Ligação de cabos em paralelo a tribloco

angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Been thanked: 10 times

Re: Ligação de cabos em paralelo a tribloco

Mensagem por angel_of_diablo »

Freddy Escreveu:Sim, pensei o mesmo. :)

Esqueci-me de dizer que para o caso não podemos considerar essa solução.
É para considerar a instalação de um gerador com saída em BT para alimentar os tais 500 kVA.

Para o efeito será apenas o gerador a alimentar a carga e a esta distância.
Olá "Freddy".

Pelos meus cálculos, considerando cabo LXAV enterrado, para essa potência e distância tenho uma qdt de 8,36% (dentro do limite dos 10%) não consigo ter menos de 3 cabos de 185 mm2. Protecção com disjuntor 800A regulado, e coeficiente de agrupamento de cabos enterrados com 7 cm de distância entre eles = 0,75 e regulamento RSRDEE.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Freddy
Curioso
Curioso
Registado: 14 set 2009, 18:39

Mensagem por Freddy »

Olá,

Sou sincero, ainda não fui capaz de fazer o meu excel para testar as soluções.
Ainda tenho de fazer o cálculo das Icc. :)

Também sou sincero ao dizer que não esperava resolver isto com apenas 3 cabos. :P

Ainda assim, pela sua solução e pela tabela de preços da Cabelte, isto é coisa para ficar por pouco mais de 20.000€ só em cabo...
Esta solução deixa-me apenas uma dúvida, fez o cálculo para uma qdt de 10%.
O valor máximo para a queda de tensão não deveria ser 6%?

angel_of_diablo Escreveu: Olá "Freddy".

Pelos meus cálculos, considerando cabo LXAV enterrado, para essa potência e distância tenho uma qdt de 8,36% (dentro do limite dos 10%) não consigo ter menos de 3 cabos de 185 mm2. Protecção com disjuntor 800A regulado, e coeficiente de agrupamento de cabos enterrados com 7 cm de distância entre eles = 0,75 e regulamento RSRDEE.
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Been thanked: 10 times

Mensagem por angel_of_diablo »

Freddy Escreveu:Olá,

Sou sincero, ainda não fui capaz de fazer o meu excel para testar as soluções.
Ainda tenho de fazer o cálculo das Icc. :)

Também sou sincero ao dizer que não esperava resolver isto com apenas 3 cabos. :P

Ainda assim, pela sua solução e pela tabela de preços da Cabelte, isto é coisa para ficar por pouco mais de 20.000€ só em cabo...
Esta solução deixa-me apenas uma dúvida, fez o cálculo para uma qdt de 10%.
O valor máximo para a queda de tensão não deveria ser 6%?

angel_of_diablo Escreveu: Olá "Freddy".

Olá "Freddy".

Eu considerei 10%, porque o gerador é uma fonte de produção de energia, logo exclui a regra dos 8% que se aplica aos PT's. Como o Quadro que liga a esse gerador não tem portinhola, não tem quadro de colunas, ou semelhantes, eu baseie-me na regra da secção 803.2.4.4.1 das RTIEBT.
Confesso que não tenho a certeza.

No meu comentário anterior mensionei que os meus cálculos foram pelo RSRDEE, no entanto penso que terá de ser pelas RTIEBT uma vez que os geradores estão definidos nas mesmas.
Confesso que nunca tive nem vi colocar um gerador tão longe da carga. É memo necessário?
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”