Aumento de potência - EDP não quer fazer

Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Aumento de potência - EDP não quer fazer

Mensagem por Duzia12 »

mnptbrag Escreveu:

È assim, o cabo VV é um cabo "grosso" de seção redonda de baínha dura e reforçada. Já o cabo VVD é um cabo espalmado, plano de seção retangular. Está inscrito no cabo.

Eu penso não ser VVD mas VV , mas chame ao local um técnico para confirmar.
Correcto, então é VV porque o cabo é redondo.

Eu aconselhava inscrever-se no edponline e fazer o registo de cliente e depois fazer o pedido de 6,9 KVA monofásico de 30 A e aí é que via alguém tem de ceder.

Em relação à coluna eu penso que antigamente se fazia os cálculos a 6,9 KVA em trifásico 3 x 10 A, não era muito usual o monofásico 1x30A, logo a coluna fica desequilibrada. Mas isso é um problema da operadora já que o regulamento previa o mínimo 6,9 KVA e não 3,45 KVA e seção mínima 4 mm^2. Se a obra é antes do decreto lei 740/74 de 26 de Dezembro já a EDP poderá ter razão.

by dúzia12
mnptbrag
Curioso
Curioso
Registado: 04 mar 2008, 23:16

Mensagem por mnptbrag »

Eu aconselhava inscrever-se no edponline e fazer o registo de cliente e depois fazer o pedido de 6,9 KVA monofásico de 30 A e aí é que via alguém tem de ceder.
Isso já fiz eu, tenho lá os dois contratos dos apartamentos que têm contador. O piso de baixo permite alterar até 6,9 agora o de cima não permite alterar, diz logo que a potência que requisito excede a potência certificada que é de 3,45.

Já tentei pelo telefone, edp online, formulario na página da EDP em todos é sempre recusado o aumento. Só na loja é que acederam em enviar um técnico para verificar o ramal, mas pelos vistos a palavra do técnico não serve de nada.

O que eu penso é que eles estão-se a fazer ao piso para cobrarem as mudanças no ramal e as consequentes visitas dos técnicos. Coisa que não vai acontecer, nem que tenha de fazer uma puxada de outro apartamento.
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

É assim no decreto lei 740/74 de 26 de Dezembro , artigo 435º Ponto 1 alínea a), estabelece que a habitação particular ou para uso profissional, com habitação anexa até seis divisões principais o mínimo era 6,6 KVA. 220 V logo 1x30 ou 3x10.

O cabo que referes é da entrada o do ramal a EDP é que sabe.

A tensão aumentou para 230 V e a potência aumentou para 6,9 KVA--1x30 A ou 3x10 A.

O artigo 4.º diz que as instalações a estabelecer em locais residencionais de "habitações familiares" em zonas rurais poderão ser dimensionadas para 50% do ponto 1. o que não é o caso para 3,45 KVA.

Tenho dito

Agradeço ao Eng.º Lira da Costa o maior do ISEP
e Gil da Costa, professor Jubilado do ISEP

by duzia12
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Boas
Pois é nada a fazer, instalações antigas ou recentes, têm de obedecer as RTIEBT, pois o 740 já passou à história.
Como tal não vale a pena estar a bater no "ceguinho" a EDP tem de fazer cumprir a regulamentação, e os clientes só cumprem se querem aumentos de potência.
Até porque se nessa fração a PMA é de 3.45Kvas, para passar a 6.9Kvas, vai ter reforço de ramal, alteração da Coluna Montante, ou nova Coluna Montante, Certificação da instalação por parte da Certiel, e só depois é que vai poder usufruir do aumento de potência.
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

ENERGY Escreveu:Boas
Pois é nada a fazer, instalações antigas ou recentes, têm de obedecer as RTIEBT, pois o 740 já passou à história.
Como tal não vale a pena estar a bater no "ceguinho" a EDP tem de fazer cumprir a regulamentação, e os clientes só cumprem se querem aumentos de potência.
Até porque se nessa fração a PMA é de 3.45Kvas, para passar a 6.9Kvas, vai ter reforço de ramal, alteração da Coluna Montante, ou nova Coluna Montante, Certificação da instalação por parte da Certiel, e só depois é que vai poder usufruir do aumento de potência.

Se assim é eles lá sabem, são políticas.

Já agora gostava de saber o feedback.
mnptbrag
Curioso
Curioso

Mensagem por mnptbrag »

Fui á loja da EDP por volta das 12h30, onde me disseram que realmente os técnicos que tinham vindo ao local confirmaram que a instalação permitia 6,9 KVA mas que não compreendiam porque é que o sistema informático ainda não permitia a alteração. A Sra da loja tentou ligar para uma colega na EDP distribuição a pedir esclarecimentos mas aquela hora estavam a almoçar :roll: . Ficaram de me contactar, até agora nada.
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

mnptbrag Escreveu:

Fui á loja da EDP por volta das 12h30, onde me disseram que realmente os técnicos que tinham vindo ao local confirmaram que a instalação permitia 6,9 KVA mas que não compreendiam porque é que o sistema informático ainda não permitia a alteração. A Sra da loja tentou ligar para uma colega na EDP distribuição a pedir esclarecimentos mas aquela hora estavam a almoçar :roll: . Ficaram de me contactar, até agora nada.

Eu dei o meu parecer técnico, agora cabe tomar as medidas convenientes:

Se calhar há aí um mal entendimento. Vai ver que eles vão dialogar.
Há muitos licenciados aqui no fórum que se pronunciem, até agora não vi nenhum

Assunto encerrado, queria saber o feedback da história, do filme da teoria...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se no sistema informático da EDP consta que a potência atribuida aquele local de consumo é 3.45Kvas, a EDP nada pode fazer para alterar essa potência, ou melhor até pode viabilizar para 6.9Kvas, mas o cliente depois só pode contratar essa potência, com o respetivo certificado da Certiel :D

mnptbrag Escreveu:

Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Eu há um ano aumentei a minha potência de 3,45 KVA para 5,75 KVA e não foi preciso Certiel. Para 6,9 KVA também não faz falta e o cabo era VV 5x4 mm^2, pois por lei antes e depois das RTIEBT o mínimo a licenciar é 6,9 KVA.

O tópico está esgotado, não vale a pena insistir mais a EDP é que sabe.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Como o "Duzia12" diz, e muito bem, a EDP é que sabe :D
Nós aqui apenas damos a nossa opinião técnica, baseada no que nos é relatado, e de acordo com as RTIEBT.

Duzia12 Escreveu:Eu há um ano aumentei a minha potência de 3,45 KVA para 5,75 KVA e não foi preciso Certiel. Para 6,9 KVA também não faz falta e o cabo era VV 5x4 mm^2, pois por lei antes e depois das RTIEBT o mínimo a licenciar é 6,9 KVA.

O tópico está esgotado, não vale a pena insistir mais a EDP é que sabe.
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Espero que deixes aqui o feedback, do assunto!!
mnptbrag
Curioso
Curioso

Mensagem por mnptbrag »

Duzia12 Escreveu:Espero que deixes aqui o feedback, do assunto!!
Será deixado. :)
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

:)
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Mensagem por gemini »

Duzia12 Escreveu:Eu há um ano aumentei a minha potência de 3,45 KVA para 5,75 KVA e não foi preciso Certiel. Para 6,9 KVA também não faz falta e o cabo era VV 5x4 mm^2, pois por lei antes e depois das RTIEBT o mínimo a licenciar é 6,9 KVA.
.
Tens razão, o mínimo "por defeito" das PMA é 6.9kVA nas instalações antigas,por isso é que não tiveste que chamar a CERTIEL!

Foi simplesmente porque a EDP no sistema tem lá que a tua instalaçaõ suporta até 6,9 (PMA =6,9), independentemente de os cabos que lá estão servirem ou não...

Logo, "deixa-te" ou autoriza-te fazer o aumento de potência sem necessidade de novo certificado da CERTIEL.

Tal como diz, e bem, o ENERGY:
ENERGY Escreveu:Boas
Se no sistema informático da EDP consta que a potência atribuida aquele local de consumo é 3.45Kvas, a EDP nada pode fazer para alterar essa potência, ou melhor até pode viabilizar para 6.9Kvas, mas o cliente depois só pode contratar essa potência, com o respetivo certificado da Certiel :D
Bom tópico.
Learning is the goal!!
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

A minha instalação no início já foi licenciada para 10,35 KVA pela EDP em 3x15 A
Responder

Voltar para “Dúvidas”