nelmindo Escreveu:Nelson Pinho Escreveu:nelmindo Escreveu:Nelson Pinho Escreveu:nelmindo Escreveu:O ligador amovível costuma ficar entre o eléctrodo e o terminal principal.
Tenho receio que esta pergunta causa algum mal estar, mas já agora sabe qual é a função do ligador amovível?
é para fazer a medição dos valores de terra. mas o terminal principal de terra pode fazer isso não

Como? Está mecânicamente dotado para ser desligado, periodicamente? Eu acredito que no ligador amovível, o principio seja o mesmo, um simples parafuso. Mas em caso de desgaste, é mais fácil trocar o ligador amovível, do que o terminal principal...
Além disso para medir a resistência, não é preciso abrir o quadro, porque o terminal principal está dentro de um quadro e não identificado (quem são os cabos que entram e os cabos que saem, e qual devemos desligar.
mas o terminal principal de terra está dentro do quadro eléctrico

ou está num quadro próprio dele

O ligador amovível e o terminal principal de terra são coisas diferentes, mas a legislação permite que as duas sejam fundidas:
Terminal principal de terra (TPT)
Terminal ou barra previstos para ligação do condutor de terra ao barramento de terra do quadro de entrada (QE) e a condutores de proteção de outras especialidades (ex: gás, telecomunicações, etc).
Permite a medição da resistência do elétrodo de terra.
Alguns aspetos técnicos a considerar
1. Em instalações mais complexas (ex.: em edifícios coletivos em que as frações não comunicam com zonas comuns, nem existe instalação coletiva) poderão haver mais do que um TPT, todos ligados ao mesmo elétrodo de terra.
in CERTIEL
É neste último ponto que obriga que os dois sejam em separados. A terra é única, como é que vamos descobrir em qual dos ligadores vamos "desligar" para medir...
Por isso, é normal encontrar TPT em vez de ligador amovível, apenas tem que garantir que tem a barra desmontável, usando ferramentas.
Quando os dois são em separado, existe uma caixa para cada um. Posso ter induzido em erro dizendo que o TPT estava em quadro, o problema é a falta de identificação do mesmo...