Simultaneidade
- projclvm
- Velha Guarda
- Registado: 12 jun 2011, 16:39
- Agradecimento recebido: 12 vezes
Re: Simultaneidade
Em minha opinião e em caso de dúvida (e não havendo legislação especifica para este caso) aplicaria o CS de 1.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Boas
O coeficiente de simultaneidade, é para aplicar no calculo de alimentação ao quadro de distribuição, daí a diferença na secção do cabo também não deve ser muito significativa, a não ser que a distância seja muito grande, depois se nos quadros dos contentores não for instalado limitador de potência, em certos momentos, no final do dia, e em especial no Inverno os consumos podem disparar para lá dos 4,5Kvas.
A alimentação a partir do quadro de distribuição para o quadro de cada contentor deverá ser no minimo a cabo 2x6+T, tendo sempre em atenção as qdt.
O coeficiente de simultaneidade, é para aplicar no calculo de alimentação ao quadro de distribuição, daí a diferença na secção do cabo também não deve ser muito significativa, a não ser que a distância seja muito grande, depois se nos quadros dos contentores não for instalado limitador de potência, em certos momentos, no final do dia, e em especial no Inverno os consumos podem disparar para lá dos 4,5Kvas.
A alimentação a partir do quadro de distribuição para o quadro de cada contentor deverá ser no minimo a cabo 2x6+T, tendo sempre em atenção as qdt.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Enviou: 16 vezes
- Agradecimento recebido: 39 vezes
Boa noite.
A "utilidade" do coeficiente de simultaneidade é facilmente percebida quando se aplica no caso de uma urbanização, por exemplo.
Porque os moradores não vão utilizar toda a potência contratada, no mesmo instante, em cada moradia. Mas este é um exemplo bem conhecido.
Neste caso em concreto, convém saber bem, onde e porquê vão ser utilizados 4,5 kVA.
Porque como o colega disse, vão ser utilizados para habitação temporária. Eu não conheço bem esses contentores, mas para onde vão 4,5 kVA???
É que aquilo deve ter 2 ou 3 luminárias, mais 2 ou 3 tomadas (se tanto), e ar condicionado.
Não sei qual é o consumo do ar condicionado, mas será assim tanto?
A "utilidade" do coeficiente de simultaneidade é facilmente percebida quando se aplica no caso de uma urbanização, por exemplo.
Porque os moradores não vão utilizar toda a potência contratada, no mesmo instante, em cada moradia. Mas este é um exemplo bem conhecido.
Neste caso em concreto, convém saber bem, onde e porquê vão ser utilizados 4,5 kVA.
Porque como o colega disse, vão ser utilizados para habitação temporária. Eu não conheço bem esses contentores, mas para onde vão 4,5 kVA???
É que aquilo deve ter 2 ou 3 luminárias, mais 2 ou 3 tomadas (se tanto), e ar condicionado.
Não sei qual é o consumo do ar condicionado, mas será assim tanto?
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Enviou: 18 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
Eu não concordo com coeficientes de simultaneidade a não ser em casos bem definidos de edifícios coletivos destinados a habitação como referiu o colega "rainbow" ou de condomínios fechados como referiu o "bruno_duarte". Por isso é que referi que é necessário espírito crítico no caso de se aplicar um coeficiente de simultaneidade.
Do meu ponto de vista o ideial é fazer-se uma análise do caso mais desfavorável sendo isto válido para todos os tipos de edifícios à exceção dos edifícios coletivos de habitação e condomínios fechados. Por vezes não é fácil fazer-se uma análise deste género principalmente em edifícios em que não se conhece bem a sua utilização nem como funcionam mas neste caso específico penso que consegue-se fazer uma coisa deste género porque estar a considerar a potência máxima em todos os contentores é exagerado.
Do meu ponto de vista o ideial é fazer-se uma análise do caso mais desfavorável sendo isto válido para todos os tipos de edifícios à exceção dos edifícios coletivos de habitação e condomínios fechados. Por vezes não é fácil fazer-se uma análise deste género principalmente em edifícios em que não se conhece bem a sua utilização nem como funcionam mas neste caso específico penso que consegue-se fazer uma coisa deste género porque estar a considerar a potência máxima em todos os contentores é exagerado.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas
Cump.
Mário
Se é para habitação do tipo obras, em que a ocupação é simultânea (entram todos à mesma hora e saem todos à mesma hora) o coeficiente deverá de ser perto do 1. Para mim seria esta a solução.pet Escreveu:destinam se para habitação temporária
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Enviou: 4 vezes
- Agradecimento recebido: 89 vezes
Mário Escreveu:BoasSe é para habitação do tipo obras, em que a ocupação é simultânea (entram todos à mesma hora e saem todos à mesma hora) o coeficiente deverá de ser perto do 1. Para mim seria esta a solução.pet Escreveu:destinam se para habitação temporária
Cump.
Mário
A mim parece-me uma instalação tipo eslaleiro usaria o coeficiente de 1 que no máximo estamos a falar de 45 kVA.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica