrou em vigor a lei que obriga a que todos os projectos sejam certificados.
Alguém pode confirmar? é que só certifico consoante a C.municipal da zona, isto é, se a CM pede projecto certificado ou não...
Learning is the goal!!
- Borgas
- Curioso
- Registado: 17 jan 2008, 12:21
As Câmaras pedem mas ninguém é obrigado a fazer certificação dos projectos, porque simplesmente não existe certificação de projectos, isso não está previsto no manual ITEDgemini Escreveu:Bem, decididamente lá vou começar a enviar emails com o Termo de REsponsabilidade..
Isso está nas FAQ no site da anacom:
L12. Os projectos técnicos de ITED devem ser objecto de aprovação? ___
___
O regime aplicável às ITED não prevê a figura da aprovação ou da validação de projectos (nem por operadores públicos, nem por qualquer outro tipo de entidade).
O Decreto-Lei n.º 59/2000, de 19 de Abril não reconhece competência legal a técnicos projectistas, a instaladores ou a entidades certificadoras para a aprovação ou validação de projectos.
Os projectos ITED são da responsabilidade do projectista, que deve emitir um termo de responsabilidade, dispensando a aprovação prévia de projectos, nomeadamente pelas Câmaras Municipais, nos termos do artigo 8º do Decreto-Lei n.º 59/2000, de 19 de Abril.
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
Borgas Escreveu:
As Câmaras pedem mas ninguém é obrigado a fazer certificação dos projectos, porque simplesmente não existe certificação de projectos, isso não está previsto no manual ITED
Então isto quer dizer que muita gente pode reaver dinheiro?!? Se assim é porque raio existem entidades que certificam os ITED?!?
Learning is the goal!!
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Registado: 08 out 2007, 19:16
- Contacto:
Para poderem ganhar dinheiro. Um projectista e tem de saber o manual e o decreto lei. Não existe certificação de projectos, mas algumas empresas o fazem apenas para poderem xular mais pessoal. Eu não concordo que certas empresas façam isso e acho que a ANACOM devia de interferir, pois um projectista assina um termo de responsabilidade, quem são esses senhores/as que certificam que vão fazer ao projecto?? Não podem fazer nada. A ANACOM devia de pedir explicações a esses senhores para nos dizerem que autoridade têm para passar por cima de um trabalho de outro colega que se responsabilizou por ele.
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Blog Pessoal
- rebelocruz
- Quadro de Honra
- Registado: 31 dez 2007, 17:22
Boas
A figura de empresa certificado de projectos ited não existe, existem sim empresas que podem dar um parecer sobre o projecto mas este não é vinculativo por parte do projectista.
Quanto às câmaras ate podem pedir o boletim de vacinas do avo do projectista desde que exista alguma base legal nisso (o que não é o caso).
O que as câmaras podem fazer é dar outra prioridade aos projectos que vem com o pseudo certificado e colocar no fundo do monte os que não o trazem.
Mas bem vindos ao pais real.
A figura de empresa certificado de projectos ited não existe, existem sim empresas que podem dar um parecer sobre o projecto mas este não é vinculativo por parte do projectista.
Quanto às câmaras ate podem pedir o boletim de vacinas do avo do projectista desde que exista alguma base legal nisso (o que não é o caso).
O que as câmaras podem fazer é dar outra prioridade aos projectos que vem com o pseudo certificado e colocar no fundo do monte os que não o trazem.
Mas bem vindos ao pais real.
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
boas pessoal eu tenho enviado sempre os termos de responsabilidade.. qd começei a projectar tive o cuidado de ligar para a anacom e perguntar isso dos termos e disseram me q tinha tres dias para enviar o termo para a anacom após a entrega na camera. mas como logicamente eles n devem ter acesso a qd isso foi entregue deve contar a data q se encontra o termo. pode se enviar por fax tb. o numero é o seguinte:
ANACOM FAX:226198001
abraço
ANACOM FAX:226198001
abraço
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
Boas,
Já ando há uma data de tempo para regularizar essa situação, já que nunca enviei nenhum...
Estive agora a contar por alto e já devo ter uns 50 para enviar... Vai ser lindo.
Espero é que não me enviem uma carta por causa do atraso por cada termo, senão coitado do carteiro
Já ando há uma data de tempo para regularizar essa situação, já que nunca enviei nenhum...
Estive agora a contar por alto e já devo ter uns 50 para enviar... Vai ser lindo.
Espero é que não me enviem uma carta por causa do atraso por cada termo, senão coitado do carteiro