Mudar quadro eletrico trifásico para monofasico.

ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Mudar quadro eletrico trifásico para monofasico.

Mensagem por ENERGY »

Boas
Andas nas obras, e com certeza já deparaste com situações de instalações com contagem trifásica, e de repente falta uma ou duas fases, no entanto o contador continua a contar e o (DCP) a atuar.

quero aprender Escreveu:2-0 ... e o puto continua aprender ...
não sabia que o ID trifásico da companhia só com uma fase trabalhava sem stress ...

conhecimento 2 quero aprender 0
Cpts.
Energy
LOTAN
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 nov 2010, 23:45
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por LOTAN »

quero aprender Escreveu:
sim , eu estou a falar do ID da companhia estamos a falar do mesmo , certo ?
Não se refira aos DCPs da EDP como ID, pois isso significa interruptor diferencial e pode induzir a alguns erros de interpretação.

Mesmo os que são diferenciais, vulgo"os antigos", são disjuntores.

Quando li
quero aprender Escreveu:Estamos sempre aprender ... e o ID ?
, antes dos posts seguintes, sinceramente não pensei sequer no DCP.
Pensei que se estivesse a referir ao(s) ID(s) do quadro e às eventuais alterações do mesmo.
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Mensagem por quero aprender »

esta entendido :D :D :D :D :D
já fiz o update de ID para DCPs da EDP

podem dar a obra como concluida
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Boas
Já querias ir receber, não era :D mas o gajo que assina o cheque está fora.
quero aprender Escreveu:esta entendido :D :D :D :D :D
já fiz o update de ID para DCPs da EDP

podem dar a obra como concluida
Cpts.
Energy
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55

Mensagem por DEUS AMIGO »

Afinal o autor do tópico ainda não disse a potência contratada existente? faz-se assim faz-se assado e ? não diz ou não quer dizer? quantos contadores e limitadores estão por ai com potências trifásicas a potências baixas? vamos ver quanto tempo o autor do tópico informa a potência que tem lá instalado!
rsbernardo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 06 nov 2013, 17:25

Mensagem por rsbernardo »

DEUS AMIGO Escreveu:Afinal o autor do tópico ainda não disse a potência contratada existente? faz-se assim faz-se assado e ? não diz ou não quer dizer? quantos contadores e limitadores estão por ai com potências trifásicas a potências baixas? vamos ver quanto tempo o autor do tópico informa a potência que tem lá instalado!

Tenha calma Deus :) o Autor do tópico ainda nao teve oportunidade de falar com o amigo dele.

Entretanto obrigado a todos pelas sugestoes e dicas em relacao ao contador.
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 8 vezes

Mensagem por CAOR »

É Pá tava com tanto empenho em ajudar que fiquei desiludido com a sua observação irrrrrrrrrra! pronto fico a aguardar!
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por migjac »

Tenho ideia de haver um esquema no forum a explicar alteração de quadro trifásico pata monófásico com a introdução dos chantes nas fases. Alguem consegue recuperar?
CManl
Curioso
Curioso
Registado: 22 nov 2013, 15:53

Mensagem por CManl »

Viva..

De certeza que é necessário trocar o interruptor de corte geral do QAC para monofásico?

É que o RTIEBT diz o seguinte:

801.1.1.6 Corte geral de uma instalação eléctrica
0 quadro de entrada deve ser dotado de um dispositivo de corte geral, que corte
simultaneamente todos os condutores activos.

Então? Mas, o interruptor tetrapolar não vai continuar a cortar a única fase (o único condutor) que a EDP vai disponibilizar em monofásico?

Lamento, mas ainda não percebi este tema.

Obrigado pelos esclarecimentos..
CManl
zeef_
Curioso
Curioso
Registado: 04 out 2017, 14:02
Enviou: 11 vezes

Mensagem por zeef_ »

Boas,

Comprei uma casa com cerca de 50 anos. :lol:
Já habito nela a cerca de 5 anos,
Mas verifico que a factura é sempre muito elevada mesmo tendo muitas coisas desligadas durante o dia.
Ao comparar com amigos vejo que meu aluguer é de cerca de 18.90 eur por ser trifasico, mais a luz que gasto fica em cerca de quase 80 eur..

Poderei pedir a edp a mudança para monofasico sem pagar nada? ou é necessario mudar a instalaçao eletrica?
Em casa é tudo 3 fios(monofasica) :)..

A edp só altera o contador ou terá que colocar e retirar novos cabos nas tubagens para o contador?
Já tenho daqueles contadores novos bihorario e trifasico.

Cumps
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes

Mensagem por nfh »

Reavivo este tópico para colocar a seguinte questão: estou a construir uma moradia. Todos os equipamentos elétricos da casa são monofásicos, mas a intenção do eletricista é deixar a instalação de modo a permitir solicitar eletricidade trifásica (ou seja, com as fases equilibradas).

Contudo, a minha intenção é, numa primeira fase, solicitar eletricidade monofásica e só se não for possível assegurar uma utilização confortável dos equipamentos é que passarei a trifásica. Por isso pergunto:

1) o que é que o eletricista deve fazer ao certo no quadro dentro da moradia para suportar a ligação a rede monofásica?
2) é possível o eletricista deixar os pentes com as fases equilibradas, mesmo que para já a entrada de eletricidade seja monofásica (para não ser preciso intervir novamente a esse nível no futuro, se for preciso passar a trifásica)? Li aqui que se pode chuntar as fases no quadro... bastará isso?
3) o que é que tenho de solicitar à EDP no momento da ligação ao ramal (uma vez que a ligação ao exterior vai ter já um cabo trifásico)?
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas
nfh Escreveu: 10 out 2017, 10:13 Reavivo este tópico para colocar a seguinte questão: estou a construir uma moradia. Todos os equipamentos elétricos da casa são monofásicos, mas a intenção do eletricista é deixar a instalação de modo a permitir solicitar eletricidade trifásica (ou seja, com as fases equilibradas).

Contudo, a minha intenção é, numa primeira fase, solicitar eletricidade monofásica e só se não for possível assegurar uma utilização confortável dos equipamentos é que passarei a trifásica. Por isso pergunto:

1) o que é que o eletricista deve fazer ao certo no quadro dentro da moradia para suportar a ligação a rede monofásica?
Fazer a instalação monofásica.

2) é possível o eletricista deixar os pentes com as fases equilibradas, mesmo que para já a entrada de eletricidade seja monofásica (para não ser preciso intervir novamente a esse nível no futuro, se for preciso passar a trifásica)? Li aqui que se pode chuntar as fases no quadro... bastará isso?
Sim, o electricista faz a instalação a ficar com cargas equilibradas, e Tem que fazer a instalação trifásica.

3) o que é que tenho de solicitar à EDP no momento da ligação ao ramal (uma vez que a ligação ao exterior vai ter já um cabo trifásico)?
Não sei o que chamas "ligação ao exterior". Mas o electricista sabe o que deves de pedir. Se queres trifásico ou queres monofásico.
A Azul

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”