Entendido! Vou entao colocar um neutro apenas para a cabine e liga-lo posteriormente ao dif.ENERGY Escreveu:Boas
O neutro que vai para a tomada da cabine pode estar ligado no barramento de neutros, desde que esse barramento de neutros esteja a ser alimentado pelo ID que alimenta o disjuntor e que por sua vez vai para a tomada da cabine.
toohinc Escreveu:jorgemiguel4 Escreveu:O neutro dessa tomada tem que ser ligado ao mesmo diferencial da fase, segundo entendi não é esse o caso.
Sim, o neutro está no barramento e é comum entre cabine/fogão/tom. cozinha. Directo entre dis. diferencial / tom. duche apenas tenho 1 fase.
devo então por um neutro apenas para esta tomada e liga-lo obviamente ao dif. directo ?
Obrigado!
Obrigado Energy!

O eletricista que fez a remodelação em vez de colocar circuitos directos para a cozinha em tubos diferentes, mandou tudo no mesmo tubo para depois distribuir (mal) num caixa de derivação.Mário Escreveu:BoasA Azul Não entendo a explicação. És electricista?toohinc Escreveu:Boas.
O eletricista que fez o trabalho mandou 3 fases, neutro e terra directos para a cozinha, sendo que uma fase pára no WC para a tomada da cabine. Da primeira vez que estive lá abri o circuito todo, tudo desligado, e tinha retorno no neutro, isto com o diferencial ligado. Como pode isto ser possível?
O que me faz confusão é que se eu desligar tudo do dif. e ligar directo com um ligador, tudo funciona bem.
Tenho que resolver isto e não estou a ver como. Não terei que passar um neutro só para a tomada da cabine? Agradeço a ajuda.
Obrigado.
Ricardo
Cump.
Mário
Sim, sou eletricista.
Obrigado.