Tubos MC-F

angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Been thanked: 10 times

Re: Tubos MC-F

Mensagem por angel_of_diablo »

fredericogilvieira Escreveu:Antes de mais saudações a todos. Não sei se este tópico é o correcto para a questão que vou colocar.

Relativamente a moradias em que as paredes e os tectos são do tipo gaiola o Manual ITED diz-nos que temos de utilizar Tubos anelado MA-F ou MA-M.

Sendo o pavimento desta mesma moradia em Laje de Betão vamos utilizar os tubos VD-F/ERM/Isogris/-F/MC-M. No entanto vamos ter de passar tubagem entre o pavimento e a tomada sensivelmente a 0.2 m de altura e entre o pavimento e o ATI a 1,5 m de altura. Dado que estas distancias são curtas em relação ao restante comprimento da tubagem, penso poderíamos passar tubagem directamente às tomadas e ao ATI do tipo da tubagem do Pavimento, não utilizado a tubagem do tipo anelado nos troços finais.

Outro solução era não passar tubagem no pavimento e passar só nas parede e tectos do tipo gaiola e ai o ITED obriga a instalação de tubo anelado. Mas no entanto consultando as principais marcas do mercado português, encontramos tubo anelado com diâmetro mínimo de 20 uma resistência à compressão de 750N. Até aqui pacifico diria eu. Mas no entanto o manual ITED diz-nos que os tubos tem de cumprir um diâmetro interno mínimo, aqui nasce o problema a meu entender. Quais os fabricantes que temos no mercado que respeitem este requisito nos tubos de secção compatível com os orifícios de entrada dos tubos nas caixas de aparelhagem

Gostaria de saber a vossa opinião do assunto que apresento, para podermos partilhar experiências e todos melhora-mos na nossa actividade diária

Deixo aqui uma pequena tabela com estes cálculos para terem a noção das marcas que pesquisei :
Tudos MA Dint min.bmp
Olá "fredericogilvieira".

Não és obrigado a usar tubo anelado dentro das paredes falsas. Podes usar tubo VD ou ERM.
Vê as FAQ's de ITED no site da ANACOM.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”