Preços de Projectos

Responder
Judeu12

Re: Preços de Projectos

Mensagem por Judeu12 »

Olá

faz falta fazer a validação da validação acho eu

Um abraço
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 08 out 2007, 19:16
Been thanked: 1 time
Contacto:

Mensagem por Cipriano »

lightsouls Escreveu:
Varejo Escreveu:Boas, os projectos são da responsabilidade do projectista e não existe aprovação, validação ou mesmo visar!!!

http://www.anacom.pt/template34.jsp?cat ... tId=484069

boas..
no meu entender o problema aqui,é dos termos utilizados .. aprovação, validação ou visar não existe, é verdade.
no entanto várias entidades que até são formadoras e certificadoras em simultâneo, juntam o útil ao agradavel e dão-lhe outro nome.. "parecer técnico" ou o que seja. Este ''parecer técnico'' que pode ser simplesmente a identificação de erros nos projectos não podem passar a responsabilidade para terceiros, ou seja, se há termo de responsabilidade para o projectista, há que assumir... se eu adquiro a carta de condução para conduzir, tenho de assumir a minha conduta na estrada, para o bem ou para o mal independemente dos conselhos que me dão..

cpts
Não existe erros num projecto ited, existe sim é projectos mal feitos. Julgo que a responsabilidade deve ser sempre (e é sempre) do projectista, pois afinal quem é que fez o projecto? Se tiver duvidas do seu projecto, porque é que anda a fazer projectos? O Termo de Responsabilidade serve para alguma coisa, e não apenas para enfeitar a memória descritiva.
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém

Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por amoreira »

Obrigado a todos pela correcção ao que escrevi anteriormente, mas penso que
correu bem afinal ficamos todos mais esclarecidos.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
lightsouls
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 10 fev 2008, 23:17

Mensagem por lightsouls »

Cipriano Escreveu:
lightsouls Escreveu:
Varejo Escreveu:Boas, os projectos são da responsabilidade do projectista e não existe aprovação, validação ou mesmo visar!!!

http://www.anacom.pt/template34.jsp?cat ... tId=484069

boas..
no meu entender o problema aqui,é dos termos utilizados .. aprovação, validação ou visar não existe, é verdade.
no entanto várias entidades que até são formadoras e certificadoras em simultâneo, juntam o útil ao agradavel e dão-lhe outro nome.. "parecer técnico" ou o que seja. Este ''parecer técnico'' que pode ser simplesmente a identificação de erros nos projectos não podem passar a responsabilidade para terceiros, ou seja, se há termo de responsabilidade para o projectista, há que assumir... se eu adquiro a carta de condução para conduzir, tenho de assumir a minha conduta na estrada, para o bem ou para o mal independemente dos conselhos que me dão..

cpts
Não existe erros num projecto ited, existe sim é projectos mal feitos. Julgo que a responsabilidade deve ser sempre (e é sempre) do projectista, pois afinal quem é que fez o projecto? Se tiver duvidas do seu projecto, porque é que anda a fazer projectos? O Termo de Responsabilidade serve para alguma coisa, e não apenas para enfeitar a memória descritiva.
boas

o amigo não deve ter percebido o que eu disse, passo a citar .. "se há termo de responsabilidade para o projectista, há que assumir" .. eu como projectista assumo o que faço e não preciso de pareceres. há é projectistas que se puderem ter esse facilitismo e puderem recorrer a 3ª entidade para não ficarem com essa responsabilidade fazem-no .. isso não é profissionalismo! Quantos aos projectos mal feitos devem-se essencialmente a "erros" de projecto..

cpts
yoda
Curioso
Curioso
Registado: 02 out 2007, 18:19

Mensagem por yoda »

Acho que este topico saiu do seu objectivo, por isso vou deitar lenha para o lume. Na minha zona, há pessoas a fazer projectos de ITED para habitação a 50€...
Dá para acreditar?

Assim, não dá para trabalhar. A ordem e a ANET deviam ter mao nisto.

Abraço
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Contacto:

Mensagem por Cipriano »

50€ por uma moradia unifamiliar? De certeza que não são eles que tiram cópias. Isso nem dá para as cópias..... Enfim....
Blog Pessoal

Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Borgas
Curioso
Curioso
Registado: 17 jan 2008, 12:21

Mensagem por Borgas »

Sim confirmo isso dos 50€ por um projecto ited, não é na minha zona, mas na zona de outros colegas.

Com 50€ como disse e bem o Cipriano, nem para as cópias dá, é trabalhar para aquecer e nalguns casos para perder tempo e dinheiro!!!

Quando à ordem ou a anet, nada podem fazer em relação a isso, a única coisa que podem fazer é apelar à ética e sensibilizar os seus associados.

Mas também ited "toda" a gente pode fazer e nem precisam estar inscritos na ordem ou na anet, basta estarem inscritos na anacom.

Em relação à história da suposta certificação de projectos, nisto é que a anacom devia por a mão, porque é estar a enganar o mercado, quando não há certificação nenhuma, a única coisa que há é um parecer não vinculativo que não serve para NADA. Os srs das câmaras devem ter é comissão dos supostos certificadores...
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Contacto:

Mensagem por Cipriano »

Quando alguma câmara vos pedir isso, façam uma carta e adicionem ao projecto a dizer que de acordo com o decreto-Lei bla bla bla bla bla bla, não é preciso apresentar o projecto certificado.
Blog Pessoal

Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Olá

Já que nada faz falta, projecto, uma simples cópia chega "em branco" , depois há que acompanhar a obra e fazer o "projecto final na altura própria " e cobrar para aí 125 Euros

Um abraço
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Contacto:

Mensagem por Cipriano »

Não concordo, os instaladores não devem de instalar nada sem projectos, senão para que servem os projectistas?
Blog Pessoal

Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Olá

Os projectista a maioria não serve para nada, só os práticos é que sabem fazer as duas coisas

Um abraço
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Contacto:

Mensagem por Cipriano »

Duzia12 Escreveu:Olá

Os projectista a maioria não serve para nada, só os práticos é que sabem fazer as duas coisas

Um abraço
Não sei porque diz isso. Um projectista é diferente de um desenhador que sabe mexer em CAD. Um projectista tem de ter formação na área em que vai trabalhar, portanto sabe tanto quanto um instalador, ou até mais pois tem de estar sempre a par dos DL e portarias todas, enquanto muitos instaladores que conheço, nem nunca leram um DL.
Blog Pessoal

Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Olá

Tens razão

Um abraço
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, também existem projectistas/instaladores!! :wink:
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Contacto:

Mensagem por Cipriano »

Que é o meu caso, mas neste momento apenas estou como projectista e também como desenhador. Não tenho tempo para andar a fazer instalações. Talvez daqui a uns 2 meses quando acabar o curso de Energias Renováveis vá fazer algumas instalações.
Blog Pessoal

Responder

Voltar para “ITED / ITUR”