alc Escreveu:Ninguém me pode dar mais uma ajudinha??
Que ajuda pretendes?
Cump.
Mário
Gostava de saber qual a bomba mais indicada para o furo e casa em questão:
1- Elanol 34D, 2cv, aos 115m tira 2400L/h;
2- Elanol 35C, 1,5cv, aos 113m tira 1500L/h.
Terreno: 425m2
Area ajardinada: +/- 100m2
Consumo de água da cas: normal
Furo: 120m
Quantidade de água do furo: cerca de 1000l/h
Mais tarde quando a casa estiver terminada instalar um reservatório/balão de 200L
alc Escreveu:Ninguém me pode dar mais uma ajudinha??
Que ajuda pretendes?
Cump.
Mário
Gostava de saber qual a bomba mais indicada para o furo e casa em questão:
1- Elanol 34D, 2cv, aos 115m tira 2400L/h;
2- Elanol 35C, 1,5cv, aos 113m tira 1500L/h.
Terreno: 425m2
Area ajardinada: +/- 100m2
Consumo de água da cas: normal
Furo: 120m
Quantidade de água do furo: cerca de 1000l/h
Mais tarde quando a casa estiver terminada instalar um reservatório/balão de 200L
Como já mencionei no principio, para mim seria mais pequena. Dado que não tens agua para regar durante uma hora seguida com as bombas que mencionas.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Mandei um e-mail à Alanol a pedir informações acerca da bomba aconselhada por eles para o meu caso, e a que eles me aconselharam foi a FM34D 2cv 1.5KW, que ao ficar nos 110m irá tirar 35L/min.
Talvez vá mesmo optar pela de 2cv ao invés da de 1,5cv.
Boas
[quote=
Pensa o seguinte;
O furo dá 800 a 900 L/h, e a bomba se tira 2700 L/h, quer dizer que a bomba trabalha no máximo 15 a 20 minutos de cada vez.
Se a bomba só tiver capacidade para tirar 800L/h, que é a capacidade existente no furo, em principio não tens a bomba a fazer arranques consecutivos por boia de nivel.
Se o problema é o consumo, posso dizer que em trabalho gastas o mesmo, dado que só vais tirar os 800 L/h, porque o furo não dá mais.
Para rega, tens que dizer como o vais fazer antes de dimensionar a bomba.
Quem instalar a bomba tem que assumir que é a indicada, para o serviço solicitado (caudal, pressão).[/quote]
Se entendeste o que escrevi, pergunta ao fornecedor sobre estas questões.
Não te esqueças de dizer que vais regar, e como é a rega.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Atenção aos Débitos necessários para a rega do jardim, quer seja sob pressão (aspressores, etc) quer seja por gravidade (rego ou sulco, alagamento, etc) necessitam de caudais generosos que começam por cerca de 3000 l/h e a uma pressão de 3 bar nos aspressores e indiferente na rega por gravidade.
Calcule muito bem as necessidades do jardim, pois para casa qualquer coisa serve... (em relação a um sistema de rega).
O dinheiro que poderá poupar na bomba pode vir a gastá-lo em electrovalvulas e programadores... ou no SEU TEMPO de rega.
Olá, peço desculpa , mas tomei a liberdade de vos contactar depois de consultar diversos comentários no forum sobre bombas, etc. etc.
E achei que vocês realmente entendem do assunto e por tal necessitava de lhe remeter umas duvidas de carácter técnico, sem querer encomodar.
Antes de mais passo a esclarecer o tipo de instalaçao que pssuo;
Tenho uma bomba de furo que está ligado diretamente a um deposito de 750 litros, o deposito possui boias de min e max alem das sondas do furo.
Desse deposito vai à bomba+balao que bombeia a agua para a habitaçao.
Esta bomba de balao é bastante podente e possui um caudal e pressao que nao necessito, mas toda esta instalaçao ja existe e pela informaçao que possuo , estava a funcionar corretamente.
Ora levando em consideraçao que está tudo OK, gostaria de saber como devo montar e qual a sequencia dos equipamentos a partir do balao...
Ora a partir do balao até ao tubo que vem de casa, está ainda por ligar , pois o antigo propriatário substituiu salvo erro a valvula retençao e acabou por ja nao montar esse troço.
Mas em resumo, nesse troço entre o balao até À casa tenho estes equipamentos para montar, passo a descrever quais os componentes que tenho fora do circuito e que tenho de montar entre o balao e a casa ou nao (?), se vir que nao se justifica montar um ou outro componente, tambem agradeço que me infome.
- 1 valvula de corte (macho esferico) de manipulo vermelho
- 1 valvula de retençao ou valvula anti-retorno
- 1 valvula de cunha ( nao sei qual a funçao desta valvula ) !?
- 1 regulador ou redutor de pressao ou caudal (nao sei bem o que está valvula faz )!?
- 1 filtro com cartucho de rede nylon
- 1 manómetro
Para ficar da melhor maneira , devo montar estes equipamentos ?
Qual a sequência, no sentido do balao para casa ?
Todos estes equipamentos incluindo a bomba e balao estao numa casinha fora de casa, desta casinha ate à habitaçao existe um tubo ja existente de 1"
que entra na casinha, agora falta montar desde desse ponto até ao balao, balao que possui um Tê em baixo que liga ao balao, outra saída vai à bomba e a outra saída será para montar o troço com todos os componentes até ao tubo que vém de casa.
Em resumo, desejava contar com a sua experiência e me informe qual a sequencia da montagem ( por exemplo; 1º valvula registo - 2º retençao - 3º...etc????
Todos estes componentes sao de 1" e dao para ligar em varias posiçoes , por isso a minha duvida da sequencia ???
Depois se nao se importar e nao fôr encómodo, posso enviar-lhe um esboço de toda a instalaçao para saber a sua opiniao técnica e parecer, ok.
Muito obrigado e bem haja
toze